Apuração confirma que ABIN não é autora de relatórios para auxiliar defesa de Senador
Sindicância interna realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em todas as redes, documentos e atividades da instituição – além de bases de dados de outros órgãos às quais a Agência tem acesso – (...)
(...) demonstrou que a ABIN não teve qualquer ligação com supostos relatórios, criados para auxiliar a defesa de Senador da República, conforme erroneamente noticiado por veículos de imprensa.
A área de segurança da informação da ABIN possui registros de toda e qualquer atividade executada em suas redes. Toda a cadeia de produção de Inteligência foi auditada. (...)
(...) A apuração assegura que nenhum servidor da Agência produziu, teve acesso ou consultou informações relacionadas aos supostos relatórios.
A íntegra dos documentos, divulgadas apenas após determinação da Procuradoria-Geral da República (PGR), evidencia a total impossibilidade do conteúdo ter sido elaborado pela ABIN ou por seu Diretor-Geral. (...)
(...) Trechos dos documentos haviam sido intencionalmente extirpados nas reportagens, justamente por demonstrarem sua total falta de conexão com a narrativa criada.
Membros da carreira de Inteligência, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) participaram da apuração.
Vazamento de estrutura funcional e de identidade de servidores da ABIN
Sindicância interna também identificou fonte de vazamento de informações sigilosas da Agência. (...)
(...) Partes do organograma interno e identidade de servidores foram criminosamente vazados para dar aparência de veracidade às matérias e atribuir suposta responsabilidade pela elaboração dos relatórios.
Em decorrência do resultado das sindicâncias, na manhã desta terça-feira – 6 de abril –, foram realizadas ações de busca e apreensão, determinadas pela Justiça, para apurar responsabilidade criminal pelo ocorrido.
A ABIN ressalta que a imprensa cumpre papel fundamental perante à sociedade quando trabalha de forma livre, profissional e voltada à busca da verdade. (...)
(...) Todavia, a criação de falsas narrativas e imputação leviana de ilícitos acarretam danos a pessoas, às instituições e à devida formação da opinião pública.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Alexandre Ramagem

Alexandre Ramagem Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!