VIRGINDADE É UM MITO; a thread
Assim como vocês, eu cresci com muitos conceitos errados sobre virgindade, cheios de tabus, preconceitos, inclusive informações anatômicas erradas, mas está na hora de desmistificar isso, né? Segue o fio ↓
Precisamos primeiramente nos perguntar: O que é ser virgem?

Para sociedade no geral, a gente deixa de ser virgem a partir da nossa 1º experiência sexual, mas nossa sociedade sendo muito falocêntrica e heteronormativa considera a 1º experiência sexual geralmente com penetração.
Para as pessoas com vulva, vagina criou-se um “marcador da virgindade” que é o famoso HÍMEN. Quando se fala de hímen vem automaticamente na cabeça das pessoas um “lacre” e que depois da primeira penetração ele se rompe, fica como “prova” e ele nunca mais vai voltar ao normal.
Isso é um mito. O hímen na verdade é uma membrana elástica, que recobre parcialmente a entrada da vagina. Existem vários tipos de hímen (como vocês podem ver na imagem). Inclusive, existem pessoas que nascem SEM hímen.
Para algumas pessoas o hímen pode ser bem frágil e se modificar simplesmente por andar a cavalo, ou fazer algum exercício físico por exemplo. Outras pessoas tem hímen tão elástico e resistente que ele não se modifica mesmo depois de relações sexuais.
🩸Um outro mito que envolve a história da perda da virgindade é o famoso sangramento. A verdade é que muitas de nós nunca vamos ter algum tipo de sangramento na sua primeira vez.
O sangramento inclusive não tem nada a ver com a história da modificação do hímen. Quando acontece algum tipo de sangramento na primeira relação sexual na verdade é porque temos pequenos vasos superficiais na entrada da vagina que podem fazer mini fissuras com a penetração.
E geralmente essas fissuras geralmente acontecem porque estamos tensas ou porque não está lubrificado o suficiente. Então não tem nada a ver com hímen. Ele definitivamente não é um marcador de virgindade.
Os tais “testes de virgindade” não deveriam nem existir, mas infelizmente existem e tem consequências muito graves em alguns lugares ao redor do mundo. O mito do hímen foi e ainda é usado até hoje como forma de opressão, controle corpo do corpo e sexualidade das mulheres.
Mas então se não tem nenhuma prova de que houve essa “perda”, como a gente vai caracterizar essa perda de virgindade? 🤔

Vamos lá!
Gostaria de começar ressignificando esse termo que a gente usa: “perda”, porque dá muito sensação de que é algo que vai ser tirado de você, é muito como a forma que a gente criado, algo precioso que alguém vai tirar, quando na verdade é algo que vai agregar na sua vida.
Falar de virgindade é algo complicado porque a gente acaba mexendo em muitas estruturas: mitos, tabus, medos, preconceitos e até mesmo de conceitos.
Por ex, o que é sexo? Ato sem penetração (pênis, vagina) não é considerado sexo? Quando olha por esse lado, a gente não ta só invalidando outras experiências sexuais, estamos também prejudicando nossa capacidade de conscientizar e orientar a prevenção de outras formas de sexo.
Além disso, precisamos falar de CONSENTIMENTO. É justo considerarmos uma situação de abuso, uma situação não consentida como “a primeira experiência de alguém”?
Se a gente viu que não é um conceito médico e nem anatômico e sim uma construção social, a gente pode modificar ela quando a gente quiser. A gente pode criar os nossos próprios conceitos. Quem define isso é você! 🤯
Se você gostou dessa thread e deseja vê-la em forma de video segue o link: bit.ly/3cVfemx 💙

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcela Mc Gowan

Marcela Mc Gowan Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marcelamcgowan

28 Apr 20
mulheres a se informarem e legitimarem seu prazer e vida sexual . Eu vivo meu feminismo nas infinitas palestras que dei e dou de graça para ensinar alunos de medicina e áreas da saúde sobre um atendimento respeitoso e feminista das mulheres,
eu vivo nas palestras de educação sexual que eu dei para crianças e adolescentes Eu vivo meu feminismo tentando não incentivar rivalidade entre mulheres, tentando fazer as mulheres enalteceram umas as outras, se unirem por causas que acreditem,não deixarem que homens as machuquem
Eu sou feminista e já vivi uma relação abusiva, eu sou feminista e já fui embora chorando sem me defender quando um homem gritou comigo no trabalho, eu sou feminista e alguns anos atrás fui abusada sexualmente e não denunciei .
Read 6 tweets
27 Apr 20
Carta Aberta para minhas colegas de confinamento. Olhar o BBB de fora, sem peso do jogo, me fez admirar ainda mais cada uma de vocês. Vivemos juntas e provavelmente a aventura mais louca de nossas vidas! 💜🦄
Flay, vc me cativou no primeiro dia. Por trás de uma menina cheia de vontade de se jogar no BBB, eu vi tbm uma mulher de muita garra, que correu smp atrás dos seus sonhos, uma mãe dedicada e amorosa. Uma cantora que transborda talento. Vc me inspirou com sua ousadia e entrega. 🎤
Gabi, quanta doçura cabe em um ser humano? Menina mulher, seu talento é indiscutível. Você canta e encanta todos ao seu redor. E sei que td ainda está começando, vc é uma flor desabrochando e é lindo te assistir aprendendo e crescendo. Vc me inspirou com sua leveza e doçura. 👸🏼
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!