"Sobre o anarquismo" de Nicolas Walter. Publicado por @bterralivre , Centro de Cultura Social e NELCA. 2022.
Tradução por Achiamé e revisão por Andrew Artur Martins Leite.
Sobre o Anarquismo é um dos principais textos de propaganda do anarquismo britânico da geração de 1960.
Nicolas Walter (1934-2000), foi um dos principais militantes anarquistas ingleses da geração do pós segunda guerra. Historiador de formação, dedicou sua vida ao jornalismo, sendo conferencista e editor de jornais, ensaios e livros anarquistas.
"Democracia e Poder - A escamoteação da Vontade", de Eduardo Colombo. Publicado por Intermezzo Editorial, 2018.
Organização e tradução por Plínio Augusto Coelho.
Eduardo Colombo (1929-2018) foi um um dos maiores anarquistas da contemporaneidade. Argentino, desde jovem ingressou nas fileiras da FORA (Federação Operária Regional Argentina), onde se tornou um anarquista para toda vida.
Foi diretor do La Protesta, o principal jornal anarquista da Argentina e América Latina. Médico e Psicanalista, foi professor de psicologia social na Universidade de Buenos Aires até o golpe militar de 1966.
"Nestor Makhno e a Revolução Social na Ucrânia", de Alexandre Skirda. Publicado por Editora Imaginário, 2001.
Tradução de Alexandre Skirda e Plínio Augusto Coelho.
Esse livro é uma coletânea de artigos e documentos históricos dedicado a história da Revolução Ucraniana. Com textos de Alexandre Skirda, Nestor Mahkno e Alexander Berkman, além de documentos históricos da Makhnovitchina.
Como decorrência da Revolução de Fevereiro de 1917 na Rússia, as prisões do império russo foram abertas, e milhares de prisioneiros libertos, entre eles, o anarquista ucraniano Nestor Makhno.
"Ecologia Social e outros ensaios", de Murray Bookchin. Publicado por Editora Achiamé, 2010.
Organização e prefácio por Mauro José Cavalcanti.
Nesse dia, em homenagem a morte do anarquista norte americano Murray Bookchin, postamos mais um livro dele na página, dessa vez, uma coletânea de diversos ensaios que cobrem toda a vida do autor, onde ele explora as relações intrínsecas entre anarquismo e ecologia.
Nesse livro encontramos artigos importantes sobre a definição e o desenvolvimento da Ecologia Social, a perspectiva que mostra que a relação de dominação entre a humanidade e natureza, não deve ser buscada na natureza, mas sim, na relação de dominação do humano sobre o humano.
"Confederalismo Democrático", de Abdullah Öcalan. Publicado por Rizoma Editorial, 2016.
Tradução do Coletivo Libertário de Apoio a Rojava. Introdução de Ana Paula Massadar Morel. Posfácio de Eduardo Viveiro de Castro.
Abdullah Öcalan é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. O PKK surge em 1978 na Turquia, com o objetivo de lutar pela autodeterminação dos curdos. Em 1984 iniciam uma guerra popular prolongada contra o Estado Turco.
Em 1999, Öcalan, secretário geral do partido no exílio, se torna alvo de uma conspiração internacional coordenada pela CIA. É preso e condenado a morte por traição na Turquia.