Seguindo o exemplo da @bianquismos já que não teve autista nos TT, vou fazer um fio sobre conscientização e aproveitar a réxi #VerificaAutistasNoTT
Essa é a imagem de un cérebro autista e um cérebro não autista recebendo o mesmo estímulo. Esse caos colorido e desorganizado é o motivo da gente sentir o mundo de forma intensa e diferente.
A fala não é o único meio de comunicação do autista. Podemos nis expressar via texto, PECS, aplicativos de comunicação alternativa, libras e imagens. A gente sempre dá um jeito de se comunicar e expressar
Os autistas grau 2 e 3 não são alheios ao mundo. Percebem tudo como todos. Às vezes o problema é que os não-autistas só pensam na comunicação verbal e desistem de tentar outros métodos.
A maior causa de morte dos autistas é o suicídio - maior que a população em geral - justamente por falta de acolhimento e adequação no mundo sem inclusão real dos autistas.
Cerca de 90% dos autistas não possuem diagnóstico, isso significa que 9 a cada 10 de nós não tem comprovação da sua condição, o que impede usufruir plenamente de direitos e ter terapias e remédios adequados para sua melhora na qualidade de vida
Autistas negros e periféricos são os que mais sofrem com discriminação, falta de acesso ao diagnóstico, terapias e medicamentos. São os excluídos dentro do grupo dos excluídos.
Autismo tem causa majoritariamente genética, ou seja, o autista é criado na fecundação. Não tem como curar um autista - só se ele nascer de novo e com outros pais #ironia
Os autistas tem empatia. A gente só precisa entender melhor as situações para que elas façam sentido e aí você verá o quanto somos empáticos.
Mulheres são o grupo mais subdiagnosticado e desacreditado do autismo, justamente porque a sociedade espera que ela se comporte do jeito que um autista é (quieta, submissa e sem incomodar os outros)
Pais, mães e cuidadores de autistas precisam de suporte psicológico tal qual os autistas. É relativamente comum a sobrecarga de trabalho nos cuidados, principalmente entre as mulheres. Se o cuidador fica doente acabam culpando o autista por isso, sendo que a culpa não é nossa.
Autistas podem ser o que desejar, mas sempre dentro dos seus limites. Não nos force a ser o que não desejamos para nos adequar. É cruel e injusto.
Stims (esteriotipias) são nossas válvulas de escape. Só direcione caso seja algo danoso. Nunca tente coibir, pois é o mesmo que tapar a válvula da panela de pressão. Uma hora ela explode.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Me marcaram aqui e vou dar os meus 2 dedos de prosa sobre autodiagnóstico no autismo. Segue o fio.
No Brasil cerca de 90% dos autistas não possuem diagnóstico (fonte: tinyurl.com/y55rqyzu ) ou seja, 90% dessas pessoas não recebem tratamento, podem estar com pensamentos suicidas (como eu tive), inadequação familiar e no meio profissional etc.
Como fora dito, o autodiagnóstico não é uma forma oficialmente válida para confirmar se a pessoa é autista ou não, mas sim o primeiro passo para (1) se autoconhecer e (2) procurar ajuda profissional para verificar essa hipótese