Prometi um fio a respeito dos dados apresentados pela pesquisa INFÂNCIA E PANDEMIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE desenvolvida pela Faculdade de Educação da UFMG. Lá vai:
1) A pesquisa foi coordenada por Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Levindo Diniz Carvalho, pelo
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infância (NEPEI) da UFMG. Buscou compreender as formas pelas quais as crianças vivenciam a pandemia
2) Foram mais de 2 mil crianças de 8 a 12 anos de idade contatadas para responder um questionário de 21 questões e, depois, pouco mais de 30 delas selecionadas para uma entrevista em profundidade
3) As famílias contatadas residem em Belo Horizonte e de 32 municípios da Região Metropolitana de BH. Foi criado um site infanciaemtemposdepandemia.com.br
4) 64,4% das crianças respondentes frequentavam escolas públicas e 30,6% das crianças frequentavam escolas particulares.
5) Vamos aos resultados. A maioria das crianças, ou seja, 89% responderam estar cumprindo o isolamento social e, apenas 4% das crianças responderam não a esta questão. Apenas 10% delas estão isoladas porque acatam uma ordem de pais ou responsáveis
6) Mas 30% estão em isolamento porque têm consciência da importância de sua parte. Outros 30% compreendem o risco de estarem nas ruas
7) O grupo dos que não estão isolados afirma que acompanha os pais no trabalho ou porque ficam na casa de vizinhos quando os pais saem para trabalhar.
8) Mas, há os que não estão tolerando ficar isolados porque sua residência é muito pequena ou que necessitam socializar com a família e com amigos
9) Apenas 5% das crianças contestaram o isolamento social
10) Sobre tristezas e medos, apareceram três conjuntos de respostas: a) presença do medo da morte, do adoecimento, especialmente dos familiares; b) tristeza de não conviver com avós; c) ausência de brincadeiras
11) Sobre situações de alegria, destacam-se a possibilidade de estar junto com sua família
12) Sobre preocupações, destacam-se: a) adoecimento de familiares (93,3% das crianças); b) reencontro com os amigos (89,7%); c) adoecimento próprio (88,8%); d) pobreza e o desemprego de familiares (80%); e) falta de alimentos em casa e no supermercado (74%)
12) A preocupação com faltar comida em casa neste período pandêmico envolve mais crianças que se identificam como pretas
13) Sobre a convivência familiar, 93,3% informam que têm possibilidade de conversar com um adulto quando quisesse e 80,3% têm a possibilidade de companhia dos adultos nos momentos das refeições (ao redor de 20% não têm essa possibilidade)
14) A principal atividade desenvolvida nesse período é brincar virtualmente sozinho ou com amigos (63,2% dos respondentes). Apenas 20,7% citaram leitura não obrigatória
15) Muitos citaram que durante a pandemia aprenderam a ajudar nas tarefas domésticas. Contudo, as meninas ajudam mais nessas atividades que os meninos
16) As práticas machistas se perpetuam nas famílias. Quando perguntados sobre ajuda nas tarefas domésticas todos os dias e várias vezes ao dia, a diferença se amplia, observando-se que 78% das meninas responderam “sim” enquanto 48% dos meninos deram esta resposta.
17) Sobre retorno às aulas: 82,2% das crianças estavam preocupadas com a volta às aulas, como a fala desse menino de 11 anos:
“Sinto falta dos ensinamentos dos professores pois vejo que isso prejudicou muito o ensino desse ano, esse ano está praticamente perdido”
18) Já nessa fala de uma menina de também 11 anos, as aulas online são criticadas: “é muito mais complicado ter aulas online, é pior a concentração, muitas vezes eu tenho dor de cabeça de tanto olhar para tela, e para mim a pior coisa, é essa enorme saudade de andar pela escola"
19) A pesquisa realizada pela UFMG traduz esse impasse que vivemos na educação básica brasileira: não temos como retornar às aulas presenciais com o índice de contaminação e ritmo de vacinação. Contudo, o ensino remoto não está funcionando. (FIM)
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A guinada lulista está obrigando a esquerda (incluindo a petista) a se reposicionar perante ao governo. A deputada do PT RN, Natália Bonavides acaba de publicar artigo explicando sua votação contra o pacote de Haddad. Vou destacar alguns trechos:
1) Trecho 1: "os debates sobre o pacote de medidas envolveram posições (...) sobre qual será o impacto político das medidas na construção de um horizonte de país que rume à redução das desigualdades"
2) Trecho 2: "longe da visão despolitizada que acusa os votos de esquerda contra o pacote de serem votos fáceis e para "jogar para a galera" (...) a posição contrária aponta uma divergência de linha política profunda. Existe um desacordo de análise. "
Bom dia. Posto um fio sobre a caracterização do bolsonarismo como ideário fascista, subversivo à Ordem Democrática e que deve ser colocado na ilegalidade. Vou me basear no livro que publiquei sobre o fascismo brasileiro. Lá vai:
1) Com o indiciamento de Jair Bolsonaro e 25 militares, sendo 24 do Exército (8 generais, 6 tenentes-coronéis, 7 coronéis, 1 capitão, 1 subtenente e 2 majores) na trama do golpe de Estado, o cenário de risco e a fonte de ameaça à democracia brasileira já está nítido.
2) Os líderes do bolsonarismo se autodeclaram de direita. A direita sustenta que a espécie humana possui distinções comportamentais: alguns são mais esforçados que outros; alguns mais inteligentes ou mais ambiciosos ou mais bem preparados.
Bom dia. Comprei o livro de Byung-Chul Han sobre o conceito de esperança num mundo de multicrise (o palavrão é dele). Vou comentar brevemente num fio. Lá vai:
1) Byung-Chul Han é possivelmente o filósofo mais profícuo do mundo. Não consigo nem acompanhar a produção dele. Acreditei que o seu livro “O Espírito da Esperança” seria o último, mas o livreiro me alertou que era o penúltimo. Mas, isso pouco importa.
2) O que importa é que “O Espírito da Esperança” debulha o trigo que Paulo Freire plantou. Esperançar se tornou o verbo mais citado por educadores brasileiros. Freire empregou a palavra para chamar para a ação.
Bom dia. As eleições municipais que acabaram ontem completaram o círculo vicioso do baixo clero. Este é o fio de hoje. Vamos a ele:
1) As eleições de 2024 foram uma volta ao passado político do Brasil. Uma enorme derrota para a esquerda, mas também uma quebra nas expectativas inflamadas da extrema-direita.
2) Não ter a polarização recente como vitoriosa não significou a vitória da tal terceira via, um modelito repaginado do liberalismo sem sentido em nosso país. Não há espaço para liberalismo no mais desigual dos 10 mais ricos do planeta.
Mais uma vez, me assusto com o envelhecimento do PT. Embora tenha eleito jovens para Câmaras Municipais, o comando e a base do partido envelhecem rapidamente. Vamos aos dados:
1) Segundo dados do TSE de 2022, homens de meia idade são o principal perfil dos filiados a partidos. O PT não foge à regra: 19% dos filiados são homens de 45 a 59 anos de idade, índice similar ao do PCdoB. O índice cai para 14% no caso do PSOL. PSTU vai a 24%
2) Mulheres de 18 a 24 anos não chegam a 1% dos filiados do PT. Já os homens nesta faixa etária não perfazem mais que 0,5% dos filiados petistas. Quase 42% dos homens filiados petistas têm entre 35 a 69 anos (17% dos filiados homens têm de 60 a 74 anos).
Bom dia. Enquanto o mundo continua existindo por aqui, cumpro minha promessa e posto o fio sobre Darcy Ribeiro e suas propostas para a educação brasileira. Lá vai:
1) Darcy Ribeiro, sociólogo e antropólogo, foi defensor da escola pública e da educação integral. Costumava dizer que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”, referindo-se às estruturas sociais segregacionistas presentes no Brasil
2) Sua concepção também foi influenciada pelo movimento Escola Nova, assim como Anísio Teixeira. A idealização dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), a partir da experiência da Escola Parque, vem desta filiação.