Crimes Reais Profile picture
Apr 20, 2021 18 tweets 7 min read Read on X
O misterioso caso máscara de chumbo: extraterrestre ou assassinato?
No dia 18 de agosto de 1966, um garoto chamado Jorge da Costa, encontrou dois cadáveres no alto do Morro do Vintém, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ele estava empinando pipa quando notou os corpos vestindo sobretudos e máscaras de chumbo.
Eles foram resgatados no dia 21 de agosto, pelos bombeiros. Os corpos estavam em cima de folhas de palmeiras cortadas e usavam terno, com uma capa de chuva. O estado de putrefação era avançado e não havia nenhum indício de violência.
Os homens foram identificados por suas documentações pessoais, que estavam no bolso. Eram Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana, ambos de 34 anos. Ao lado, havia uma garrafa de água vazia e uma folha de papel laminada, improvisada como copo.
Ainda foi encontrado um par de óculos pretos com uma aliança em uma das hastes, um pacote com duas toalhas e duas máscaras de chumbo. No bolso de Miguel, também havia um papel de equações básicas de eletrônica, um maço de cigarros e um bilhete.
O bilhete dizia: “16:30 Hs está local determinado. 18:30 Hs ingerir cápsula após efeito, proteger metais aguardar sinal máscara”. Posteriormente, um exame grafotécnico confirmou que a nota tinha sido escrita por Miguel.
Os dois trabalhavam juntos como técnicos de eletrônica, em Campos dos Goytacazes. No dia 17 de agosto, eles saíram da cidade dizendo às esposas que iam comprar materiais de eletrônica e um carro em São Paulo.
A investigação constatou que quando eles chegaram em Niterói, pararam em uma lojinha para comprar as capas impermeáveis, depois uma garrafa de água em um bar. Segundo a garçonete, Miguel aparentava estar bastante nervoso e olhava constantemente para o relógio de pulso.
Logo depois, os dois teriam seguido até a colina. Uma testemunha relatou que eles chegaram de jipe, acompanhados por outros dois homens, que não foram identificados. Vale ressaltar que a maior parte do dinheiro das vítimas desapareceu.
As autoridades investigaram envolvimento de outras pessoas. Há boatos de que chegaram a prender um cidadão desconhecido que promovia experiências ocultas. Na verdade, as máscaras de chumbo haviam sido feitas pelos próprios homens, em uma oficina, dias antes.
Eles passaram por um escâner, à procura de material radioativo, mas nada foi detectado. A necropsia não identificou nenhum ferimento e não foi possível realizar o exame toxicológico, devido ao estado de decomposição que estavam.
No ano seguinte, os corpos foram exumados, mas nada novo foi encontrado. Em 1969, o caso foi arquivado pela Justiça Brasileira, alegando não ter provas. As famílias das vítimas nunca conseguiram descobrir o motivo das mortes e apontam falhas nas investigações.
Alguns acreditam que eles estavam envolvidos em venda ilegal de material radioativo. Assim, teriam sido assassinados por compradores insatisfeitos. Na época, Gracinda Barbosa Cortino de Souza, revelou ter visto um OVNI pairando no alto da colina, naquele mesmo dia.
Não demorou muito para começarem as especulações sobre uma tentativa de contato dos dois homens com extraterrestres. O caso ocupou as manchetes dos jornais e ganhou o interesse dos estudiosos de Ufologia de outros países.
De acordo com os conspiradores, eles seguiam instruções ditadas por ETs, e usaram as máscaras para própria proteção, por causa da radiação emitida pelas naves. Outros dizem que os dois tinham consumido drogas psicoativas, para o encontro com os alienígenas.
Há rumores de roubo seguido de morte e até suicídio involuntário. Entretanto, a teoria mais aceita foi dada pelo amigo de um dos falecidos. Segundo ele, os dois eram membros de uma seita religiosa científico-espiritualista, envolvida na experimentação de drogas psicodélicas.
Vários livros e publicações sobre esoterismo foram encontrados nas casas dos homens. Até hoje não se sabe o motivo das mortes e o caso ficou conhecido como "O Mistério das Máscaras de Chumbo".
Você gostaria de ver mais conteúdos e vídeos sobre CRIMES, NOTÍCIAS e NECROPSIA? 🕵️‍♂️

🔎 Siga a Crimes Reais no Instagram para ficar sempre atualizado, fazemos exercícios interativos nos stories e postamos muitos casos exclusivos.

👉 Instagram.com/CrimesReais

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Crimes Reais

Crimes Reais Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CrimesReais

Sep 13
Entenda o caso Iryna Zarutska, a ucraniana que foi brutalmente assassinada dentro de um trem nos Estados Unidos: Image
Image
Na noite de 22 de agosto de 2025, a vida de Iryna Zarutska, de 23 anos, terminou de forma brutal dentro de um metrô em Charlotte, Carolina do Norte. Refugiada ucraniana, ela havia deixado Kiev em 2022, fugindo da guerra. Image
Image
Nos Estados Unidos, trabalhava em uma pizzaria, estudava, falava inglês fluentemente, se dedicava à arte e sonhava em ter uma vida tranquila. Seus amigos e familiares a descreveram como uma jovem que era gentil, criativa e apaixonada por animais. Image
Read 15 tweets
Sep 9
🚨Menina de 11 anos morre após ser espancada por cinco colegas dentro da escola, após se recusar a “ficar” com um deles: Image
Image
Alícia Valentina Lima Santos Silva, de 11 anos, faleceu no domingo (7), no Hospital da Restauração, em Recife, após ser brutalmente espancada por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. Image
Segundo o boletim de ocorrência registrado na segunda-feira (8) e lido durante reportagem da TV Globo na terça-feira (9), Alícia foi violentamente agredida por quatro meninos e uma menina no banheiro da escola, na última quarta-feira (3). Image
Read 6 tweets
Sep 4
O bizarro caso da mulher que apareceu morta após dizer que estamos em uma matrix. “É tudo um jogo, um experimento social”: Image
Image
Erin Valenti, de 33 anos, nasceu em Greater Salt Lake City, em 1986. Ela completou seus estudos na University of Internacional Business and Economics. Segundo artigos, Erin foi CEO Fundadora da TINKER, uma startup tecnológica de aplicativos corporativos de Utah (EUA). Image
Em outubro de 2019, Erin viajou a negócios para Palo Alto, Califórnia; segundo os pais, Erin ligou para eles e teve uma longa conversa: na ligação ela reclamava que havia deixado a amiga em um local e que no momento não encontrava nenhum carro para alugar. Image
Read 15 tweets
Sep 2
🚨Adolescente tira a própria vida com ajuda de IA e pais processam o ChatGPT após encontrarem mensagens perturbadoras: Image
Image
A morte de Adam Raine, de 16 anos da Califórnia, nos Estados Unidos, se tornou um dos processos mais importantes já movidos contra uma empresa de inteligência artificial. O jovem usava diariamente o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAl, e tirou a sua própria vida em abril de 2025. Image
Agora, seus pais processam a companhia alegando que a ferramenta não apenas falhou em oferecer apoio em momentos delicados, como também teria contribuído para que ele avançasse em seus planos de autoagressão.
Read 17 tweets
Aug 8
Felca acusa Hytalo Santos de produzir conteúdo para homens pedófilos. Image
Image
O influenciador digital Felca, que acumula mais de 13 milhões de seguidores entre YouTube e Instagram, causou forte repercussão nesta semana ao publicar um vídeo com graves denúncias contra o youtuber Hytalo Santos. Image
Segundo ele, Hytalo estaria produzindo conteúdos com crianças e adolescentes expostos de maneira questionável, apelando para a imagem desses jovens com o objetivo de gerar engajamento. Image
Read 8 tweets
Aug 5
Criança de 3 anos é encontrada sozinha à noite enquanto a mãe estava em baile funk. Image
Image
Na madrugada de 3 de agosto de 2025, uma menina de apenas três anos foi encontrada caminhando sozinha e visivelmente vulnerável nas ruas do bairro Vila Luzita, em Santo André (Grande ABC Paulista).
A criança estava descalça e vestia apenas uma fralda, chorando “mamãe, mamãe…” ao tentar encontrar a mãe.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(