Voltei a analisar o balanço do Flamengo. Vou fazer uma série
sobre o assunto. Uma sequência de 🧵abordando vários aspectos. Estive off, mas já apresentei os números em reuniões dos Conselhos do clube e escrevia no @MagiaRubroNegra, @IgrejaFlamengo e Saudações RN entre outros
Hoje a situação é bem distinta de qdo eu e meia dúzia de malucos, como @womonteiro, @andremonnerat entre outros,
tínhamos que encontrar o balanço no site, publicado quase escondido, de madrugada, cheio de ressalvas. Era uma aventura! Hoje está muito mais palatável! Ótimo!
Várias análises e gráficos que apresentávamos em blogs e
reuniões de Conselho, como o que trago abaixo, já aparecem diretamente no demonstrativo do clube (desde 2019). Um grande avanço que torna os números mais acessíveis a quem não tem intimidade com contabilidade. 👍
Este 1°🧵é justamente sobre o resultado. Muita gente comentando o enorme preju q o clube teve em 2020, o q chama a atenção e quebra uma sequência de superávits, porém é preciso contextualizá-lo. Como todos sabemos, foi um ano completamente atípico. Resultado do Flamengo em 2020:
O gráfico ⬇️ mostra a evolução do resultado do Flamengo. Como pode ser observado, uma das grandes conquistas p/chegarmos em outro patamar foi manter despesas e custos abaixo do volume de receitas. As barras verdes demonstram superavit e, como no passado, voltamos a ter déficit.
O hachurado dourado mostra a geração de poupança após a mudança no paradigma de gestão, o q garantiu o aporte financeiro para bancar o time atual. A "seca" inicial foi causada tb pela necessidade de honrar os sucessivos déficits do passado, daí a necessidade de superávits maiores
O gráfico abaixo é outra forma de observar a poupança feita pelo Flamengo. 1°, há necessidade de acumular recursos para ir reduzindo os déficits do passado. Qdo o peso desses déficits se reduz, os superávits podem ser menores, aumentando a competitividade. Em 2020, queda brusca.
Esse dever de casa feito pelo clube é que não pode ser perdido, logo o prejuízo de mais de 100mm em 2020 causou rebuliço nas redes. Mas, será que ele foi uma demonstração de que perdemos o compromisso com a austeridade financeira ou foi atípico, um ponto fora da curva? Vejamos:
Como pode ser observado no gráfico de cima, houve uma queda brusca nas receitas, enqto custos e despesas foram até reduzidos, mas não na mesma proporção. Observa-se no 2° gráfico que não era o padrão do passado. Lá as despesas sempre cresciam mais do que as receitas.
Ou seja, no passado, época do "Flamengo pode tudo!", déficits eram causados pelo descontrole com gastos. A receita crescia, mas o Flamengo gastava ainda ➕ do que ganhava. Em 2020, não foi o q ocorreu. A razão do déficit foi muito mais pela queda nos ganhos do q pelos gastos
2020 foi um ano atípico, q atingiu não só o Flamengo, mas o mundo todo. Despesas foram reduzidas, porém não no mesmo volume da queda de receita, o que é natural. Não é crível imaginar que, no meio de tantas incertezas,o clube iria sair enxugando drasticamente a folha do futebol
Qto ao resultado do exercício, embora tenha sido bastante negativo, ele não representa, per si, uma luz 🔴. Algumas receitas ficaram p/2021, que será um ano chave. É preciso atenção. Se as incertezas perdurarem, medidas mais restritivas precisarão ser tomadas.
Aguardem novos 🧵

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge E F Farah JEFF

Jorge E F Farah JEFF Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!