1. Radiação.
no espaço, os astronautas são expostos a variados tipos de radiação e a níveis mais elevados do que na Terra.
as 3 fontes principais de radiação são: partículas presas no campo magnético da Terra, partículas energéticas solares e raios cósmicos galácticos.
a grande exposição à radiação traz riscos pra saúde.
o aumento do risco de câncer e doenças degenerativas, como doenças cardíacas, foi observado em populações humanas expostas a muita radiação.
para reduzir os riscos, a NASA tá desenvolvendo novos detectores para monitorar e caracterizar esses ambientes com radiação.
tbm tão implementando procedimentos operacionais que usam alguns materiais pra diminuir essa radiação (não vou entrar em detalhes aqui)
2. Confinamento.
a equipe fica confinada num ambiente pequeno por um bom tempo, equipe essa que costuma ser composta por pessoas diferentes, de lugares e culturas diferentes.
os astronautas podem ter seus relógios biológicos alterados por fatores como ambiente pequeno e barulhento, alterações no ciclo de “dia” e “noite”, e até mesmo dias 37 minutos mais longos em Marte.
os cientistas tão usando técnicas como a actigrafia, que ajuda a avaliar e melhorar o sono.
tbm estão procurando usar realidade virtual pra simular ambientes relaxantes pra ajudar a melhorar o humor da equipe confinada.
3.Distância da Terra.
a Estação Espacial Internacional (ISS) fica a ~400 km da Terra, a Lua fica ~1000 vezes + longe e a distância média até Marte é de ~225 milhões de km.
com um atraso de comunicação Terra-Marte de até 20 min, a equipe precisa ser capaz de resolver problemas +
sem a ajuda do controle de missão da NASA.
e ao contrário das tripulações da ISS, que recebem suprimentos através de voos de carga da Terra, os astronautas indo a Marte terão que levar todos os alimentos, medicamentos e equipamentos que vão precisar pra toda a missão.
a NASA pesquisa problemas médicos q podem acontecer e quais habilidades e equipamentos a equipe deve ter p/ lidar c/ eles, além da possibilidade de assistência virtual.
tbm tão melhorando o processamento, embalagem e preservação de alimentos p garantir q permaneçam bons por anos.
4. Campos gravitacionais.
os astronautas passarão por 3 campos gravitacionais diferentes: nos 6 meses entre os planetas, a tripulação não terá peso; em Marte, estarão em ~1/3 da gravidade da Terra; e ao voltar, terão que se readaptar à gravidade daqui.
essa alteração de gravidade afeta a orientação espacial, coordenação, equilíbrio e locomoção. ao passar da ausência de peso p/ gravidade de Marte, podem ter intolerância ortostática, que os deixa incapazes de manter a pressão arterial qdo em pé, levando a tonturas e desmaios.
outro ponto é que sem a gravidade da Terra, os ossos que sustentam nosso peso perdem em média de 1% a 1,5% da densidade mineral por mês durante o voo espacial. após voltar à Terra, a perda óssea pode não ser completamente recuperada. mas os riscos de fratura não são altos.
testes funcionais podem melhorar o controle de equilíbrio após o pouso na superfície; há tbm um dispositivo que ajuda na circulação; e ainda, a deterioração dos músculos e a densidade óssea são observados usando ressonância magnética.
5. Ambientes fechados.
micróbios podem alterar suas características no espaço, e microorganismos que vivem no corpo humano são transferidos mais facilmente de pessoa p/ pessoa em ambientes fechados, como a estação espacial.
amostras de sangue e saliva são analisadas p/ identificar alterações no sistema imunológico e ativação de vírus latentes;
a NASA tbm tem monitorado a qualidade do ar na ISS p/ garantir que não esteja contaminado c/ certos gases.
(instrumento que monitora componentes do ar ⬇️)
assim, com muita pesquisa e avanços na tecnologia, será possível ir cada vez mais longe fora da Terra!
é isso, gente! espero que tenham gostado!
p/ mais conteúdo de astronomia, não deixem de seguir!
sigam tbm @AstroThreadBR e @AstroMiniBR
bora entender a diferença entre asteróide, cometa, meteoroide, meteoro e meteorito?
👇🏻
asteroide:
um corpo relativamente pequeno e rochoso que orbita o Sol (assim como planetas mas com massas bem menores)
(c) NASA/JHUAPL
cometa:
um objeto relativamente pequeno, que ao passar perto do sol aquece e libera gases formando uma atmosfera (coma) de poeira e gás e às vezes tbm uma cauda de poeira e/ou gás.
Na foto acima temos as 10 maiores luas do Sistema Solar, mas aqui vou falar apenas das 7 primeiras pra não ficar muito grande e pq são as que são realmente consideradas grandes luas.
então vamo lá, de trás pra frente pra dar aquele mistério 👇🏻
7º: TRITÃO é o maior satélite de Netuno!
É a única grande lua que orbita na direção contrária da rotação do planeta, ou seja, numa órbita retrógrada!
Cientistas acreditam que Tritão é um objeto do cinturão de kuiper que foi capturado pela gravidade de Netuno! +
É verdade que a órbita da Terra não é um círculo perfeito. Durante parte do ano, a Terra está mais próxima do Sol do que em outras épocas. Porém, no hemisfério norte, temos o inverno quando a Terra está mais próxima do Sol e verão quando está mais distante!
Comparando com o quão distante o Sol está de nós, a mudança de distância Terra-Sol ao longo do ano é pequena e não faz muita diferença pro nosso clima. O motivo das estações é outro!
Mercúrio: por ser o planeta que se movia mais rápido em torno do Sol, Mercúrio foi batizado em homenagem ao deus mensageiro romano Mercúrio. Mercúrio também era o deus dos viajantes.
Vênus: o planeta + brilhante no céu noturno, foi nomeado em homenagem à deusa romana do amor e da beleza, é o único planeta c/ nome de uma mulher. Vênus pode ter recebido o nome da mais bela divindade do panteão pq era o + brilhante dos planetas conhecidos pelos povos antigos