DESIGUALDADE DE GÊNERO COMPROMETE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
É o que diz relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe sobre divisão do trabalho e direitos das mulheres 👩🏽🏫👩🎓
Quando se fala em política, o problema se exacerba. Segue o fio👇🧶
No Brasil, as mulheres representam mais da metade do eleitorado. Ainda assim, menos de 19% da composição das casas legislativas municipais, estaduais e federais é preenchida por parlamentares mulheres.
Em Fortaleza, por exemplo, as mulheres são a 56,3% do eleitorado. Ainda assim, das 47 cadeiras ocupadas na Câmara Municipal da Capital cearense, é literalmente possível contar nos dedos das mãos aquelas preenchidas por mulheres: apenas 9.
Nas eleições municipais de 2020, o então Partido da Mulher Brasileira (PMB) chegou a emplacar dois nomes para a Câmara de Fortaleza: ambos homens.
Neste ano, o partido anunciou a mudança de nome para Brasil 35.
Além da pequena representação, as mulheres na política ainda precisam enfrentar outro problema - a violência de gênero, que se manifesta em situações de assédio e ataques virulentos, por exemplo, que podem desestimular outras mulheres a entrarem na política.
O problema é nacional.
Basta relembrar o assédio sexual sofrido pela deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), quando o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) apalpou os seios dela na frente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
"Não aturarei o cidadão que veio aqui e não sabe ouvir a posição de uma mulher eleita", disse a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), na Câmara Municipal do Rio.
Seu assassinato a tiros, há três anos, é um dos casos mais extremos de violência do País.
Pelas dificuldades e pela pequena representação, as demandas femininas - como direitos reprodutivos, entrada no mercado de trabalho e remuneração justacabam - acabam sub ou mal representadas em todas as esferas do poder.
Em contrapartida, a ocupação de mulheres em cargos políticos nem sempre é sinônimo de avanço nas pautas femininas. Um exemplo é o caso da deputada federal Caroline De Toni (PSL-SC), que propôs o Projeto de Lei nº 4.213/2020, para retirar a cota de 30% das candidaturas femininas.
Em reportagem especial no O POVO+, explicamos como esta sub-representação feminina na política ameaça a democracia e compromete o desenvolvimento dos países da região.
CONHEÇA A HISTÓRIA DOS ÚLTIMOS HABITANTES DO ARRAIAL DE CANUDOS
No raiar de 5 de outubro de 1897 os quatro últimos sobreviventes de Canudos: um homem velho, dois adultos e uma criança. O quarteto foi o que sobrara do arraial criado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia.
Quando os últimos resistentes foram mortos, estava encerrada a guerra que havia começado no início de 1897, no momento que 100 homens armados investiram contra o povoado. As campanhas chegaram a 5 mil soldados. A ordem era destruir o arraial.
O líder do arraial, Antônio Conselheiro, é um cearense de Quixeramobim, nascido em 1830. Filho de um comerciante, foi professor e advogado prático. A casa de Antônio foi reinaugurada na cidade.
Praticamente todo o Ceará está suscetível à desertificação, degradação do solo provocada pela atividade humana e impulsionada pelas mudanças climáticas. Conheça a verdadeira face da desertificação e entenda como combatê-la.
Pelo menos 94% do Nordeste está vulnerável à desertificação. No Ceará, o fenômeno ameaça praticamente todo o território. Mas você sabe o que é desertificação? O que a provoca e como ela se parece?
A desertificação é um fenômeno de degradação da terra causado pelas atividades humanas (tipo a agropecuária) e pelas variações climáticas. O impacto desses dois fatores é muito forte em lugares áridos ou semiáridos.
EXCLUSIVO: Pane no Porto de Fortaleza: relatos de drogas, sumiço de contêineres e ataque hacker
O caso do sumiço dos 12 contêineres, além das falhas operacionais em protocolos de segurança e logística do Porto de Fortaleza chegaram aos ouvidos da Câmara Federal.
Sumiço de contêineres, tráfico de drogas, ataques hackers e falhas comprometem operações de carga e de segurança. Este seria o cenário do Porto de Fortaleza, segundo denúncia de funcionários e documentos obtidos pelo O POVO.
O porto é administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Governo Federal.
PADRE CÍCERO RECEBE O AVAL DO VATICANO PARA O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO
Ontem, ele foi oficialmente considerado um "servo de Deus". Esta é a primeira etapa até a chance de canonização oficial.
130 anos após ser impedido de exercer suas atividades sacerdotais, padre Cícero Romão Batista, considerado um símbolo da crença popular, iniciou ontem uma nova peregrinação em sua trajetória de fé. Ele recebeu o aval do Vaticano para o início do seu processo de beatificação.
O homem que descobriu a vocação religiosa aos 12 anos de idade e morreu aos 90 anos, em 1934, antes de ter reconhecida a sua reconciliação com a Igreja, passa agora a receber o título de “servo de Deus". Este é considerado o primeiro passo concreto até à canonização oficial.
😴O ESQUECIDO HÁBITO MEDIEVAL DE DORMIR DUAS VEZES NA MESMA NOITE
O hábito, também chamado de sono bifásico, era bastante comum durante o século 17. Ficou curioso? Segue o fio.
Para muitos, acordar no meio da noite e "perder" o sono é um pesadelo. Voltar a deitar-se e descansar pode não ocorrer com facilidade, mas para nossos antepassados, acordar durante a noite e voltar a dormir horas depois, era normal.
Também chamado de sono bifásico, o hábito era bastante comum durante o século 17. Foi o que revelou os estudos de Roger Ekircho, historiador da Universidade Virginia Tech, em 2001.
Caminhos decisórios levaram à derrocada da segregação sul-africana. A Central #DATADOC de Jornalismo de Dados, preparou um fio para você entender a trajetória dos fatos. Confira o fio.
No histórico dia 17 de Março de 1992, 68,7% da população branca sul-africana votava pelo fim do Apartheid, em vigor desde 1948. Veja aqui o gráfico da votação: bit.ly/3JjrhYL
Na época do imperialismo, a África teve suas regiões disputadas pelos países europeus na política exploratória dos seus recursos naturais. A formação da África do Sul passa pelos holandeses e britânicos no século XIX.