Biodiversidade Brasileira Profile picture
Apr 2, 2021 9 tweets 4 min read Read on X
Uma das histórias mais fascinantes já vistas em fósseis. Uma mãe carrega seu filho em uma caminhada de mais de 1 km caminhando super rápido, no meio de mamutes, preguiças-gigantes e tigres-dente-de-sabre. Ela vai com criança, mas volta sozinha... +
Essa história está registrada no Novo México, EUA. As pegadas fósseis são datadas em cerca de 11 mil anos, e mostram as pegadas de uma possível mãe (ou um homem adolescente) que alterna levando uma criança (cerca de 2 anos) no colo e hora caminhando com a criança no chão.
Como sabemos tudo isso? Pelo formato da pegada conseguimos ver onde a pressão foi maior na hora de pisar, e conseguimos ver diferenças quando há apenas a pegada da mulher com a criança no colo, e na volta, apenas a mulher, sem a criança.
Eles estavam andando em um chão molhado e escorregadio de lama e caminhando em alta velocidade. Foi estimado que eles estavam caminhando a mais de 1,7 metros por segundo. Uma velocidade confortável de caminhada é de cerca de 1,2 a 1,5 m/s em uma superfície plana e seca.
Durante o percurso da mãe e filho, temos pegadas de preguiças-gigantes! Inclusive pode ser evidenciado que provavelmente a preguiça sentiu a presença deles, pois ela levanta as patas da frente no intuito de sentir o cheiro de algo próximo (provavelmente eles dois).
As pegadas dos mamutes também atravessam a trilha da desesperadora caminhada da mãe e filho.
Por fim, a suposta mãe volta pelo mesmo caminho... Sem a criança. O que aconteceu com a criança? Foi devorada pelos lobos, pelos tigres? Não era a mãe da criança e talvez estava levando para outro lugar e conseguiu chegar? Por que estavam correndo? Sentiam medo?
Nada disso da pra afirmar, mas as pegadas ficaram registradas. E pra você qual foi o desfecho dessa história que jamais teremos as respostas?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Brasileira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BiodiversidadeB

Dec 18, 2023
A incrível relação dos povos indígenas da Amazônia com o pirarucu, segue o🧶

📷 Ricardo Oliveira Image
Um único peixe desses pode alimentar toda uma família. O pirarucu é o maior peixe com escamas de água doce do planeta, podendo beirar os 200 kg.

Tudo do peixe é aproveitado. A língua do pirarucu é utilizada por muitos povos indígenas da região amazônica como lixa. Essa 'lixa' auxilia na confecção de remos e canoas, além de outros objetos. As escamas vão para o artesanato.
Image
Image
Read 5 tweets
Dec 2, 2023
O que está acontecendo em Maceió? Já são mais de 55 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas, o que está sendo considerado o maior desastre urbano da história do planeta!

🧶

Image
Image
Image
A Braskem é uma empresa que atua desde 1970 na região da cidade de Maceió, e tem suas 35 minas de extração de sal fechadas desde 2019, depois que rachaduras na casa de moradores não paravam de crescer.
Image
Image
Assim o sal-gema era extraído na cidade, com as diversas minas que a empresa deixou de legado na região. As análises mostram problemas estruturais nas minas, inclusive com risco de desabamento a qualquer momento.

🖌️ Arte O Globo
Image
Image
Read 10 tweets
Nov 26, 2023
A onça-parda (Puma concolor) é um felino que possui uma distribuição muito ampla, ocupando toda América Sul chegando até a América do Norte. Com toda essa distribuição, ela varia de tamanho, características e até comportamento conforme onde ela está, 🧶
Image
Image
Com essa distribuição tão ampla em toda América, essa espécie vive em diferentes climas, relevos e tudo que esse continente tem. Desde a Floresta Amazônica até o frio dos Andes, dentro da mesma espécie temos diferenças significativas entre as populações. Image
Conforme se afastam da Linha do Equador, maiores e mais especialistas na caça elas ficam. Na América do Norte, as presas favoritas delas são os grandes mamíferos, veados e até alces (img 1). Já na América do Sul (Br), as presas favoritas são mamíferos de médio e pequeno porte.
Image
Image
Read 11 tweets
Oct 24, 2023
Seca na Amazônia. O que de fato está acontecendo?

Segue o fio: Image
O pulso de inundação é um fenômeno que ocorre anualmente na Amazônia! Durante os primeiros meses do ano, temos o período de águas altas, as cheias. Já durante a metade do ano até ao final, temos o período de águas baixas, a seca.

Nível máximo= cheia
Nível mínimo= seca
Image
Image
Isso ocorre devido alguns fatores como degelo na Cordilheira dos Andes nesse período, onde nasce o Rio Amazonas, além do ciclo de chuvas na região amazônica. Um evento que ocorre naturalmente durante o ano, entendido pela ciência e principalmente pelos ribeirinhos. Image
Read 9 tweets
Aug 21, 2023
Quem foi Chico Mendes? Um dos maiores ambientalistas da história do planeta e que foi assassinado por defender a Amazônia e seu povo.

Conheça sua história e legado, segue o fio:
Image
Image
Chico Mendes nasceu em 1944, em Xapuri, no estado do Acre. Seu pai era seringueiro, então desde pequeno Chico trabalhou e fez parte da comunidade de extrativistas que dependiam e viviam a floresta diariamente.

Image
Image
Image
Os conflitos de terras na Amazônia se intensificaram ainda mais durante o período de ditadura militar.

Chico entra nessa disputa contra os grandes fazendeiros latifundiários, que tentavam tomar posse das terras que estavam ocupados pelos seringueiros desde os séculos passados. Image
Read 12 tweets
Jul 2, 2023
Fio ▪️ A MEGAFAUNA DO BRASIL 🐘

O termo megafauna engloba grandes mamíferos que viveram entre 2,5 milhões até cerca de 12 mil anos atrás, inclusive conviveram com seres humanos! Vamos conhecer, entender sua biologia e por quê aqui no Brasil não estão mais presentes.
Pra falar da megafauna na América do Sul, precisamos falar primeiro do Grande Intercâmbio Americano (GABI).
O GABI foi o processo de troca faunística entre a América do Sul e América do Norte. Animais do Sul foram para o Norte e animais no Norte foram para o Sul.
Isso só foi possível pois por volta de 10 milhões de anos atrás, atividades tectônicas promoveram surgimento de terra entre as Américas, promovendo um tipo de "ponte" entre a América do Sul e a América do Norte, que estavam separadas desde o Cretáceo.

Read 20 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(