2/- os EUA pedem a inclusão na oferta das compras feitas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)
3/- Por que isso é uma ironia?
Porque nos EUA, através do “made in all of America”, Biden já anunciou que irá priorizar empresas nacionais instaladas nos EUA para as compras públicas.
Nada de abrir compras públicas para outras empresas e países.
4/- No Brasil, Guedes/Bolsonaro abriu, unilateralmente, as compras públicas para empresas estrangeiras.
De acordo com a CNI, 72% acreditam em impacto negativo “alto” ou “médio” da maior participação de concorrentes de fora em licitações no Brasil.
5/- As compras públicas é um instrumento estratégico usado no mundo inteiro, pelo lado da demanda, para transferir tecnologia, internalizar tecnologia e fortalecer e recuperar o mercado interno, principalmente fortalecendo cadeias produtivas nacionais.
6/- A CNI indica que apenas 6% das compras públicas no Japão estão cobertas pelo acordo global. Na UE, essa cobertura chega a 20%. Nos EUA, são 48% das aquisições governamentais.
Ou seja, mais da metade das licitações continua privilegiando locais.
“Ao aderir ao Acordo de Compras Públicas, o Brasil abre mão, como regra geral, do uso de requisito de transferência de tecnologia e conteúdo local em suas licitações”.
10/- “Ao declarar que a oferta é ambiciosa, conforme noticiaram , o governo deu a senha para que os outros países peçam mais. Certamente, a oferta brasileira será rejeitada e entregaremos mais um tanto. Ficaremos em uma condição de submissão total.
2/ - A State Grid transferiu sua participação de 100% da Luneng Group para uma empresa estatal especializada em logística e embalagem, que é propriedade conjunta da State Grid e das empresas estatais China Reform Holdings Co. Ltd. e China Chengtong Holdings Group Ltd.
3/ - A mudança ocorre depois que o órgão fiscalizador de empresas estatais do país, SASAC, ordenou que as empresas que administram se concentrassem em seus negócios principais, com a finalidade de fortalecer a capacidade energética do país.
2/- Segundo relatório do TCU ( TC 006.734/2003-9 – o custo do apagão energético de 2001, teve como principal origem a falta de investimento e não falta de chuva:
i) O custo direto da crise elétrica foi de R$ 45, 2 bilhões de reais (valores de 2001), por falta de investimento.
3/- ii) O custo direto (R$ 45, 2 bilhões de reais -valores de 2001), incorrido por todos os brasileiros, em razão do apagão elétrico, entre os anos de 2001 e 2002.
A taxa de desocupação alcança 14,7% no 1º trimestre de 2020, mais desalento de 5,6%, "desemprego" de 20,3%
Pessoas auto declaradas negras, a taxa de desemprego é de 18,6%.
Para os jovens, a taxa de desemprego é de 31%.
Segue🧶
2/- O racismo estrutural:
Quando consideramos a taxa de desemprego por cor ou raça, a taxa dos que se declararam brancos (11,9%) ficou abaixo da média nacional; porém a dos pretos (18,6%) e a dos pardos (16,9%) ficou acima.
Racismo não é "mimi", é real e concreto...
3/- A taxa de ocupação é uma das menores da história, com apenas 48,4%, o que aponta para um processo de recuperação difícil, caso não tenhamos uma taxa de crescimento econômico elevada e contínua.
Outro informação é o crescimento do trabalhador por conta própria, como Uber