💉Vacinas privadas, a coluna, o fio: 1) @ArthurLira_ se dirigiu à nação para defender a furada de fila da vacinação por grandes empresas privadas. Ato assombroso, no dia em que o país contou quase quatro mil mortos por Covid-19. blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/v…
2) Desnecessário, uma vez que os laboratórios têm insistido em informar que só negociam com governos centrais, e somente eles. Antiético, porque o chefe da Casa do Povo não deveria legislar pelo privilégio privado.
3) Especialmente numa nação desigual como o Brasil, onde a pandemia é particularmente letal para pobres, pretos, indígenas, favelados. Estúpido do ponto de vista sanitário, porque imunização de uma parte não protege o todo.
4) Se o país hoje se humilha para acelerar a vacinação, foi por que o presidente da República e comandante-chefe do Ministério da Saúde sabotou quanto pôde a contratação de imunizantes, o uso de máscaras, as recomendações de isolamento — o combate à pandemia, portanto.
5) O diálogo com o setor privado poderia passar por aquisição e distribuição de máscaras de qualidade, apoio logístico ao plano de imunização, adesão a medidas de restrição de circulação, ajuda humanitária a famílias que não conseguirão aplacar a fome com o auxílio emergencial.
6) Emergiu da confusão político-institucional em que se transformou o Brasil o projeto de lei do apartheid sanitário, como muito bem definiu Isabela Kalil, doutora em Antropologia e professora da @FESPSP.
7) @ArthurLira_ disse que o governo já contratou mais de 500 milhões de doses de vacinas. Assim, haveria espaço para o setor privado comprar. E completou: “Numa guerra, vale tudo para salvar vidas”. Faltou dizer que se salvariam as vidas com dinheiro para pagar.
8) Uma fração dos trabalhadores brasileiros seria alcançada pelo privilégio privado. Restariam à própria sorte, desempregados (14,2 milhões) e informais (34,1 milhões).
9) O país tem 9,8 milhões de empregados sem carteira assinada, 4,9 milhões de domésticas, 23,5 milhões de autônomos. São as pessoas que mais se expõem ao coronavírus. Têm uma única via de obter imunização, o #SUS, porque não estão organizadas em lobbies.
10) Dependem da responsabilidade das autoridades que elegeram e de uma sociedade civil íntegra e ética. Mas estão diante de um governo genocida, de um Legislativo insensível, de um setor privado desumano, que fizeram do país este imenso cemitério.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🐘 O manifesto dos presidenciáveis pela democracia lembra a charada dos cinco (no caso, seis) elefantes dentro de um fusca.
Seis homens brancos (+Sérgio Moro, que recusou o convite; -Lula, que os ofuscaria) autoproclamados candidatos assinam o texto.
🐘 Depois de tudo que vivemos nos últimos anos sobre falta de representatividade, pergunto:
Onde estão as mulheres, 52% da população?
Onde estão os negros, 56% da população?
🐘O candidato que representa essa invisibilidade já existe. E ganhou a eleição em 2018.
😷O governador @claudiocastroRJ informa que o vídeo em que aparece num pagode é de fevereiro, não dá festa de aniversário no domingo. Mas em fevereiro, ao contrário do que afirma o governador, havia, sim, medidas de restrição em vigor no RJ.
1) @MPF_PRR5 remeteu à Procuradoria da República no DF notícia-crime contra Filipe Martins por prática de crime de racismo. O assessor da Presidência foi filmado com a mão direita em gesto simbolizando as letras “W” e “P”, das palavras “white power” (em português, poder branco).
2) O gesto é associado a movimentos de supremacia branca mundo afora. Martins participava da reunião para discutir a pandemia de covid-19, no último dia 24, no @SenadoFederal. Ele acompanhava o ministro Ernesto Araujo, das Relações.
3) O senador Randolfe Rodrigues (REDE) @randolfeap, líder da oposição, apontou a obscenidade do gesto e protestou ainda durante a sessão. Na próxima terça, 30, o Senado votará moção de repúdio contra Filipe Martins.
👇🏾Depois de dois meses sem avanço nas investigações, o @MP_RJ resgatou imagens dos três meninos, no dia do desaparecimento, 27/11/2020, na Rua Malopia, bairro da Piam, perto da comunidade deles. O vídeo estava com a @PCERJ, mas os investigadores não enxergaram as crianças.
👇🏾Falei na ocasião com o @DDalertaRio. Até aquele dia, 11/03, o serviço tinha recebido 54 ligações. Nenhuma mencionara Rua Malopia, bairro Piam ou Vila Medeiros. Significa que o vídeo seria decisivo para o caso, a melhor pista. Mas a @PCERJ não viu. open.spotify.com/episode/6c664q…