Conheça mais um membro dessa equipe que trabalha para facilitar o acesso a dados no Brasil!
Hoje vamos apresentar o João Carabetta, um dos co-fundadores da Base dos Dados. Preparamos algumas perguntas para você conhecê-lo melhor. Confira no fio! 🧶
O João chegou para colocar em prática a ideia de criar nosso data lake público. Além de construir a infraestrutura básica na qual rodam os nossos clientes, ele coordena hoje o time de infra e parcerias da BD. Veja as perguntas no fio
Qual a sua trajetória?
Era um jovem físico, mas um belo dia percebi que me divertia mais fazendo gráficos de orçamento do que de elétrons. Desde então, já trabalhei na FGV, no Congresso Nacional, no BID e agora estou na Secretaria de Transportes da cidade maravilhosa.
O que te motiva hoje?
Além de um belo dia de sol, gosto de pensar que estou fazendo um pouco pra diminuir o sofrimento desse mundo. O cálculo que eu faço é: quais projetos atingirão positivamente mais pessoas por linha de código?
Qual a sua base preferida?
Gosto bastante do dataset do Diário Oficial. O DO é o coração do governo federal e ainda é pouco explorado. Além disso, ele é um exemplo do que o BD pode fazer, trazer dados essenciais, atualizados diariamente, gigantes e facilmente exploráveis.
Fale sobre um projeto legal que você fez com dados públicos
Bom, fiz a versão em Python do Geobr (procuram-se contribuidores). Também fiz um sistema de detecção de licitações fraudulentas para o Paraguai que entrou em produção e derrubou o número de fraudes em 60% em 1 ano.
Onde você enxerga a Base dos Dados em 5 anos?
Acho que vai rolar algo como o Netflix, que chegou e geral parou de usar torrent. Galera vai falar: pô, lembra da época que a gente tinha que baixar 200 arquivos do ftp para baixar a RAIS?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Toda democracia depende da transparência e da acessibilidade de informações públicas, algo fundamental para garantir a possibilidade de intervenção popular na tomada de decisões.
Esse é, inclusive, um direito estabelecido pela Lei de Acesso à informação. Continua no fio 🧶
Porém, para que esse direito seja concretizado, é fundamental que existam mais políticas que possibilitem o acesso às informações do governo, como os Portais da Transparência e de Dados Abertos e o próprio Diário Oficial, onde são publicadas todas as ações governamentais.
A preocupação com dados abertos e transparência está aumentando. Neste ano, o combate a corrupção no setor público foi um dos temas eleitos pela sociedade civil para compor o 5º Plano de Ação do Brasil na Parceria para Governo Aberto e virou compromisso dos próximos dois anos.