"Saí 9h da manhã do hospital depois de um plantão de 24h, abro os Stories [do Instagram] e vejo gente, amigos, em festinha. O que eu devo fazer? Vontade de chorar, bater, xingar. São 3.000 pessoas morrendo, a gente se matando e eles em um show. Nos abandonaram por festa"
"Eles [governos] fazem o cálculo errado. A lotação não é 90%, é 280%. Porque aumentaram os leitos, mas não aumentou todo o resto. Então, uma equipe de cinco ou sete que cuidava de dez leitos, agora cuida de 20, 30. Como mantém a qualidade?"
“Em uma UTI, o [contato] visual é muito importante. Você tem de estar de olho naquele paciente. Cuidado intensivo é isso. Quando se aumenta os leitos, mas não todo o resto, profissionais em especial, essa atenção diminui, obviamente, e os riscos dos pacientes crescem.”
“‘Todo dia tem um que fala em guerra, táticas de guerra. Está uma situação assim mesmo. Isso acaba sendo ruim para todo mundo porque, em situações assim, ninguém faz nada da maneira adequada’, lamenta um auxiliar de enfermagem do complexo.”
“Você pergunta se estava em isolamento. Não. Se costumava usar máscara. 'Para quê?' Agora, kit covid, azitromicina, ivermectina, dipirona tem um monte [de gente pedindo]. Ou seja, não tomam cuidado algum e ainda pedem cloroquina. Hoje, enfermarias e UTIs estão cheias disso”
“Parte dos depoimentos desta reportagem foram colhidos na última quinta-feira (25), quando o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o complexo e foi recebido por protestos de alunos da faculdade [@FMUSPoficial]”
“O pedido por tratamento com hidroxicloroquina, amplamente propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segue sendo frequente entre os pacientes da enfermaria, mesmo que a droga já tenha sido descartada cientificamente e apresente riscos aos doentes.”
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Para entender o contexto: Soldado da PM é 'neutralizado' com dez tiros após 'surtar' e disparar fuzil no Farol da Barra, em Salvador google.com.br/amp/s/oglobo.g…
🚨 MUITO IMPORTANTE: Vale ler o fio do @IrlanSimoes sb o episódio envolvendo um soldado da PM baiana em (provável) surto – que está sendo vinculado à negativa de cumprimento de ordem sb isolamento social – e os ânimos acirrados entre PM-BA (c/ apoio do Planalto) e @costa_rui 👇
“Entre os autores do manifesto, que circula entre congressistas, há ao menos dez embaixadores, cargo do topo da carreira do Itamaraty. Eles, porém, não podem se identificar, porque se assim fizessem estariam violando a Lei do Serviço Exterior.”
“Um dos idealizadores da carta afirma que, devido à disciplina dos diplomatas e a um senso forte de hierarquia dentro MRE, até agora não havia ocorrido um movimento organizado de resistência, apesar do crescente descontentamento com Ernesto ‘desde os 1°s absurdos da sua gestão’”
Deu no New York Times: O colapso hospitalar decorrente do agravamento da pandemia no Brasil é o destaque principal no site do @nytimes. “A ruína é um fracasso total para um país que, nas últimas décadas, foi modelo de política de saúde para outros países em desenvolvimento”
“Os pacientes começaram a chegar aos hospitais de Porto Alegre bem mais doentes e mais jovens do que antes. As funerárias estavam experimentando um aumento constante na demanda, enquanto médicos e enfermeiras exaustos imploravam em fevereiro por lockdown para salvar vidas”
“Mas @SebastiaoMelo, prefeito de Porto Alegre, argumentou que havia um imperativo maior. ‘Contribua com a sua vida para que a gente salve a economia’, apelou Melo aos seus eleitores no final de fevereiro.”
Grave: Em audiência no Senado com o chanceler Ernesto Araújo, o assessor internacional de Bolsonaro, Filipe Martins, achou razoável fazer gesto associado a supremacistas brancos ao redor do globo 🤨
Para quem acha viagem a associação, não falta material falando sobre: Por que o sinal de 'OK' nos EUA entrou em lista de símbolos de ódio bbc.com/portuguese/ger…
Já disponível o Diário Oficial da União de terça-feira, 23 de março de 2021. Nada da exoneração de Eduardo Pazuello e nomeação de Marcelo Queiroga para o cargo de Ministro da Saúde
Brasil, 23 de março de 2021: Oito dias após ser indicado por Bolsonaro como novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga ainda não foi nomeado. A agenda de hoje do ainda ministro Eduardo Pazuello? Vazia👇🤨
Atenção: Bolsonaro dá posse a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde. Posse ocorreu em cerimônia reservada, no Palácio do Planalto, por @delitasg1.globo.com/politica/notic…