RICARDO SALLES SE MUDOU PRO PARÁ!

Em meio aos ataques ao povo Yanomami e as ameaças ao povo Munduruku, o ministro do desmatamento transferiu o gabinete dele, do IBAMA e do ICMBio para o Pará. O que isso quer dizer?

Segue o fio🧵👇🏾
Na semana que passou, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, transferiu temporariamente o seu gabinete, junto com os do Ibama e do ICMBio para as cidades de Altamira, Uruará, Placas, Rurópolis e Itaituba. A transferência não se dá por acaso. (1/11)
O governo Bolsonaro promove um dos maiores projetos de devastação da Amazônia brasileira já visto desde a época dos nefastos programas de colonização da região Norte empreendidos pela ditadura militar. (2/11)
Em sua gestão, Bolsonaro já atuou pra esvaziar as entidades de fiscalização, seja aparelhando-as, atacando a seus sevidores ou as desmontando. Alem disso, há o incentivo explícito para ações ilegais na Amazônia. (3/11)
No último mês, Salles visitou o Pará p/ fiscalizar a maior apreensão de madeira ilegal já ocorrida na história. Na ocasião, defendeu a prática de garimpos nas terras indígenas e, numa canetada, classificou a e madeira apreendida pela polícia federal como madeira legal. (4/11)
Com Salles, os ataques a terras indígenas e as ameaças de garimpeiros se materializaram em violência e destruição. Em Jacareacanga a sede de mulheres indígenas Munduruku foi destruída. Foi nesse município onde Salles defendeu a prática de garimpo em terra indígena. (5/11)
Ao fincar os pés no Pará, Salles confirma o que afirmei na audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, quando questionei a presença constante do ministro em encontros com madeireiros, pecuaristas e garimpeiros na Amazônia: ao invés de fiscalizar, Salles vem negociar. (6/11)
Sua vinda ao Pará é a espetacularização de uma operação que é um grande faz de conta. Afirma que virá fiscalizar ações ilegais de desmatamento e queimadas mas, ao publicizar a data e os horários do que seriam os "flagrantes", viola a regra de ouro da fiscalização. (7/11)
Dessa forma, com os detalhes da operação escancarados, possibilita aos infratores tomarem medidas que mascaram suas ações nessas regiões, sem eficácia alguma e inviabilizando qualquer possibilidade de flagrante. (8/11)
Enquanto isso, o Congresso segue fiel ao projeto de destruição desse governo, pautando legislações de desmontes e grilagem de terras, como a aprovação do PL 3.729/2004 que, na prática, representa o fim do licenciamento ambiental no país. (9/11)
Conhecendo o projeto ecocida desse governo, toda a atenção p/ estadia de Salles no Pará é importante. Cabe a nós denunciarmos suas tentativas de prosseguir passando a boiada sobre o meio ambiente em prol de criminosos que não medem esforços pelos seus próprios interesses. (10/11)
Não temos tempo a perder. O combate que empreendemos no presente é a garantia do futuro dos povos da Amazônia. Em defesa dos povos Yanomami, Munduruku e de todos os demais, #ForaSalles #ForaBolsonaro (11/11)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Vivi Reis

Vivi Reis Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(