Esse perfil já falou da doação de sangue, plaquetas, em breve outras doações também. Mas hoje eu vou falar de algo muito importante, a doação de cabelo para confecção de perucas p/ pacientes. Muitos acreditam que precisa raspar a cabeça, mas não é bem assim, vamos de fio.
Ao contrário que muitos pensam, não importa muito se seu cabelo tem química ou é tingido.

A doação de cabelo pode ajudar pacientes que passarem por tratamentos fazem perder o cabelo, e que tem impacto na sua autoestima.
Algumas organizações, como Cabelegria, Rapunzel Solidária e Banco de Perucas Laço Rosa são as mais conhecidas.

Mas qual o processo?

1) o cabelo deve estar totalmente seco e limpo p/ não mofar.
2) o corte deve ser feito preso por um elástico (corte 3 dedo acima do elástico).
OBS:
- deixem secar naturalmente.
- embora seja permitido doação com tintura, fica mais fácil achar tons semelhantes para montar as perucas, pois o cabelo de apenas uma pessoa não é suficiente para montar uma peruca. Por isso alguns locais aceitam somente sem tintura.
As instituições raramente cortam os cabelos, na sua maioria pedem para que a pessoa cortem em um cabelereiro de confiança seguindo dos protocolos citados como elástico, não deixar cair no chão e depois coloquem em um saco plástico.
Importante também é que o cabelo doado tenha no mínimo 10 cm de comprimento, mas sempre bom entrar em contato com as instituições que vai doar para saber qual o tamanho que elas aceitam.

Vou deixar as mais conhecidas aqui:
- (amoremmechas.com)
- (fundacaolacorosa.com)
- (rapunzelsolidaria.org.br/home/)

Algumas instituições estão recebendo por correios os cabelos.

Se tiverem indicações do seu estado coloquem aqui na thread por favor :)
Para os que ficaram curiosos sobre as outras doações deixo as threads:

Doação de sangue: ()
Doação de plaquetas: ()
Outras dúvidas podem deixar nos replies que vamos respondendo aos poucos. ;)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jonathan Vicente

Jonathan Vicente Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jonathanvicent

15 Apr
Ao escolher a instituição que vai diplomar-se (na Biomedicina no caso) sempre analise se a grade da instituição está mais direcionada para a área de pesquisa/acadêmica ou área clínica. Para depois não se desapontar no final e/ou ficar perdido no meio do caminho.
Digo isso pois muitas instituições formam biomédicos com pouco conhecimento acadêmico, por ter formado um profissional mais inclinado p/ as análises clínicas, e isso faz com que se desapontem no final ou fiquem desorientados posteriormente.
As grades estão se tornando muito simplistas se formos observar a diferença com alguns anos atrás, oq/ não deveria acontecer. Por ser uma área criada especificamente para ser acadêmico, o foco acadêmico deveria que ser priorizado.
Read 7 tweets
14 Apr
Em 14 de Abril de 2003, o Projeto Genoma Humano (mapeamento e a identificação de todos os nucleotídeos) era finalizado (c/precisão de 99,99%). Um dos projetos mais ambiciosos da ciência contou c/ 5 mil cientistas, 250 laboratórios e 3-53 bilhões de dólares. #hojenaciencia Image
Contou com a participação de diversos países, como EUA, Brasil, Israel, Alemanha, Japão, Dinamarca, Itália, entre outros. Entre os anos de 1990 e 2003.

Com esse grande projeto, conseguimos identificar alguns genes de doenças desconhecidas, além de promover tratamento.
Um grande exemplo é a ELA (Esclerose lateral amiotrófica) com o conhecimento dos genes possibilitando evitar o desenvolvimento, porém estão aprimorando ao longo do tempo.

Existem algumas polêmicas sobre o projeto como por exemplo, a eugenia. Image
Read 6 tweets
10 Apr
Dias atrás estava conversando c/ um amigo sobre a importância de sempre vincular a Bioética c/ questões raciais e marcadores sociais. Esse tema entrou em discussão após falar sobre o Estudo Tuskegee (da qual levou 600 afro-americanos a não receberem tratamento p/ sífilis).
Como muitos não conhecem essa bárbarie vou explicar +/- como funcionou.

Entre os anos 30 e 70, em Tuskegee no Alabama, um experimento (de má conduta) utilizou 600 homens afro-americanos (399 com sifilis e 201 sem sifilis) serem privados de terem o tratamento.
O motivo? Os pesquisadores queriam observar a história natural da doença.

Além de não serem informados sobre o verdadeiro intuito da pesquisa, todos os envolvidos no estudo foram induzidos a acreditar que receberiam um tratamento adequado, bem como alimentos, remédios, etc.
Read 14 tweets
8 Apr
Ontem fiz uma thread sobre a doação de plaquetas, e com isso, apareceu diversas dúvidas nos comentários com relação ao prazo de validade, componentes, oq/ ocorre depois que doa o sangue e etc. Pois bem, vou tirar essas dúvidas agora! :) 👨🏿‍🔬👨🏿‍⚕️
Tudo ocorre de hemocentro para hemocentro, então assim podem mudar de acordo com o local de trabalho.

Na sua maioria, as bolsas vão para o laboratório serem fracionadas em hemocomponetes para fazerem exame daquele sangue doado. (Sifilis, HIV, HTLV 1/2, entre outros)
Mas como assim hemocomponentes?

Dessa forma aqui: ImageImage
Read 13 tweets
7 Apr
Solicitaram que eu fizesse uma thread sobre doação de plaquetas, todos conhecem doação de sangue/medula, mas pouco se fala das plaquetas e como doar. Então vou explicar direitinho pra vocês :)
O sangue é composto por (glóbulos vermelhos, brancos, plasma e plaquetas). As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador.
O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese, que é a retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador.
Read 13 tweets
6 Apr
No dia 6 de Abril de 1938, um pequeno acidente mudou a história de muita gente. O químico Roy J. Plunkett descobriu acidentalmente o Politetrafluoretileno, conhecido popularmente como TEFLON. Já agradeceram ao Roy hoje? #hojenaciencia Químico Roy PlunkettPanela com TEFLON
O objetivo de Roy era utilizar o material para a produção de refrigerante, mas ao coletar tetrafluoretileno congelado ele não estava conseguindo retirar e o motivo é que o material estava com um pó branco que não aderiu ao material.
A resposta é que o tetrafluoretileno tinha polimerizado em politetrafluoroetileno.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!