Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture
Apr 11, 2021 13 tweets 5 min read Read on X
Algo que sempre deixa as crianças do 6º Ano um pouco perdidas é no começo do ano letivo, quando nas primeiras aulas de História, eles descobrem que a ciência histórica não é sobre “estudar o passado”.

Mas qual é o objeto de estudo da História?

Uma mini #AulaFio

#Historia
Bom deixar claro que este fio foi pensado para quem tem curiosidade sobre o assunto mas não tem formação em História. Tomara que eu acerte o tom!
Parafraseando Marc Bloch no clássico “Apologia da História”, nós historiadores estudamos a ação humana, e de sociedades humanas, através do tempo. Nos interessa entender quais caminhos percorremos e o que fizemos entre o antes e o agora... Capa do livro “Apologia da História” de Marc Bloch.
E deste fundamento da História, origina-se um dos seus principais problemas: se é impossível voltarmos no tempo, como entender estes percursos através dos momentos? Lembrando que estas trajetórias sãos os chamados processos históricos.
Como ainda não conseguimos voltar no tempo (o que de certa forma não adiantaria muito), não conseguiríamos simplesmente estudar o passado, mesmo que o passado humano. Portanto, o que realmente analisamos são os vestígios que este passado transmite até nós aqui, no presente.
Estas fontes podem ser objetos, imagens, textos, relatos, fragmentos de mentalidades e tudo isto junto ao mesmo tempo. Vivemos um presente constantemente invadido por várias sondas de vários passados.
E, obviamente, estas análises feitas das fontes históricas podem nos levar a resultados diferentes de acordo com a época, lugar físico ou social em que forem feitas ou mesmo o historiador que se debruçar sobre estas fontes.
E não tem problema na disparidade de resultados. A Ciência em geral tem mais a ver com a resolução de discordâncias do que com o reforço de hegemonias.
Outra questão sobre o trabalho historiográfico é a da natureza lacunar da História. É simplesmente impossível reconstruir fatos históricos em sua totalidade. Sempre será uma imagem com fragmentos ausentes. O que varia é a quantidade do fato a que temos acesso. Quebra cabeças com peças faltando.
Estas lacunas acontecem por vários motivos. Pode ser pelo tempo entre o fato em si e o presente, pode ser pela escassez de fontes, pode ser pelo interesse dos agentes históricos de esconder os fatos dos quais eles participaram.
Parte da solução para lidar com esta natureza lacunar passa pela ideia de recortes. Recorte cronológico (“Que época estudarei?”), espacial (“Que lugar na Terra estudarei?”) ou temático (O que vou estudar?”) são exemplos de como se delimita o foco de estudos de historiadores.
Existem muitos outros fatores a se pensar, como diferenças entre temporalidades (é bem diferente estudar espaços de tempo curtos, longos e muito longos)… Mas aí teríamos um fio muito longo e eu transformaria um assunto empolgante em algo muito chato (se é que já não fiz isto).
Por enquanto, pense nisto, no objeto de estudo da História: ações humanas através do tempo, fontes históricas usadas para acessarmos o passado e a própria natureza lacunar da História.

É o bastante para ficarmos dias repensando a História, suas funções e objetos de estudo!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Dennis Almeida 👨🏼‍🏫

Dennis Almeida 👨🏼‍🏫 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @DennisAlmeida82

Nov 22, 2023
Há 65 anos, a Bélgica organizou uma exibição ao vivo de pessoas do Congo como 'Zoológico Humano' para a Exposição Mundial de 1958: como parte da comemoração de avanços sociais, culturais e tecnológicos do pós-guerra. Foto antiga mostrando uma menina negra com blusa e saia dentro de um cercado de bambu com diversas pessoas brancas observando-a.
Um dos principais monumentos da cidade de Bruxelas, o Atomium, foi construído especialmente para a Exposição. Tal qual a torre Eiffel ,deveria ser desmontado ao fim do evento, mas foi mantido e passou por uma recente restauração. O Atomiom. Grande estrutura de metal cromado na forma de um átomo, com um grande dentro cercado por diversas esferas menores ligadas por colunas.
Mas além deste março futurista, esta Exposição em particular ficou marcada por hospedar o último zoológico humano. Sim, seres humanos expostos como animais em 1958.
Read 26 tweets
Apr 17, 2023
Uma galera fala que professores que defendem a revogação do Novo Ensino Médio simplesmente querem o retorno ao modelo anterior. Também falam que é uma intransigência pedir a revogação, sendo que com alguns ajustes o NEM funcionaria. Estas duas premissas estão muito erradas. 🧵
Alguém viu a @KellVila , a @sofiabhlisboa , o @profinfluencer , @andressapelland , @paoladcs e tantos outros professores defenderem apenas revogar o NEM? Todos, repito: TODOS defendem que o Ensino Médio seja um reflexo de Educação Pública de Qualidade para todos os estudantes.🧵
E para isto acontecer não basta mudar o currículo, não basta melhorar salários, não basta melhorar a infraestrutura e os recursos físicos das escolas, não basta investir na formação. Temos que haver um esforço de toda a sociedade pela escola.🧵
Read 16 tweets
Apr 15, 2023
Ouvi o último episódio do @medoedeliriobr . Também fiquei, para dizer o mínimo, incomodado com o Aparte que defende o Novo Ensino Médio e "puxa a orelha do campo progressista", taxando de conservadores os que defendem a revogação do NEM. Vai um fio sobre o que penso:
A grande verdade é que boa parte da sociedade ignora, algumas vezes propositadamente, o que acontece nas escolas. A discussão sobre o Novo Ensino Médio vem de longe, com tentativas de reforma desde a década de 1990, sempre à margem da cobertura da grande mídia.
A maioria das pessoas não têm uma opinião sobre ser contra ou favorável ao NEM por simplesmente ignorar do que se trata e o que está reforma defende. E as Fundações aproveitam este vácuo para benefício próprio.
Read 13 tweets
Apr 2, 2023
O que fazer quando notamos que fomos plagiados?

Tem gente que arranca a calça pela cabeça, outros levam na brincadeira...

Certa vez, o filósofo e polimata Egon Friedell (1878-1938) notou que foi plagiado e resolveu escrever para o seu plagiador! Olhem o que ele escreveu:
"Prezado Senhor,
Foi uma surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, 'O imperador José e a Prostituta', tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: “Por Anton Kuh” ao final, na revista Querschnitt...
...Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição...
Read 10 tweets
Apr 1, 2023
Hoje é o dia da Mentira. Algumas são engraçadas, outras, quando são impostas por brutos como sua verdade, são pura violência.
Vamos começar com uma verdade: O Golpe Militar de 1964 não foi em 31/03, mas no dia 01/04.
Sim, a Ditadura começou com uma lorota!
DITADURA NUNCA MAIS!
O Dia da Mentira é celebrado todo 01 de abril, quando pregam peças em familiares e amigos. Existem diversas versões sobre a sua origem, sendo a mais plausível que tenha surgido na França, onde é chamado de "peixe de abril", como lembrou a @fran_becher !
Desde o começo do século XVI, os franceses comemoravam o Ano-Novo em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam justamente em 01 de abril.
Read 17 tweets
Mar 31, 2023
Um grande livro sobre a ditadura de 1964 a 1985, lançado em 2014 pelo professor Marcos Napolitano pela @editoracontexto . Infelizmente a minha cópia estava entre os livros que perdi na volta de MG pra SP, em 2019. Um trabalho primoroso sobre o regime militar!
Se você gosta de podcast, ouça o episódio do @historiaFM que vai dos antecedentes do Golpe ao AI-5.

open.spotify.com/episode/6ZbVEq…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(