Copa Além da Copa Profile picture
Apr 24, 2021 10 tweets 4 min read Read on X
O técnico Alberto Illanes foi demitido do The Strongest, da Bolívia, após a estreia com derrota em casa na Libertadores diante do Boca Juniors.

Em tese, uma situação normal no futebol.

O diferencial desse caso é que o técnico deu a entender que foi demitido por racismo.
Para explicar que racismo seria esse, é preciso dizer que a Bolívia se divide entre dois grupos de raízes étnicas distintas: os cambas e os collas.

Há também os chamados chapacos e chaqueños, de regiões mais próximas da Argentina, mas não vamos falar deles aqui.
São dois povos que se identificam de formas diferentes e têm costumes e histórias diferentes: os collas, que moram no oeste do país, mais próximos dos Andes, nas “terras altas”, e os cambas, que moram no leste, nas regiões mais florestais, nas chamadas “terras baixas”.
Para alguns andinos, porém, o termo “colla” é considerado pejorativo. Há outros que se identificam orgulhosos com essa palavra.

Os collas são, em sua maioria, de ascendência indígena, enquanto entre os cambas há mais bolivianos brancos e descendentes de europeus.
Um fato que expõe a diferença entre esses dois povos é a participação de Gabriela Oviedo, miss Bolívia em 2003, no concurso de Miss Universo.

Ela se disse orgulhosa de ser da região leste do país, onde faz calor e não há “gente pobre, de baixa estatura, gente indígena”.
No governo de Evo Morales, 1º presidente indígena do país, houve muita tensão entre collas e cambas.

No golpe de Estado realizado durante as eleições de 2019, um dos principais responsáveis foi Luis Fernando Camacho, um camba, líder da extrema-direita boliviana.
Mas voltemos ao futebol. La Paz, de onde é o Strongest, também é região colla.

Mas Illanes insinuou que técnicos que soam “como argentinos ou espanhóis” ganham mais paciência da torcida.

“Eu sou colla, collita, igual aos paceños”, afirmou.

Estava no cargo desde março de 2020.
Illanes chegou a dizer até que implicavam com sua maneira de falar, típica de um colla.

Talvez tenha a ver com o fato de o Strongest ter uma torcida mais elitizada, como já falamos por aqui antes:
Questões étnicas são sempre delicadas.

Não somos especialistas no assunto, e se tivermos algum seguidor boliviano que quiser nos corrigir em algum ponto, ou complementar a explicação, estamos à disposição.
O Copa Além da Copa fala sobre esporte, cultura, política, história e sociedade.

Nós nos mantemos com a ajuda de um grupo de assinantes. Há recompensas para quem contribui!

Conheça nossa campanha de financiamento coletivo em apoia.se/copaalemdacopa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

May 17
Em 14 de abril de 1941, o governo Getúlio Vargas publicava o Decreto-Lei 3199 e proibia a prática do futebol feminino no Brasil.

Em 2027, mulheres de todos os cantos do planeta estarão em solo brasileiro disputando a maior competição futebolística que existe, a Copa do Mundo. Imagem mostra diversos braços de mulheres levantando o troféu da Copa do Mundo.
Um ano antes da proibição, o futebol feminino florescia. Equipes cariocas que jogavam e atraíam público foram convidadas até para ir a São Paulo, na inauguração do Pacaembu.

Mas o governo cedeu à pressão de setores conservadores da sociedade que pediam pelo fim da modalidade. Imagem é um recorte de jornal de 1940 noticiando e elogiando o futebol feminino disputado no Pacaembu.
Dessa pressão, é famosa a carta de José Fuzeira, homem sem qualquer conhecimento técnico sobre esporte ou medicina, a Vargas.

"Acuda e salve essas futuras mães do risco de destruírem a sua preciosa saúde, e ainda a saúde dos filhos delas e do futuro do Brasil!", dizia a carta. Imagem é uma foto posada de mulheres futebolistas dentro de campo na década de 1940.
Read 10 tweets
May 16
Que tal um Liverpool x Manchester United em Miami?

Ou um Real Madrid x Barcelona em Nova York?

Esse futuro pode estar próximo: a FIFA estuda permitir que jogos oficiais da temporada sejam disputados em outros países e anunciou um grupo de trabalho para avaliar a ideia. Distintivos de Manchester United e Arsenal no placar num estádio dos EUA, ao lado da bandeira do país. O estádio está lotado
O grupo, segundo a FIFA divulgou na quarta, terá representantes de clubes, ligas e torcedores.

A ideia existe há anos, sempre foi muito controversa e até gerou uma briga entre FIFA, UEFA e Premier League há mais de 15 anos:

Na época, a liga inglesa queria uma "39ª rodada". Mapa dos EUA com as camisas mais vendidas de times da Premier League em cada Estado do país ao longo de seis meses de 2018
Ela teria apenas jogos realizados fora do país.

Sepp Blatter, então presidente da FIFA, disse que o futebol não podia ser itinerante "como os Harlem Globetrotters ou o circo".

Michel Platini, presidente da UEFA, também reclamou.

Por que então essa ideia foi ressuscitada? Sepp Blatter, ex-presidente da FIFA, dá entrevista diante de um gravador. Foto de close-up do seu rosto
Read 11 tweets
May 11
Você já se perguntou porque a Groenlândia não é filiada à FIFA?

Afinal, a maior ilha do mundo tem o mesmo status dentro do Reino da Dinamarca que as Ilhas Faroe, cuja seleção está presente em todas as competições.

Há tentativas de filiação desde ao menos 1998. Imagem mostra uma partida de futebol na Groenlândia com pessoas sentadas em uma grande pedra ao fundo.
Tecnicamente, a Groenlândia é parte da América do Norte, porém, a colonização por Noruega e Dinamarca faz dela culturalmente mais próxima da Europa.

Os inuítes chegaram à ilha no século XIII, mesmo período que ela se tornou posse da coroa norueguesa. Imagem mostra a localização da Groenlândia no mapa, entre Canadá e a Europa.
Uma das grandes questões do futebol da Groenlândia é a condição climática extrema, que faz com que apenas regiões perto da costa sejam habitadas.

São apenas 56 mil habitantes em uma área enorme, o que faz dela um dos territórios de menor densidade demográfica do planeta. Imagem mostra casas em uma grande quantidade de neve na Groenlândia.
Read 10 tweets
May 10
Fundado em 1913 com o nome de Verdi, em homenagem a um dos maiores autores de óperas da história, Giuseppe Verdi, nascido em sua região, o Parma foi um clube de futebol de realizações modestas até ter sua história revolucionada por uma invenção inusitada:

O leite longa vida. Fabio Cannavaro ergue a taça da Copa da UEFA da temporada de 1998/1999 com a camisa do Parma, cercado de outros grandes jogadores da equipe
A região italiana da Emilia-Romagna é conhecida por sua produção de laticínios: é de lá que vem o queijo parmesão, o famoso parmigiano-reggiano.

No início dos anos 60, um jovem chamado Calisto Tanzi descobriu, numa viagem a Suécia, que lá se vendia leite em caixas de papelão. Um pedaço de queijo parmesão sobre um prato, ao lado de algumas lascas que parecem apetitosas
Isso era possível pela pasteurização do leite em altas temperaturas, no processo chamado UHT, que aumentava muito a validade do produto.

Tanzi então investiu alto no leite longa vida, fechou um contrato com a empresa sueca de embalagens Tetra Pak e criou um império: a Parmalat. Calisto Tanzi posa para uma foto promocional da Parmalat diante de uma vaca leiteira num estúdio
Read 11 tweets
May 8
"Insuportavelmente vivos":

Esse é o lema da torcida do Cobresal, adversário do São Paulo hoje pela Libertadores.

A frase não define só um clube que não se entrega.

Ela representa El Salvador, o último acampamento mineiro do Chile, uma cidade que se nega a desaparecer da Terra. Faixa em espanhol na torcida do Cobresal que diz "insuportavelmente vivos"
O Chile é o maior produtor de cobre do mundo.

Sua exploração foi estatizada pelo governo socialista de Salvador Allende.

Veio o golpe militar de Pinochet e várias das estatais foram privatizadas, mas não na exploração do cobre: ali, centralizou-se o trabalho na estatal Codelco. Cartaz nacionalista feito no governo Allende, em 1971, diz: "O Chile colocou calças largas. Agora o cobre é chileno!". A ilustração é um jovem chileno segurando uma bandeira do país
O acampamento de El Salvador, no meio do deserto do Atacama, já existia para fins mineradores desde o final da década de 50, mas ganhou tração mesmo a partir dos anos 70.

Um clube de futebol foi criado ali em 1979, com o intuito de se profissionalizar e competir em alto nível. Mineradores chilenos fotografados em frente a uma estação de trabalho em El Salvador, no ano de 1975. Eles usam todos capacetes similares
Read 12 tweets
May 7
Se o Flamengo sofrer um gol do Palestino, pela Libertadores, é possível que vejamos a comemoração da imagem abaixo.

Trata-se de uma homenagem a um personagem de quadrinhos que é um símbolo de resistência do povo palestino. Imagem mostra Felipe Chamorro, do Palestino, comemorando um gol com um sinal com dois dedos da mão levantados e a outra mão atrás das costas.
O Club Deportivo Palestino foi fundado em 1920 pela enorme comunidade palestina que imigrou para o Chile.

Ainda hoje, há cerca de 500 mil descendentes de palestinos no Chile, o maior número em um país fora do Oriente Médio. Imagem é a primeira foto do time de futebol do Club Deportivo Palestino, com os jogadores sentados, datada de 1920.
Os palestinos sofreram muito preconceito no Chile: eram chamados de turcos, um termo pejorativo usado a todos que vinham da região do antigo Império Otomano - daí, o termo "turcofobia" que há por lá.

Criar clubes era uma das formas de unir a comunidade e conquistar espaços. Imagem é um muro com um desenho do distintivo do Palestino e um desenho no formato do mapa da Palestina.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(