Pq as fêmeas humanas tem menopausa? Qual o sentido evolutivo disso, q aparentemente é contraditório? Pq um indivíduo para de reproduzir praticamente na metade da vida? Vem conhecer nessa thread a hipótese da avó e do conflito intergeracional.
É um enigma evolutivo o pq fêmeas cessam a reprodução no meio da vida. A seleção natural pode favorecer a sobrevivência pós-menopausa porque as fêmeas mais velhas podem ajudar seus filhos a se reproduzir.
Mas os ganhos em cuidar de netos não são suficiente p/ se sobrepor aos ganhos de ter seus próprios filhos. Então pq as fêmeas humanas cessam a reprodução em primeiro lugar?
Foi sugerido que a menopausa em humanos seria simplesmente um produto da medicina moderna e das melhores condições de vida, com as pessoas vivendo mais, algumas fêmeas podem viver p/ além de sua idade reprodutiva.
No entanto, evidências crescentes sugerem que a menopausa em humanos é adaptativa. Enquanto outros mamíferos de vida longa podem continuar a procriar até o final da vida, elefantes, por exemplo, em seus 60 anos e baleias em seus 90 anos.
As populações humana agrupam-se em torno de 38. Após essa idade, o sistema reprodutor feminino humano passa por uma fase de rápida senescência (queda), culminando na menopausa (a perda permanente da fertilidade), uns 10 anos depois
Mas então pq seria vantajoso viver depois da idade reprodutiva? Aí entra a hipótese da avó:
A hipótese da "avó" sugere que a seleção favoreceu a sobrevivência pós-produtiva porque as fêmeas mais velhas, mesmo que não tenham mais filhos, podem +
ganhar vantagens de adaptação ajudando seus filhos existentes a sobreviverem e se reproduzirem, e elas possuem outro bem chave:
Informação
Em nossos antepassados pré-escrita, a informação estava contida apenas nos indivíduos.
Os indivíduos mais velhos e experientes eram aqueles com maior probabilidade de saber onde e quando encontrar comida, especialmente durante condições perigosas e pouco frequentes, como a seca.
Mas existe outra hipótese muito interessante p/ explicar a menopausa humana, a do conflito intergeracional.
Segundo esta hipótese a fertilidade humana teria sido moldada pela seleção para minimizar a competição reprodutiva entre gerações dentro do mesmo grupo social
Os humanos são os únicos primatas q a sobreposição reprodutiva das gerações é extremamente baixo. Ou seja, a mãe estará reproduzindo apenas por uma pequena fração da idade reprodutiva da filha. Dificilmente mãe e filha terão filhos simultaneamente.
Os humanos se destacam porque a idade máxima no último nascimento observada em sociedades de caçadores-coletores é de 47 anos; o que é muito menor do que o previsto estatisticamente, que seria 70 anos.
A menopausa em humanos é causada pelo atrito do estoque de folículos ovarianos primordiais. Entre as espécies, os estoques de folículos primordiais são evolutivamente variáveis e são ajustados ao tempo de vida e ao peso corporal de cada espécie.
O estoque inicial de oócitos e a taxa de atrito folicular em fêmeas humanas são proporcionais a uma vida reprodutiva mais longa: especificamente, uma idade na menopausa de aproximadamente 70 anos.
Por volta dos 38 anos, no entanto, há um aumento acentuado na taxa de risco folicular, de modo que, aos 50 anos, os estoques foliculares caíram abaixo de um número mínimo necessário para manter a atividade menstrual
O início da fase acelerada da senescência reprodutiva que leva à menopausa coincide com a idade em que, em populações de fertilidade natural, as fêmeas humanas podem esperar pela primeira vez encontrar competição reprodutiva da próxima geração
Para fins de comparação, não há indicação de um aumento na taxa de atrito folicular mais tarde na vida em chimpanzés, macacos rhesus ou roedores de laboratório, as outras espécies para as quais esses dados estão disponíveis.
Quer entender melhor como a menopausa evoluiu e traz benefícios a nossa espécie e pq, além das orcas, somos os únicos com menopausa? Além de como os padrões de migração de fêmeas entre grupos afetou nossa evolução, vem conferir tudo aqui:
Vale ressaltar q o uso da expressão fêmeas humanas é a título de comparação da biologia entre espécies. Não estou me referindo ao sentido identitario de ser mulher. Entendam o "fêmea humana" aqui referido no sentido de pessoa com útero
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Você conhece as fazendas de cadáveres humanos? Estas são instituições de pesquisa que buscam compreendem todo o processo de decomposição humana e elucidar casos de crimes.
P.S. pode ler sem medo q não tem imagens chocantes
Vamos começar por entender a origem das fazendas de corpos:
Primeiro de tudo, seu nome correto é Centro de Antropologia Forense, e é criação de William M. Bass, um famoso osteologista (especialista em ossos), que se juntou à equipe da Universidade do Tennessee em 1971.
Tudo começou quando Bass foi chamado p/ investigar um túmulo da época da Guerra Civil Americana. Essa tumba foi violada e encontraram um cadáver em decomposição lá, Bass foi até lá e disse q o cadáver teria uma idade de 1 ano, o q implicaria q alguém cometeu um homicídio
Você conhece a cicuta? Um dos venenos mais famosos da história, a responsável pela morte de Sócrates? Vem conhecer um pouco mais desta planta q se parece muito com uma salsa
Conium maculatum é o seu nome científico, e ela é conhecida popularmente como cicuta. A espécie tem distribuição natural na Europa e no Médio Oriente, mas encontra-se naturalizada na América do Norte e em algumas regiões da Argentina.
A planta é conhecida por dela se extrair a cicuta, uma potente mistura de alcalóides, entre os quais a cicutina, utilizada na Europa desde a antiguidade clássica como veneno. Em 399 a.C. o filósofo Sócrates foi condenado à morte, bebendo uma bebida feita de cicuta.
Vamos falar agora de outra parte do meu mestrado, as redes sociais.
Mas não as redes como @Facebook, @instagram e @Twitter, vamos falar das conexões que os animais e nós humanos fazemos ao nos relacionar.
+
Vamos começar entendendo o q é uma rede.
Bem uma rede é composta pelas interações q um indivíduo faz com os outros, quanto mais ele interage, mais ele cria conexões, logo ele forma toda uma complexa rede de interação ao seu redor. +
Essa rede pode se formar a partir de todo tipo de interação, seja ela agressiva, de amizades, carinhos, afetos ou sexuais.
Quanto mais elementos se avalia mais complexa a rede fica.
O gráfico gerado a partir disso se chama sociograma, ele evidência como nos conectamos ao todo +
Existe planta eficaz contra picada de cobras? Planta para tratamento de picada de mamba negra, jararaca, surucucu e naja? Vem conhecer um pouco das plantas que possuem ação antiofidica +
Vale ressaltar q o soro antiofidico DEVE ser usado o mais rapidamente possível.
Mas em algumas regiões q ficam afastadas de um hospital a mais de 100km o q fazer? Quanto mais tempo se demora, mais graves podem ser as sequelas do veneno. +
O soro é eficaz contra alterações cardiorrespiratórias, distúrbios de
coagulação, hemorragia, hipotensão e óbito. Porém ele tem baixa eficiência contra as lesões locais, como
edemas, necrose de tecidos, hemorragia local e reações
inflamatórias, +
Vamos conversar sobre uma parte do meu mestrado, a amamentação, mais especificamente a alo-amamentação, ou seja, uma fêmea amamentar o filhote de outra fêmea, comumente da mesma espécie rsrsrs
+
Vamos começar por entender q o leite é uma das coisas mais caras, metabolicamente falando, q uma fêmea produz. A amamentação para algumas fêmeas pode ser mais exaustivo q a gestação. Logo, se o leite é um bem tão caro, seria de esperar q elas só o dessem ao seu próprio filhote +
Mas não é bem assim, e vamos entender o pq.
Para uma fêmea produzir leite ela precisa de boa alimentação e uma boa posição social, isso pq sua posição social vai ditar diretamente o quanto ela consegue comer.
Já falei dessa outra parte do meu mestrado:
Vamos falar de um bichinho q muita gente tem medo, a paquinha:
Ela possui muitos nomes, ralo (Portugal), paquinha (Brasil), cachorro-d'água, cachorinho-da-terra, grilo-toupeira, grilotalpa e se vc conhece outros já deixa aqui!
+
A paquinha faz parte da família Gryllotalpidae, (parentes dos gafanhotos, esperanças e grilos) mais de 100 espécies distribuídas em três subfamílias (duas existentes e uma fóssil).
São insetos mundialmente distribuídos, exceto nas regiões polares
+
Já vamos começar esclarecendo que apesar de muita gente ter medo dela, ela não faz mal. Ela no máximo pode nos beliscar se formos lá incomodar ela! Se vc tentar pegar ela, provavelmente ela irá tentar se esconder entre seus dedos
+