Pneus F1 2022: junto com a modificação nos carros virão também novos pneus, ou melhor, novo tamanho de pneu. A F1 pretende se desfazer os queridos 13” pelos 18”. Por quê? Como ficam os tempos? O que muda nos carros? Segue o fio. 🧶
O que muda: assumindo o aro 18”, perfil baixo e pneus dianteiros mais estreitos a força absorvida por eles diminuirá muito o que exigirá de outros pontos do carro, nos levando às novas suspensões que estão sendo formuladas para o carro de 2022.
Lembram da questão dos túneis de Venturi que os carros terão ano que vem? Pois é, rodas maiores impactam no fluxo de ar, afetando diretamente a aerodinâmica e o peso do carro. (BOUM tá tudo conectado né? Até parece que esse povo ganha pra pensar nos carros).
O carro terá reação + rápida e uma aderência menor logo o que de inicio trará dificuldade aos pilotos.
A Pirrelli prometeu também compostos que tornarão o controle de desgaste de pneu + fácil (eu ouvi Stroll e Checo fazendo 2 GPs com o mesmo pneu?)
Motivos: principalmente comercial, não vemos mais nas ruas carros com pneus 13” então não existe interesse na fabricante em continuar com eles.
Também existe a questão de marketing pois trazendo um perfil + baixo torna o carro + esportivo (e cá entre nós ficou bonito né?)
Existe também a questão de transferência de tecnologia entre as equipes de fórmula e as montadoras de carros esportivos e quanto mais perto do “real” for a fórmula mais fácil se torna essa transferência. Ou seja, tudo é questão ECONÔMICA.
Tempo: a previsão é de que os carros ficarão de 2 a 3 segundos mais lentos.
Tipo: permanece os mesmo de hoje.
Fofoca: há boatos que cobertores de pré-aquecimento não serão permitidos a partir de 2023, pra aumentar o desafio das equipes e pilotos no aquecimento de pneus. (Mercedes, por que choras?)
E ai quais são as expectativas para os novos pneus? Vai dar boa?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Hoje a FIA anunciou o novo regulamento para os carros da Fórmula 1 a partir de 2026.
Então bora de entender o que irá mudar e como isso pode afetar a competição.
Motor
Essa era a modificação mais esperada e a que já estavamos falando tem um tempo.
Um dos pontos mais importantes é a saida do MGU-H, esse cara sempre foi um grande problema para as equipes devido seu alto custo de desenvolvimento e de montagem/manutenção e tudo mais.
Com a saída o MGU-H a unidade de potência se tornará mais barata e menor – sim o espaço ocupado no carro fará diferença. Mas não será perdida potência, o MGU-K de 2026 fornecerá três vezes mais potência, atualmente ele fornece algo entorno de 160 cv, no novo regulamento poderá fornecer 435 cv.
Terminaram os 3 dias de teste de pré-temporada da Fórmula 1, mas e ai o que a gente consegue tirar de informação desse evento?
Fiz um resumo do que eu li, ouvi e assisti.
Sintam-se a vontade para palpitar e colocar suas observações.
Começando pela Scuderia Ferrari
Ela trouxe um carro com várias atualizações, o carro está realmente bem diferente do que vimos em 2023. Mas o que mais importa do que vimos nos treinos: tudo indica que o novo carro come menos pneu – um problema crônico da equipe desde 2021.
A equipe testou algumas configurações na parte de saída/entrada de ar.
A e eles abandoaram aquele conceito de sidepods que parecia uma graaaaande banheira
Lá vem ela, ela mesmo: a semana de testes de pré-temporada da Fórmula 1.
Então bora entender o que tanto esse povo testa por lá?
Serão 3 dias de testes no circuito do Bahrein - que também será a casa do 1º Grande Prêmio de 2024 - no qual as equipes terão a oportunidade de ver se os dados coletados em simulares é compatível com o "mundo real" .
Os 3 dias de teste são divididos em período da manhã e da tarde.
Em cada período apenas um carro / piloto por equipe pode ir para a pista.
Não existe regra de como fazer essa divisão dos pilotos entre dias e períodos.
Os freios de um carro de Fórmula 1 conseguem ser SIMPLES e COMPLEXOS ao mesmo tempo.
Então cola nesse fio para entender um pouco mais quais os componentes do sistema de freio e como tudo isso funciona
Quem é o fabricante?
Atualmente a fornecedora dos itens principais do sistema de freio é a italiana Brembo.
Ela force a maioria dos carros peças hidráulicas (pinças, bombas e unidades by-wire) e de fricção (discos e pastilhas de carbono).
Quais os componentes do sistema de freio?
O sistema de freio é composto basicamente de: discos de freio, pinças, pedal e cilindro mestre – todos interligados por tubulações e com uma unidade Brake-by-Wire que controla os freios traseiros.
Então vem comigo nesse SUPER resumo do que aconteceu nas 19 voltas em COTA.
Na largada tivemos Max Verstappen achando que ainda tava disputando pelo título e “fechando” a porta para Leclerc que largou bem.
Com isso menino Leclerc perdeu o rumo de casa e perdeu a posição para Hamilton.
Enquanto isso….
Menino Piastri foi sendo passado por vários pilotos.
Na hora que Russell foi ultrapassou ele achou q tudo bem usar o LADO DE FORA da pista pra isso.
Resultado? 5 segundos de punição para o menino George.