Vendo a CPI dá a impressão de que a base do governo @jairbolsonaro tira muitas informações de um grupão de zap, né? E é isso mesmo. Fizemos uma reportagem no @TheInterceptBr para entender a atuação e articulação do governo, conto aqui. 👇🧶 theintercept.com/2021/06/09/cpi…
Os figurões do gov. Flávio Bolsonaro, Ciro Nogueira e Fernando Bezerra evitam os holofotes e dão espaço ao pelotão da cloroquina dos senadores Heinze, Girão e Marcos Rogério. A avaliação do governo é de que a CPI não vai dar em nada...
Assim, minimizam os depoimentos e documentos que indicam, no mínimo, a negligência do gov. federal na crise de oxigênio em Manaus, negociações de vacinas e orientações de políticas públicas feitas por quem nem cargo tem.
Na visão do governo, caso haja denúncias, apostam que Lira, na Câmara, e Aras, na PGR, não vão avançar sobre Bolsonaro. Os senadores que tentam justificar as ações do governo, muitas vezes se baseiam em fakenews para justificar tratamento precoce ou colocar em dúvida as vacinas💉
Heinze me contou que no grupão de zap pega informações e não as checa. Não me falou quem são as pessoas do grupo, apenas citou que fazem parte do "médicos pela vida". Esse pessoal publicou em jornais a defesa de tratamento precoce, sem base científica. theintercept.com/2021/02/28/por…
Ou seja, quando especialistas e gestores da saúde pública do país são provocados e questionados pelos senadores, em boa parte do tempo, estão ali para desmentir fakenews que viralizam por aí.
Há um fluxo: além dos senadores do pelotão da cloroquina ganharem moral com o governo, suas falas são disseminadas em redes bolsonaristas e de extrema-direita. Com isso, mesmo que neguem, já estão cotados para disputarem o governo em seus estados ( CE, RO e RS) em 22.
Mais no texto 🗞️🗞️
Aliás, durante entrevista, o senador Marcos Rogério me pediu para "desapegar da lógica" para entender a comparação que fez sobre propaganda privada de medicamento e a propagação que @jairbolsonaro faz da cloroquina.
📽️
🔉🔊
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh