No dia 21/04, foi levantado um tuitaço #ForaSalles contra as medidas ecocidas do Min. do Meio Ambiente e do Gov. Federal. A cantora @Anitta entrou no protesto e após colocar seu repúdio ao @rsallesmma , foi intimida (de forma infantil) por ele a citar os 6 biomas.
No entanto, pego essa grande responsabilidade dada à ela para mim. Aqui citarei os 6 biomas do Brasil e colocarei algumas informações compiladas de reportagens, que contradizem com o discurso mentiroso do @jairbolsonaro ontem na Cúpula do Clima.
1. AMAZÔNIA
De acordo com o Imazon, o mês de março desse ano teve cerca de 810 km2 de floresta desmatada, oq totaliza um aumento de 216% em relação ao mesmo mês em 2020.
📸Neil Palmer
O levantamento também apontou q o desmatamento na região bateu recorde histórico para o acumulado de janeiro a março em 2021. Cerca de 1.185 km2 de áreas desmatadas, mais que o dobro do ano passado.
O Greenpeace afirma que "aumento histórico do desmatamento com taxas anuais não observadas desde 2008, com 9% de aumento em 2020 comparado ao ano de 2019".
Em 2020 já tínhamos batido um recorde, onde a taxa de desmatamento sofreu um aumento de 30% comparado aos 10 anos anteriores.
A Unidade de Conservação Florex Rio Preto-Jacundá (RO), foi a mais desmatada em 2020, com cerca de 321 km2 de áreas naturais devastadas.
Apenas no ano de 2020 o INPE mostrou que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou cerca de 34% desde o final do ano anterior.
2. CERRADO
De acordo com o INPE, no ano de 2020, o Cerrado sofreu um aumento em seu desmatamento de 12,3% em relação ao ano de 2019, isso equivale a mais ou menos um total de 7.300 km2.
📸Angeladepaula
A devastação do Cerrado tem sua alta na região chamada de Matopiba, zona de expansão da fronteira agrícola, principalmente a plantação de soja.
A plataforma MapBiomas mapeia o uso do solo nos biomas nacionais, com isso relatou que cerca de 43% do Cerrado foi transformado em áreas para uso do agronegócio, onde plantações de soja e pastagem para gados predominam na paisagem.
No ano de 2020, o INPE registrou cerca de 21 mil focos de queimadas entre os meses de janeiro e agosto. O maior já registrado até então. Muitos desses incêndios são criminoso, uma vez que o fogo é uma ferramenta importante aos agropecuários para abertura de pasto e lavouras.
Donald Sawyer, pesquisador que estuda o Cerrado há 50 anos, diz que proporcionalmente a taxa de desmatamento no bioma é maior que o na Amazônia. Já que o bioma é cerca de 2 vezes menor que a floresta tropical.
3. MATA ATLÂNTICA
Apenas entre 2018 e 2019, foram desmatadas cerca de 145 km2, onde comparado com o período anterior de 2017-2018 houve aumento de 27% de áreas degradadas. Número grande, se for pensar no quão pouco resta do bioma.
📸Victor Oliveira Sartório
O número de desmatamento vinha caindo desde 2016, e entre os anos de 2017 e início de 2018, apenas 113 km2 foram desmatado, a menor área já registrada desde 1985.
Em 2020 o MMA elaborou um decreto para reduzir a proteção da Mata Atlântica e facilitar a liberação de licenças ambientais para a construção de empreendimentos, hotéis, pousadas, condomínios etc.
Além disso, o decreto elaborado por Salles reduz a participação do Ibama na concessão de licenças ambientais para a construção de alguns tipos de empreendimentos no bioma. O decreto não foi à frente, mas a tentativa de passar a boiada foi feita.
Também em 2020, Salles determinou q a partir de abril do mesmo ano os desmatamentos irregulares feitos na Mata Atlântica até 2008 seriam anistiados (perdoados) ou terão recomposição menor. O despacho não foi aceito.
4. PANTANAL
O bioma foi destaque na mídia no ano de 2020 devido aos grandes focos de incêndios sofrido. O caso foi o pior cenário de incêndio florestal dos últimos anos de acordo com os dados da NASA.
📸Leandro de Almeida Luciano
Levando em conta apenas o Pantanal mato-grossense, o bioma teve cerca de 40% de sua área consumida pelas chamas. Mais de 2 milhões de hectares destruídos.
O bioma estava passando por uma crise de intensas secas que persistiam desde 2019 na região pantaneira. O engenheiro florestal Vinícius de Freitas Silgueiro diz q as condições de seca e vento apenas aceleraram os focos de incêndio criminosos...
Uma vez que as informações de satélite identificam mais da metade dos imóveis privados como locais onde o fogo começou. Além disso, aponta tb a desestabilização de órgãos de fiscalização ambiental como combustível p ações criminosas que agem com a ctz de que não serão autuadas.
5. CAATINGA
O bioma é um dos menos protegidos do Brasil. Assim como o Pantanal, o bioma sofreu grandes focos de incêndio no ano de 2020, mais de 250 ocorrências em vegetação nativa apenas no sertão do Pajeú foram atendidas pelo corpo de bombeiro.
📸Otávio Nogueira
O presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e pós-doutor em Biologia, Severino Ribeiro, disse que as ações de omissão do Governo Federal e do MMA tem impactado muito no aumento das queimadas e desmatamento na caatinga e nos outros biomas.
Assim como o Cerrado, a Caatinga tbm possui queimadas sazonais em seu ciclo, no entanto, a interferência humana vem aumentando cada vez mais os focos de incêndios no bioma, que junto com a crise climática vem aumentando ainda mias o risco de desertificação do bioma.
6. PAMPA
O Pampa, assim como a Caatinga, é um dos biomas (se não o) menos protegidos. A flexibilização. Nos últimos anos o Pampa perdeu cerca de 125 mil hectares, cerca de 174 mil campos de futebol.
Hoje é dia de falar de uma das minhas maiores paixões. A Mata Atlântica!
Já fiz uma thread sobre ela aqui, mas olhando hoje, vejo que faltou muitas informações relevantes. Então, bora pra essa #BioThreadBr completíssima🌴🌳
Segue o fio👇
A MA é a segunda maior floresta da América do Sul, ficando atrás apenas da Amazônia.
Fiz esse mapa pra vcs verem bem sua área original, que percorria toda a costa Brasileira, cobrindo os estados do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte+
No entanto, a MA é um dos biomas mais impactados pelas ações humana, desde a época da invasão europeia no Brasil.
O IBGE (2014) aponta que cerca de 72% da pop. brasileira habita regiões de Mata Atlântica. Mais de 145 milhões de pessoas em 3.429 municípios+
Eae gente, beleza? Nesse post fixado vou deixar todas as minhas threads. Pra quem é novo aqui, meu foco de divulgação cientifica no tt é a biodiversidade tropical com um foco na neotropical, vou abordar temas de ecologia, zoologia, botânica e o que der na telha hahaha💚
Eae gente, tudo bem com vcs? Hoje na minha #BioThreadBR irei falar um pouco de uma das maiores árvores do mundo, muitos já à conhecem, então segue o fio e vem conhecer um pouco mais sobre essa gigante das florestas💚🌳
A Samaúma, Sumaúma, Mafumeira, entre outras dezenas de nome, é como a Ceiba pentandra é conhecida. É uma planta lenhosa da família das Malvaceaes e habitam as Américas, desde o México, passando pela América Central, até o norte da América do sul, mais especificamente na Amazônia+
Essa árvore pode chegar a medir até 70 m de altura (equivale ± a um prédio de 22 andares), o diâmetro de seu tronco chega a medir 3 m, suas folhas medem em média de 20 cm, sua copa é densa, extensa e aberta horizontalmente+