Aqui vamos falar de Ori e iniciação

Orí é sem dúvidas alguma a divindade mais importante do panteão Ioruba. Ori, a cabeça, é a primeira coisa a entrar no Aye, ori é domicílio de todas as escolhas, uma pessoa sem Orí é uma pessoa sem direção.
Para os iorubas a cabeça vai além de um membro, ela é uma divindade que origina do próprio Eledumare, Ori é o receptáculo de ideias, opiniões, sorte, emoções, do destino escolhido, da divindade escolhida, e da sorte que teremos ou não na terra. A integração de pensamento e emoção
Irão resultar na qualidade de nosso Ori. Essa cabeça é dividida em 2 partes, Ori Inú a cabeça interna onde esta nosso destino e Ori Òdé que é a cabeça física. Nela irá residir a personalidade e o intelecto do indivíduo que irá desdobrar a forma com que interagirá com Ori Inú.
Já em Ori Inú é onde reside nossa personalidade divina,o verdadeiro eu, nossa alma em seu amplo entendimento como já expliquei em um post. Orí é soberano, toda e qualquer divindade respeita a vontade e o livre arbítrio de Ori, com esse entendimento inclusive se desmistifica
Muitas narrativas construídas a fim de manipular, falaremos disso mais a frente. Orí é o Deus que possui a individualidade humana, representa o íntimo de cada ser é a expressão do sopro divino que origina a vida. Se Orí é uma divindade ele precisa ser cultuado, tratado e zelado.
Uma das incríveis facetas que Ori possui é receber o Axé do Òrìsà, e atrair para o indivíduo as principais características dessa divindade que se faz necessária para uma melhor jornada desse indivíduo na terra. E é exatamente nesse ponto que esbarramos no quesito iniciação.
Quando uma pessoa está em desalinho com seu destino, e está entregue a fortes Osobos e Ajoguns, aquele momento que muitos iniciados ou futuros iniciados conhecem: Doença, perdas, descontrole da vida, falta de progresso, perturbações variadas que se resume na famosa “cobrança”
É o Òrìsà que está cobrando? Causando toda esse desequilíbrio? NÃO, Não é! Suas ações diretas, indiretas ou ainda questões ancestrais te direcionaram para esse momento, e seu Ori entendeu que para vocês retomar o cumprimento do bom destino,
Do destino escolhido no Orun, você precisa de uma intervenção severa que é a iniciação, você precisa morrer para uma vida, para então renascer imbuído de axé e então ter todo Osobo deixado para traz, e sobretudo ter a força daquela divindade plantada em seu Ori, para que com ela
Você aprenda, e não repita os processos que lhe entregaram a degradação. Dessa forma, é nosso Orí que sinaliza iniciação e escolhe qual a divindade irá melhor nos compor para o melhor cumprimento do destino aqui na terra. Então, Não Òrìsà não irá matar você caso não se inicie!
Mas, o processo de Osobo e os Ajoguns que estão influenciando sua vida e seu destino podem sim piorar ou até interromper sua vida, e a iniciação será a única se não a mais eficaz solução para esse momento.
Voltando a Orí propriamente dito, sabemos a grandiosidade dessa divindade que é a única que nos apoia incondicionalmente e nos acompanha para o além mundo, então precisamos nutri-la de forma positiva, precisamos criar intimidades além do Borí ou da quartinha do Igba Ori cheia
Devemos assumir uma prática diária e individualizada de cultuar nosso Orí, afim de criar essa intimidade e colher os bons frutos. Então, ao acordar deve-se criar o costume de conversar com Orí, louvar Orí através de Ofós e Orikis, despertando-o com Omi tùtù( água fresca).
É nesse momento que devemos falar a Ori o que esperamos para aquele dia, ou aquele momento em que estamos inseridos, é momento de dizer a Orí nossas metas e o que queremos vencer! Orí deve ser louvado diariamente e em jejum, criando essa rotina e disciplina estaremos criando
Uma poderosa relação com essa divindade, despertando-a para sua vida, para que realmente seu Orí lhe apoie a todo tempo.Dessa forma Orí se ocupará de trazer novas oportunidades, novas pessoas para sua vida que te ajudaram a caminhar rumo ao destino escolhido!
Orí Olóore orí jè o!

A Cabeça do vencedor vencerá!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Vitor Cardozo - Ògún Yande

Vitor Cardozo - Ògún Yande Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @vhcardozo

1 May
Aqui vamos organizar todos os meus Threads para facilitar a vida de vocês rs
Aqui falaremos sobre o Natal na visão Afro religiosa

Aqui falaremos sobre a verdade absoluta dentro do Candomblé

Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!