1/9 Vocês sabem o que significa "Políticas Públicas de Saúde" e "Determinantes Sociais de Saúde"?
Há tempos quero falar sobre o tema e, finalmente, comecei uma série sobre isso.
Segue o fio! #covid19
2/9 Uma questão fundamental para entendermos sobre saúde é que existem conceitos diferentes e aprendizados diferentes sobre saúde, dependendo da formação que tens. E esta noção é importante para percebemos que é um conceito complexo e cheio de nuances incríveis!
3/9 Mais do que " teorias", diferentes conceitos expressam possibilidades de pensarmos o funcionamento do corpo, da sociedade e de suas relações!
Para a OMS saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”
4/9 Só neste termo poderíamos fazer um curso de graduação inteiro, hahaha.
Veja: a partir deste conceito podemos entender que não existe "pleno estado de saúde". Pois sempre há detalhes que podem nos afetar. No entanto, ao ser "bem estar", existe um pulo do gato interessante aí!
5/9 Apesar do nosso corpo estar enfermo (saúde física), podemos estar "melhor" por compreendermos o processo, aceitarmos os acontecimentos e limitações e, com isso, diminuirmos o sofrimento. Isto é parte das ideias do "saúde mental".
Por outro lado, (sim! tem um mas, né)+
6/9 O que quer dizer social? A saúde é social? Não é um ciclo biológico de um patógeno, ou comportamentos que nos adoecem por excessos e falta de cuidados?
Não! As doenças são, também, sociais. Elas são acometidas por hábitos sociais e vivências em sociedade. Isso importa?
+
7/9 Sim! Compreender determinantes sociais de saúde e que doenças não são só individuais, mas parte de uma SOCIEDADE, nos possibilita compreender como são necessárias ações que estão acima de nós!
E é disso que trata (tcharam!), esta nova série que vou postar a partir de hoje!
8/9 Aqui entra um setor que diz respeito às "políticas públicas", determinantes sociais, compreensão do papel das estatísticas para a construção da noção de população e para os estados nação, educação e, principalmente, como tudo isto tem implicações diretas no combate às doenças
9/9 como a Covid, por exemplo!
O primeiro texto é "COVID-19 e a sociedade: a doença também é social!
Acompanhe, compartilhe, leia e vamo que vamo! blogs.unicamp.br/covid-19/a-cov…
Faz DÉCADAS que cientistas questionam não só a noção de gênero, como a própria definição de sexo biológico como binário.
Se biologues até hoje veem o mundo pelo viés do binarismo, estudando qualquer outra forma dentro do espaço clínico, estamos absolutamente mal na história.
+
Mal especialmente por negar a EXISTÊNCIA de diversidade na formação dos corpos de seres humanos, e tudo o que sai fora desse enquadramento binário, vira capítulo da patologia - e estudo da medicina por consequência.
E qual a relevância desse debate?
+
A exclusão da diversidade de corpos, formas, estruturas anatômicas e fisiológicas, historicamente marginaliza pessoas - muitas vezes as colocando como “menos humanas”
(oi, eugenia, ainda por aí??? /ironia, porém depende)
✨Qual caminho devo tomar?
A pergunta é de Alice para o Gato Cheshire, que responde que sem saber qual o destino, qualquer caminho serve
Essa ideia serve para a divulgação científica também?
Hoje eu resolvi falar um pouco sobre a importância do planejamento e estudo na DC!
1/14
+
Ao contrário do que pode parecer, Gato Cheshire não está falando de chegar em algum lugar, mas sobre caminhar sem destino. Pode ser legal no início, se teu interesse é apreciar o caminho.
Mas numa trajetória profissional, em algum momento precisamos de algo + específico.
3/14
+
Sempre sou surpreendida por esta pergunta de estudantes (de graduação e pós) da unicamp ou de outros espaços (gente que falo aqui no tt, p.ex.).
Isso sempre vem com falas de depreciação sobre si mesmo!
E resolvi escrever sobre isso
1/15
+
Uma das grandes questões nas falas é:
em que momento da vida normalizamos o fato de alguém em início de carreira acadêmica sentir-se um fracasso por não ter a mesma compreensão (e experiência) de alguém que tem uma longa trajetória no campo de atuação?
Tem sentido isso?
3/15
+
Tava escrevendo um texto sobre aprendizado e carreira acadêmica, fui atrás da referência do Iván Izquierdo.
Achei um texto dele e colo aqui a conclusão final.
E eu to chorando pq, sinceramente... Que privilégio ter tido aula com um neurocientista que nas palavras, tinha poesia.
sorry, to sensível pela clássica noção de que a pandemia nos roubou Izquierdo e to lendo artigos dele e me sentindo absolutamente um ser privilegiado de ter conhecido esse professor.
Ele tem vários livros MUITO legais sobre aprendizado, memória, esquecimento, acessíveis
+