No dia 21/04, foi levantado um tuitaço #ForaSalles contra as medidas ecocidas do Min. do Meio Ambiente e do Gov. Federal. A cantora @Anitta entrou no protesto e após colocar seu repúdio ao @rsallesmma , foi intimida (de forma infantil) por ele a citar os 6 biomas.
No entanto, pego essa grande responsabilidade dada à ela para mim. Aqui citarei os 6 biomas do Brasil e colocarei algumas informações compiladas de reportagens, que contradizem com o discurso mentiroso do @jairbolsonaro ontem na Cúpula do Clima.
1. AMAZÔNIA
De acordo com o Imazon, o mês de março desse ano teve cerca de 810 km2 de floresta desmatada, oq totaliza um aumento de 216% em relação ao mesmo mês em 2020.

📸Neil Palmer
O levantamento também apontou q o desmatamento na região bateu recorde histórico para o acumulado de janeiro a março em 2021. Cerca de 1.185 km2 de áreas desmatadas, mais que o dobro do ano passado.
O Greenpeace afirma que "aumento histórico do desmatamento com taxas anuais não observadas desde 2008, com 9% de aumento em 2020 comparado ao ano de 2019".
Em 2020 já tínhamos batido um recorde, onde a taxa de desmatamento sofreu um aumento de 30% comparado aos 10 anos anteriores.

A Unidade de Conservação Florex Rio Preto-Jacundá (RO), foi a mais desmatada em 2020, com cerca de 321 km2 de áreas naturais devastadas.
Apenas no ano de 2020 o INPE mostrou que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou cerca de 34% desde o final do ano anterior.
2. CERRADO
De acordo com o INPE, no ano de 2020, o Cerrado sofreu um aumento em seu desmatamento de 12,3% em relação ao ano de 2019, isso equivale a mais ou menos um total de 7.300 km2.

📸Angeladepaula
A devastação do Cerrado tem sua alta na região chamada de Matopiba, zona de expansão da fronteira agrícola, principalmente a plantação de soja.
A plataforma MapBiomas mapeia o uso do solo nos biomas nacionais, com isso relatou que cerca de 43% do Cerrado foi transformado em áreas para uso do agronegócio, onde plantações de soja e pastagem para gados predominam na paisagem.
No ano de 2020, o INPE registrou cerca de 21 mil focos de queimadas entre os meses de janeiro e agosto. O maior já registrado até então. Muitos desses incêndios são criminoso, uma vez que o fogo é uma ferramenta importante aos agropecuários para abertura de pasto e lavouras.
Donald Sawyer, pesquisador que estuda o Cerrado há 50 anos, diz que proporcionalmente a taxa de desmatamento no bioma é maior que o na Amazônia. Já que o bioma é cerca de 2 vezes menor que a floresta tropical.
3. MATA ATLÂNTICA
Apenas entre 2018 e 2019, foram desmatadas cerca de 145 km2, onde comparado com o período anterior de 2017-2018 houve aumento de 27% de áreas degradadas. Número grande, se for pensar no quão pouco resta do bioma.

📸Victor Oliveira Sartório
O número de desmatamento vinha caindo desde 2016, e entre os anos de 2017 e início de 2018, apenas 113 km2 foram desmatado, a menor área já registrada desde 1985.
Em 2020 o MMA elaborou um decreto para reduzir a proteção da Mata Atlântica e facilitar a liberação de licenças ambientais para a construção de empreendimentos, hotéis, pousadas, condomínios etc.
Além disso, o decreto elaborado por Salles reduz a participação do Ibama na concessão de licenças ambientais para a construção de alguns tipos de empreendimentos no bioma. O decreto não foi à frente, mas a tentativa de passar a boiada foi feita.
Também em 2020, Salles determinou q a partir de abril do mesmo ano os desmatamentos irregulares feitos na Mata Atlântica até 2008 seriam anistiados (perdoados) ou terão recomposição menor. O despacho não foi aceito.
4. PANTANAL
O bioma foi destaque na mídia no ano de 2020 devido aos grandes focos de incêndios sofrido. O caso foi o pior cenário de incêndio florestal dos últimos anos de acordo com os dados da NASA.

📸Leandro de Almeida Luciano
Levando em conta apenas o Pantanal mato-grossense, o bioma teve cerca de 40% de sua área consumida pelas chamas. Mais de 2 milhões de hectares destruídos.
O bioma estava passando por uma crise de intensas secas que persistiam desde 2019 na região pantaneira. O engenheiro florestal Vinícius de Freitas Silgueiro diz q as condições de seca e vento apenas aceleraram os focos de incêndio criminosos...
Uma vez que as informações de satélite identificam mais da metade dos imóveis privados como locais onde o fogo começou. Além disso, aponta tb a desestabilização de órgãos de fiscalização ambiental como combustível p ações criminosas que agem com a ctz de que não serão autuadas.
5. CAATINGA
O bioma é um dos menos protegidos do Brasil. Assim como o Pantanal, o bioma sofreu grandes focos de incêndio no ano de 2020, mais de 250 ocorrências em vegetação nativa apenas no sertão do Pajeú foram atendidas pelo corpo de bombeiro.

📸Otávio Nogueira
O presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) e pós-doutor em Biologia, Severino Ribeiro, disse que as ações de omissão do Governo Federal e do MMA tem impactado muito no aumento das queimadas e desmatamento na caatinga e nos outros biomas.
Assim como o Cerrado, a Caatinga tbm possui queimadas sazonais em seu ciclo, no entanto, a interferência humana vem aumentando cada vez mais os focos de incêndios no bioma, que junto com a crise climática vem aumentando ainda mias o risco de desertificação do bioma.
6. PAMPA
O Pampa, assim como a Caatinga, é um dos biomas (se não o) menos protegidos. A flexibilização. Nos últimos anos o Pampa perdeu cerca de 125 mil hectares, cerca de 174 mil campos de futebol.

📸FeBozza

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nan🇧🇷🚩

Nan🇧🇷🚩 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_renaum

23 Mar
Hoje é dia de falar de uma das minhas maiores paixões. A Mata Atlântica!

Já fiz uma thread sobre ela aqui, mas olhando hoje, vejo que faltou muitas informações relevantes. Então, bora pra essa #BioThreadBr completíssima🌴🌳

Segue o fio👇 Image
A MA é a segunda maior floresta da América do Sul, ficando atrás apenas da Amazônia.

Fiz esse mapa pra vcs verem bem sua área original, que percorria toda a costa Brasileira, cobrindo os estados do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte+ Image
No entanto, a MA é um dos biomas mais impactados pelas ações humana, desde a época da invasão europeia no Brasil.

O IBGE (2014) aponta que cerca de 72% da pop. brasileira habita regiões de Mata Atlântica. Mais de 145 milhões de pessoas em 3.429 municípios+ Image
Read 26 tweets
6 Oct 20
Eae gente, beleza? Nesse post fixado vou deixar todas as minhas threads. Pra quem é novo aqui, meu foco de divulgação cientifica no tt é a biodiversidade tropical com um foco na neotropical, vou abordar temas de ecologia, zoologia, botânica e o que der na telha hahaha💚
Read 7 tweets
11 Sep 20
Eae gente, tudo bem com vcs? Hoje na minha #BioThreadBR irei falar um pouco de uma das maiores árvores do mundo, muitos já à conhecem, então segue o fio e vem conhecer um pouco mais sobre essa gigante das florestas💚🌳 Image
A Samaúma, Sumaúma, Mafumeira, entre outras dezenas de nome, é como a Ceiba pentandra é conhecida. É uma planta lenhosa da família das Malvaceaes e habitam as Américas, desde o México, passando pela América Central, até o norte da América do sul, mais especificamente na Amazônia+ Image
Essa árvore pode chegar a medir até 70 m de altura (equivale ± a um prédio de 22 andares), o diâmetro de seu tronco chega a medir 3 m, suas folhas medem em média de 20 cm, sua copa é densa, extensa e aberta horizontalmente+ ImageImage
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!