Livros Anarquistas Profile picture
Os livros anarquistas são armas contra o fascismo! 🏴📔🏴
Nov 7, 2022 24 tweets 11 min read
Nesse próximo domingo (13-11) acontecerá a XII @FeiraAnarquista de São Paulo! 🏴🚩

Para ajudar vocês, montamos uma lista de indicações de lançamentos e títulos para ficar atento e ir atrás!

Segue a lista! 🧶 A @tendadelivros está com a coleção completa Charlas Y Luchas, focando em mulheres anarquistas! Trabalho editorial impecável!
Sep 2, 2021 23 tweets 8 min read
"Democracia e Poder - A escamoteação da Vontade", de Eduardo Colombo. Publicado por Intermezzo Editorial, 2018.

Organização e tradução por Plínio Augusto Coelho. Eduardo Colombo (1929-2018) foi um um dos maiores anarquistas da contemporaneidade. Argentino, desde jovem ingressou nas fileiras da FORA (Federação Operária Regional Argentina), onde se tornou um anarquista para toda vida.
Jul 31, 2021 17 tweets 7 min read
"Nestor Makhno e a Revolução Social na Ucrânia", de Alexandre Skirda. Publicado por Editora Imaginário, 2001.

Tradução de Alexandre Skirda e Plínio Augusto Coelho. Image Esse livro é uma coletânea de artigos e documentos históricos dedicado a história da Revolução Ucraniana. Com textos de Alexandre Skirda, Nestor Mahkno e Alexander Berkman, além de documentos históricos da Makhnovitchina.
Jul 30, 2021 18 tweets 7 min read
"Ecologia Social e outros ensaios", de Murray Bookchin. Publicado por Editora Achiamé, 2010.

Organização e prefácio por Mauro José Cavalcanti. Image Nesse dia, em homenagem a morte do anarquista norte americano Murray Bookchin, postamos mais um livro dele na página, dessa vez, uma coletânea de diversos ensaios que cobrem toda a vida do autor, onde ele explora as relações intrínsecas entre anarquismo e ecologia. Image
Jul 16, 2021 24 tweets 8 min read
"Confederalismo Democrático", de Abdullah Öcalan. Publicado por Rizoma Editorial, 2016.

Tradução do Coletivo Libertário de Apoio a Rojava. Introdução de Ana Paula Massadar Morel. Posfácio de Eduardo Viveiro de Castro. Image Abdullah Öcalan é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores do Curdistão. O PKK surge em 1978 na Turquia, com o objetivo de lutar pela autodeterminação dos curdos. Em 1984 iniciam uma guerra popular prolongada contra o Estado Turco. Image
Jul 9, 2021 16 tweets 7 min read
"O Organismo Econômico da Revolução", de Diego Abad de Santillan. Publicado pela Editora Brasiliense, 1980.

Tradução de Arnaldo Spindel e Pierrer André Ruprecht. Prefácio de Mauricio Tragtenberg, Introdução de Félix Garcia. Image Diego Abad de Santillan é um dos mais importantes anarquistas da história. Santillan foi membro ativo da Federação Operária Regional Argentina (FORA) em sua estadia na América Latina, na Espanha foi membro da CNT e um dos fundadores da Federação Anarquista Ibérica (FAI). Image
Jul 6, 2021 17 tweets 6 min read
"A mulher é uma degenerada" de Maria Lacerda de Moura. Publicado por @tendadelivros , 2018.

Organização e edição de Fernanda Grigolin. Image Essa é uma edição fac símile e comentada do livro escrito pela anarquista e feminista brasileira Maria Lacerda de Moura, publicado originalmente em 1924. Image
Jun 27, 2021 21 tweets 7 min read
"O Individuo, a Sociedade e o Estado, e outros ensaios", de Emma Goldman. Publicado pela Editora Hedra, 2011.

Introdução de Carlo Romani, tradução e organização de Plínio Augusto Coêlho. Image Nesse livro, encontramos uma série de importantes ensaios escritos pela anarquista e feminista Emma Goldman.
Jun 25, 2021 19 tweets 3 min read
E lá vamos nós de novo... Não existe oposição entre Greve Geral e Ação Direta. Toda greve é uma forma de Ação Direta!

Falamos um pouco sobre as origens da noção de Ação Direta nesse fio aqui:



Recomendamos você darem uma conferida! Mas, queríamos comentar sobre outra coisa hoje, vocês sabem o que significa Greve Geral?

Em especial, como os anarquistas e sindicalistas revolucionários concebem a Greve Geral!
Jun 23, 2021 8 tweets 1 min read
"Nós temos que organizar as forças trabalhadoras - não para as tornar um quarto partido no Parlamento mas para os transformar numa formidável MAQUINA DE LUTA CONTRA O CAPITAL. Nós temos que agrupar trabalhadores de todas as categorias com este único propósito: "GUERRA CONTRA A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA".
Jun 20, 2021 11 tweets 2 min read
Ação Direta é talvez o principal conceito do Anarquismo.

Surgiu em meio a experiência de luta dos sindicalistas revolucionários que desde a Associação Internacional dos Trabalhadores defendiam que a emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores. A Ação Direta então se desenvolveu como expressão do Sindicalismo Revolucionário em suas mais diversas táticas: A GREVE, A SABOTAGEM, O BOICOTE, O PIQUETE, A MANIFESTAÇÃO.
Jun 20, 2021 16 tweets 6 min read
"Escritos a vermelho", de Voltairine de Cleyre. Publicado por Barricada de Livros, 2019. Esse livro é uma antologia de textos escolhidos da anarquista norte americana Voltairine de Cleyre.
Jun 18, 2021 4 tweets 1 min read
"1 - O Sindicalismo Revolucionário se baseia na guerra de classes, tem por objetivo a união de todos os trabalhadores manuais e intelectuais em uma organização econômica que luta pela emancipação do jugo da escravidão salarial e da opressão do Estado. Image Seu objetivo consiste na reorganização da vida social sob a base do Comunismo Livre, pelos meios de ação revolucionária da própria classe trabalhadora.
Jun 16, 2021 17 tweets 6 min read
"Um cadáver ao sol - A história do operário brasileiro que desafiou Moscou e o PCB" de Iza Salles. Publicado pela Ediouro Publicações, 2005. Image Neste livro, Iza Salles, jornalista e ex guerrilheira da Vanguarda Popular Revolucionária, nos conta a história de um nome esquecido da historiografia sobre o movimento operário brasileiro, Antonio Bernardo Canellas.
Jun 11, 2021 22 tweets 8 min read
"A Revolução Mexicana" de Ricardo Flores Magón. Publicado por Intermezzo Editorial. 2019.

Tradução e seleção de Plínio Augusto Coêlho. Apresentação de Alexandre Samis. Image Este livro é uma coletânea de artigos, discursos e manifestos do anarquista mexicano Ricardo Flores Magón.
Jun 10, 2021 23 tweets 9 min read
"Anarquismo e Revolução Negra, e outros textos do Anarquismo Negro." De Lorenzo Kom'boa Ervin. Publicado por Coletivo Editorial Sunguilar. 2015.

Tradução de Mariana Corrêa dos Santos e Revisão de M. Ponciano Image Essa é a primeira edição brasileira do livro do anarquista norte americano Lorenzo Kom'boa Ervin. Image
Jun 9, 2021 18 tweets 7 min read
"Escritos Revolucionários" de Errico Malatesta. Publicado por @editorahedra , 2007.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Organização e tradução de Plínio Augusto Coêlho. Introdução de Max Nettlau. Nesse livro, encontramos uma seleção de importantes artigos do anarquista italiano Errico Malatesta, publicados em sua maioria para diversos jornais da imprensa operária e anarquista.
Jun 7, 2021 14 tweets 6 min read
"NEM PÁTRIA, NEM PATRÃO: Memória operária, cultura e literatura no Brasil", de Francisco Foot Hardman. Publicado por Editora Unesp , 2002. Image Nem pátria, nem patrão, do historiador brasileiro Francisco Foot Hardman, foi publicado originalmente em 1983 e é um clássico da história do trabalho e do anarquismo no Brasil. Image
Jun 3, 2021 19 tweets 7 min read
A questão feminina em nossos meios" de Lucía Sánchez Saornil. Publicado por @bterralivre e Eleuterio Editorial , 2015.

Seleção e tradução de Thiago Lemos Silva. Esse é o primeiro livro publicado em nosso País de escritos da anarquista e feminista espanhola Lúcia Sánchez Saornil.
May 30, 2021 20 tweets 8 min read
"De baixo para cima e da periferia ao centro: textos políticos, filosóficos, e de teoria sociológica de Mikhail Bakunin." publicado por Editora Alternativa, 2014.

Organizado por Andrey Cordeiro Ferreira e Tradução de Tadeu B. de S. Tonoatti. Esse livro é uma coletânea de documentos secretos, obras publicadas e manuscritos do anarquista russo Mikhail Bakunin.
May 28, 2021 18 tweets 7 min read
"O Curto Verão da Anarquia - Buenaventura Durruti e a Guerra Civil Espanhola", de Hans Magnus Enzensberger. Publicado pela editora Companhia das Letras. 1987.

Edição didática por @editoramonstro . Image Nessa obra, o escritor baviero Hans Magnus Enzensberger nos narra a biografia de um dos maiores anarquistas da história: Buenaventura Durruti.