Neste dia, a 8 abril 2013, morreu Margaret Thatcher, a ex-primeira-ministra conservadora britânica. Estouraram festas nas ruas em celebração por todo o Reino Unido, especialmente em zonas de classe trabalhadora e em comunidades mineiras que foram devastadas pelas suas políticas.
O seu legado é lembrado pela sua destruição do movimento laboral britânico após a derrota da greve dos mineiros de 1984-5, o que levou ao aumento drástico da desigualdade económica e do desemprego na década de 1980.
O seu governo cortou na habitação social, levando ao aumento dos preços das habitações e criando a atual situação em que ter habitação própria não é uma possibilidade para a maioria das pessoas, especialmente os jovens, medidas que Cavaco Silva tomou como exemplo para Portugal.
Thatcher também protestou que as crianças estavam "a ser enganadas" ao serem ensinadas que "têm o direito inalienável de ser gays", o que a levou a introduzir a lei seção 28 que proibia falar da homossexualidade como algo aceitável em instituições públicas, especialmente escolas.
No exterior, Thatcher foi uma poderosa defensora do aphartheid, recebendo o chefe de estado da África do Sul, enquanto denunciava o Congresso Nacional Africano (de Mandela) como uma "organização terrorista típica".
Foi também uma grande aliada e amiga íntima do ditador chileno, Augusto Pinochet, responsável pelo estupro, assassinato e tortura de dezenas de milhares de pessoas.
De volta à Grã-Bretanha, Thatcher protegeu vários políticos acusados ​​de pedofilia, incluindo Sir Peter Hayman e os deputados Peter Morrison e Cyril Smith e ainda mais grave, +
+ nomeou o seu amigo Jimmy Savile como "cavaleiro do reino", o mesmo que usava caridade para esconder o facto de ter violado 300-400 vítimas entre os 5 e os 75 anos ao longo de 6 décadas, nunca tendo sido punido ou julgado.
Foto: Savile a dar as boas-vindas a Thatcher no inferno.
Margaret Thatcher acabou por ser forçada a renunciar após a derrota da odiada "poll tax" por uma campanha de não-pagamento em massa.

Fotos da brutalidade policial nos protestos contra a poll tax.
Mais informação sobre a grande greve dos mineiros de 1984-5 nos diversos da @wrkclasshistory (em inglês): workingclasshistory.com/tag/1984-5-min…
Mais algumas peripécias de Thatcher nessa thread da @copaalemdacopa 👇

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with História Da Classe Trabalhadora

História Da Classe Trabalhadora Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HistClasseTrab

8 Apr
Jair Bolsonaro, atual presidente brasileiro, e Cavaco Silva, ex-presidente português, educadamente desejamos que se possam reunir com a Thatcher em breve.
Thatcher com 1. Cavaco Silva, 2. Mário Soares (ex-presidente e ex-primeiro-ministros portugueses)
3. Luiz Antônio Fleury (ex-governador de SP) e 4. Pinochet (ditador chileno)
Thatcher com 1. Hosni Mubarak (ditador egipcio), 2. rei (absoluto) Fahd da Arábia Saudita, 3. P.W. Botha (presidente de Africa do Sul no Apartheid) e 4. Suharto (ditador genocida da Indonésia)
Só boa gente.
Read 4 tweets
8 Apr
Thread com músicas dedicadas a Margaret Thatcher 👇

"I'll Dance On Your Grave Mrs Thatcher"
"Burn in h*ll my dear"

Uma de folk irlandês:

Read 7 tweets
7 Apr
Neste dia, a 7 de abril de 2010, 800 trabalhadores da fábrica da cerveja Carlsberg em Copenhagen, Dinamarca, entraram em greve em protesto contra as novas políticas que restringiam o consumo de cerveja no trabalho. Os caminhoneiros da empresa aderiram à greve em solidariedade.
Na semana anterior, a Carlsberg removeu refrigeradores de cerveja da fábrica, que continham cerveja grátis para os trabalhadores beberem ao longo do dia. Em vez disso, declararam que os trabalhadores só poderiam beber cerveja na cantina na hora do almoço.

(imagem: pin da WCH)
A greve durou cinco dias, mas terminou em derrota. No entanto, no mês seguinte, os trabalhadores entraram em protesto novamente para obter um aumento salarial. Já um século antes, nos Estados Unidos, foi declarada uma greve contra a proibição do consumo de álcool +
Read 4 tweets
6 Apr
Neste dia, a 6 de abril de 1968, dois dias após o assassinato de Martin Luther King, o Pantera Negra Bobby Hutton de 17 anos foi assassinado pela polícia em Oakland, Califórnia. Hutton havia sido o primeiro recruta do Partido dos Panteras Negras, logo após a sua fundação. Image
No contexto dos massivos motins causados pelo assassinato de MLK, Bobby esteve envolvido num tiroteio com a polícia até se render, momento em que deixou a sua arma, tirou a camisa e saiu do porão onde estava escondido, com o peito nu e as mãos para cima.
Ele havia sido aconselhado por um camarada a render-se nu, mas ficou constrangido e deixou as calças. A polícia atirou nele mais de 10 vezes, matando-o. 1500 pessoas foram ao seu funeral, no qual o ator Marlon Brando fez a eulogia. A sua morte acelerou o crescimento dos Panteras.
Read 4 tweets
5 Apr
Neste dia, 5 de Abril de 2014, iniciou-se a greve de Yue Yuen em Dongguan, no sul da China, envolvendo cerca de 40 mil trabalhadores, em protesto contra a falta de pagamentos de seguros sociais contra acidentes no trabalho, fundos de habitação e contratos de trabalho precários. Image
Os trabalhadores rejeitaram a mediação da Federação de Sindicatos de Toda a China (ACFTU), ligada ao Estado Chinês e exigiram o direito a formar um sindicato independente e de eleger os seus representantes. Yue Yuen é uma das maiores fábricas de sapateado desportivo no mundo, +
+ propriedade de uma empresa taiwanesa, esta greve foi uma das maiores da história recente da China. As exigências dos trabalhadores não foram ouvidas, o que levou a nova greve dia 14 e a uma manifestação pacífica dia 15 em Dongguan, que foi violentamente reprimida pela polícia.
Read 5 tweets
16 Dec 20
Neste dia, a 16 de Dezembro de 1972, tropas portuguesas iniciaram o brutal massacre de Wiriamu em Moçambique, no qual foram mortas mais de 450 pessoas.

(Aviso gráfico de violência na descrição)
Sob as ordens da PIDE/DGS (policia secreta portuguesa), Chico Kachavi, "torturador profissional" na prisão de Tete em Moçambique, ordenou que as aldeias de Wiriamu, Chawola e Juwau fossem queimadas como represália por uma emboscada da FRELIMO na região dias antes.
A população conseguiu fugir ilesa para o mato, perdendo todos os pertences. Não satisfeitas, as tropas portuguesas iniciaram um bombardeamento das aldeias, seguido por um assalto dos comandos de helicóptero.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!