Sobre o boato do dia, no Itamaraty e entre jornalistas:
O ambiente continua tão carregado no Itamaraty pós-EA (que ainda não é exatamente pós-EA), que fui acordado nesta manhã de quarta-feira 7/04/2021, com este boato transmitido por jornalistas curiosos e colegas ansiosos (1):
(2) O boato:
"Vdd que o Paulo Roberto de Almeida e o Ernesto saíram na porrada no estacionamento do Bolo de Noiva?"
Minha primeira reação foi de humor, ou de surpresa divertida. Eu, em qualquer desforço físico contra o caramujo do chanceler acidental? Jamais de la vie...
(cont.)
(3) Eis o que respondi aos angustiados diplomatas:
"A paranoia está tão grande que ficam inventando coisas. Mas é divertido. Mesmo que eu tivesse cruzado com ele, em qualquer lugar, seria incapaz de qualquer gesto, menos ainda agressão. No limite, um olhar irônico, seria tudo.”
(4) Confesso que fiquei surpreso, e me pergunto se é mesmo um boato inocente, ou algo plantado para causar confusão, como é costume do Gabinete do Ódio, dos bolsomínions dos aloprados que cercam e submetem o patético ex-Ernesto, como diria nossa Redentora, a senadora Katia Abreu.
(5) Eu gosto muito do fabuloso livro do acadêmico José Candido de Carvalho, "O Coronel e o Lobisomem", no qual o personagem principal, o Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, se define como sendo de um "natural reservoso".
(6) Pois sou eu; também sou de um natural reservoso, fico entre meus livros, nas bibliotecas, lendo, refletindo, escrevendo, de vez em quando soltando uma nota ou outra, um livro de ocasião, contemplando a vida passar, já que o EA não me permitiu trabalhar no Itamaraty...
(7) Como já tinham feito os petistas anteriormente, os aloprados atuais vivem agastados com minhas observações provocadoras...
Tranquilizo meus colegas, amigos e inimigos: eu seria incapaz de entrar em briga com qualquer um, mesmo um idiota como o EA.
Paulo Roberto de Almeida
(8) PS.: Já fiz várias críticas argumentadas ao EA, inclusive respondendo ao seu tresloucado artigo "Trump e o Ocidente", no meu primeiro livro do ciclo da diplomacia bolsolavista, "Miséria da diplomacia: a destruição da inteligência no Itamaraty".
(9) PS2: Esse livro, e outros, está livremente disponível no blog Diplomatizzando ou nas redes sociais. Estou com mais dois em preparação, um deles, "Apogeu e Demolição da Política Externa: trajetória da diplomacia brasileira".
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh