Pessoal, fiz o fio com a análise principal dessa semana (04/04 a 10/04) e agora farei esse segundo adendo com os gráficos de todas as regiões e estados do Brasil, para quem queira consultar. Todos os estados precisam ter cuidado. Segue o fio: 🧶 //1
Este é o fio com o alerta principal, mostrando quem já está em risco mais alto de ter problema por primeiro:
Vejam a região Centro Oeste: DF em uma queda lenta, mas cada vez mais lenta, que preocupa. GO em reversão, MS e MT também já querendo desacelerar a queda e reverter. //3
Na região Nordeste, temos AL que deixou de cair e estabilizou em um patamar altíssimo, MA caindo, PB em queda lenta, PI recém desacelerando...//4
RN em estabilização alta, assim como SE. BA, PE e CE eu mencionei no fio anterior (link no primeiro tweet desse fio aqui): //5
No Norte: AC, AP, RO vem em desaceleração cada vez mais lenta e o AM me preocupa muito pois já começou a reverter (vou fazer um fiozinho mostrando) //6
RO está estabilizando e TO também vem em queda lenta, estabilização. A tendência infelizmente está em praticamente todos os estados. É cedo DEMAIS para termos reversão/estabilidade, pois os patamares de praticamente todos os estados estão nas nuvens. //7
No Sudeste, a mesma coisa: ES, SP e MG estabilizando/revertendo e o RJ (que eu sempre avisava que estava atrasado em relação aos outros estados) está agora ainda em aumento de casos, o que preocupa bastante. //8
A região Sul também mostra a mesma intenção: RS e SC desacelerando e PR já querendo estabilizar, todos em patamares altíssimos de casos, inclusive com cidades ainda tendo fila de espera em UTIs, como no PR. //9
Caso eu tenha esquecido de algum estado ou precisem de alguma orientação, me peçam aqui que vou botando na fila! Eu demoro para responder pois faço isso apenas no tempo livre, que é bem pequeno, ok? Abraço e obrigado pela confiança de todos! //fim
Ando sumido mas continuo analisando semanalmente os dados epidemiológicos e desta vez achei válido trazer aqui uma informação:
Será que estamos vendo o começo de um aumento de casos de covid-19 no Brasil? 🧵
Primeiro de tudo: este meu fio não é um alerta e nem uma confirmação de onda, apenas trago uma possibilidade, pois estamos no começo.
Por que estou falando então? Pois esse é o melhor momento para prevenção: ANTES de uma POSSÍVEL ocorrência, ok?
Vamos lá então! +
Até a semana epidemiológica 24 do ano de 2024 (15/06/2025) os números de notificações de novos casos por covid-19 no Brasil estão muito, muito reduzidos.
É importante deixar claro isso pois, como estamos em um patamar muito baixo, qualquer mudança só pode ser pra cima. +
Tudo bem com vocês? Trouxe o fio do Bluesky pra cá.
Estamos vendo uma situação importante nos vírus respiratórios, que é o fim de uma onda de covid-19 que vem seguida imediatamente pelo aumento de Influenza e VSR.
Vamos ver juntos? 🧵
No gráfico de positividade para SARS-CoV-2 do @todospelasaude, podemos perceber:
- passamos por duas ondas de covid-19 bem próximas;
- uma de setembro a novembro de 2023 e;
- outra de janeiro a março de 2024+
Mas, ao mesmo tempo que vemos queda na covid-19, as doenças respiratórias continuam afetando a população!
Isso acontece pois agora a covid-19 está sendo "substituída".
Temos aumentos de positividade para o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e também para Influenza:+
Hoje eu queria vir aqui pra falar de uma tecnologia que vem me ajudando muito com a minha hipersensibilidade auditiva.
Primeiro de tudo: não é publi! (Quem me dera hahaha).
Sigam o fio que vou mostrar como um fone de ouvido me ajuda a tocar o dia: 🧵
Primeiro de tudo os esclarecimentos pois, afinal, aqui é o Twitter, né? Mudou de nome mas as interpretações "diferentes" continuam!
- Eu sou uma pessoa com autismo e o que vou contar faz diferença pra mim. Caso ajude outros, ótimo, mas longe de ser regra;+
- Os equipamentos são CAROS e infelizmente o preço não é adequado;
- Não use fones de ouvido por um período prolongado, nosso corpo não foi feito para isso;
- A higienização dos fones de ouvido é muito importante para evitar microorganismos;
Oi, pessoal! Vou trazer alguns pontos importantes nesse fio para todos que querem ajudar a difundir a cultura de prevenção e gestão de riscos.
1. Gestão de riscos e prevenção são feitas ANTES dos eventos acontecerem, portanto trabalham com estimativa e probabilidade. +
2. Além de trabalharmos com estimativa e probabilidade, muitas vezes trabalhamos com estimativa e probabilidade de *sistemas complexos*, portanto lidamos com *processos estocásticos*.
Mas o que é isso tudo?+
Simplificando: Um sistema pode ser complexo ou “complicado”:
Um sistema “complicado” é aquele que pode ter MUITAS partes mas temos controle de todas elas.