Com a vacinação rolando, muitas pessoas ficaram com dúvidas como: por que temos reações adversas após a vacinação? Por que algumas pessoas não tem? Não ter reações pode indicar que não fiz uma resposta protetora?
Vou explanar nesse fiozinho para tu ler no café da tarde ☕️🧶👇
Quando existe um organismo invasor no corpo, ou quando recebemos uma vacina, produzimos uma gama de moléculas a partir da ativação de células de defesa do nosso sistema imunológico, que estão sempre alertas e vigilantes pela nossa corrente sanguínea
Os estágios inicias da resposta vão ser orquestrados por diversas células do sistema imune inato (nossa primeira linha de defesa, inespecífica, que responde no menor sinal de um organismo estranho, seja ele quem for) e moléculas, que podem desencadear essas reações que sentimos
A produção aumentada de uma dessas moléculas (também chamadas de citocinas) é o interferon tipo I (IFN-I), que desempenha um papel vital na potencialização dos estágios iniciais da resposta imune
O IFN-I agrupa uma mistura de IFN-β, vários subtipos de IFN-α e outros.
O IFN-I junto com o IFN-λ (que é um INF-III) são produzidos logo após o contato com patógenos e têm efeitos antivirais poderosos, agindo em todo o corpo para o IFN-I e no sistema respiratório para o IFN-III
O IFN-I é produzido principalmente pelos macrófagos, e células dendríticas (DC), a partir da interação com moléculas associadas ao patógeno (chamados de PAMPs). É como se fosse ama carteira de identidade: eu estudando ela, vou reconhecer o vivente se ele aparecer na minha frente
As DC são super especialistas nesse reconhecimento. Elas tem, na sua superfície, mecanismos específicos para reconhecer esses PAMPs, chamados de PPR (receptores de reconhecimento de padrões complementares)
Vamos pegar um exemplo prático de uma vacina de RNA por exemplo: o PAMP (RNA) será reconhecido pelas PPR dessa células (ex.: MDA-5, RIG-I na figura), conforme mostrado pelo círculo vermelho, na figura abaixo:
Naturalmente, temos vacinas que envolvem tecnologias diferentes, e podem ativar rotas específicas dentro desse processo. Mas de uma forma geral, envolve o reconhecimento por parte dessas células e o INF-I induz a ativação de DC
Por que é importante isso Mell?
Justamente porque a ativação permite que essas células (DC) apresentem o antígeno (a proteína Spike, por exemplo) para células T CD4 + e CD8 + naïve, ou seja, células que ainda irão aprender a reconhecer um determinado patógeno, como um vírus por exemplo
As células CD4 + ativadas estimulam a produção de anticorpos específicos pelas células B (figura esquerda), enquanto as células CD8 + se diferenciam em células efetoras (figura direita) que irão neutralizar células infectadas pelo vírus, por exemplo!
Além disso, o IFN-I tem efeito estimulador direto sobre as células T, promovendo a expansão ótima dessas células (formação de clones) e a formação de células de memória de longa duração, tanto para células T CD4 + quanto CD8 +.
Os adjuvantes das vacinas ajudam para que essa resposta seja formada. Ainda não temos uma evidência direta, mas pela lógica da resposta imunológica, os efeitos colaterais das vacinas da COVID-19 são um produto de um aumento de IFN-I enquanto montamos uma resposta imune eficaz
Esses efeitos podem ser variados em quem apresenta essas reações, variando conforme a idade, sexo, entre outros fatores (lembram que para algumas vacinas, efeitos são mais relatados em jovens do que pessoas mais velhas? então)
Os efeitos colaterais da vacinação são leves-moderados e transitórios, e indicam apenas que a vacina está fazendo seu trabalho de estimular a produção de interferon, um imunoestimulador presente no corpo.
Legal Mell, mas eu não senti nada! Significa que não montei resposta? 😢
Não significa isso! Nos ensaios clínicos, um número significativo de pessoas não relatou efeitos secundários e, ainda assim, observamos uma alta % de participantes que formaram uma resposta imune!
Tem pessoas que não costumam ter dor de cabeça ou tem pouca febre, ao passo que outras outras podem ter muita febre ou sentem dor de cabeça com maior frequência. Isso tudo varia conforme o organismo, a resposta imune não é igual para todas as pessoas :)
Portanto, fique tranquilo! Ter ou não reações após a vacina não vai indicar que tu fez (ou não) uma resposta imune! Os dois fenômenos (ter ou não reações após a vacina) são esperados e foram observados nos ensaios clínicos. O importante é todos nos vacinarmos
E não esquecer de voltar para a segunda dose, se a vacina que tu recebeu tiver o esquema de 2 doses! Anota na agenda, coloca um lembrete no celular para não esquecer a data!
E mesmo vacinado, seguir usando máscara e fazendo distanciamento!
A gripe aviária é uma preocupação de longa data e, com mais hospedeiros diversos e próximos de nós, como o gado leiteiro, especialistas buscam estimar riscos de uma nova epidemia em humanos
Vamos fazer um giro nos RISCOS e dados 👇🧵
Em um post, a epidemiologista @dr_kkjetelina trouxe uma ilustração de onde nós estaríamos em um "caminho a ser percorrido" pela gripe aviária até se transmitir entre humanos.
A imagem dá uma noção importante sobre o cenário atual e é importante trazer alguns contextos:
1) Casos esporádicos em humanos são vistos desde 2003, possivelmente a partir de contatos com as secreções de animais infectados (como aves, por exemplo)
Vamos falar SÉRIO, SEM SENSACIONALISMO sobre uma importante novidade: a detecção de um novo coronavírus na China, com características parecidas com coronavírus humanos conhecidos e se temos risco de uma pandemia dele
Fica no fio para entender essa notícia e contexto 👇🧵
Vamos ao que o artigo mostrou: a descrição do HKU5-CoV-2, descoberto em MORCEGOS.
Ou seja, quando alegam que foi encontrado em um "laboratório Chinês", na verdade foi descoberto por estes pesquisadores, mas o vírus em si foi achado na NATUREZA, em morcegos.
O que preocupa? O HKU5-CoV-2 (ou segunda linhagem do HKU5-CoV) tem POTENCIAL de usar uma porta de entrada "parecida" com aquela que outros coronavírus que infectam humanos, o receptor ACE2 humano.
Portanto, há um potencial em infectar humanos, mas ainda não comprovado
Vou tentar fazer um resumo para não ficar tão grande, bora y bora 👇🧵
METAPNEUMOVÍRUS (HMPV)
Desde meu último fio, a análise de risco global de uma pandemia desse vírus segue sendo baixa, segundo a OMS, mas a situação está sendo monitorada no mundo e no Brasil.
No Hemisfério Norte, com a chegada do inverno, é vista a co-circulação de diversos patógenos respiratórios, como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (RSV), Mycoplasma pneumoniae, HMPV. Também segue havendo casos de Covid-19 who.int/westernpacific…
Foi noticiada, recente e infelizmente, a morte de um menino de 13 anos, cujo quadro foi agravado pela infecção por vírus Influenza A e uma bactéria conhecida que, em casos graves, pode levar a necrose de tecidos embaixo da pele
Falaremos da bactéria Streptococcus pyogenes 🧵👇
Antes de tudo: este fio tem caráter informativo, trazendo dados sobre a bactéria em questão, sinais e sintomas, prevenção e tratamento. As questões relacionadas a condução de caso não serão tratadas aqui, tá bom? Imagino que isso será analisado por especialistas daqui pra frente
Streptococcus pyogenes é classificada como gram-positiva e beta-hemolítica (duas informações relevantes para a escolha de quais recursos - meios de cultura- usar para ajudar em seu diagnóstico)
Ela é bem conhecida e é o principal patógeno bacteriano específico do ser humano
DENGUE NO BRASIL: com diversos municípios de SP declarando emergência, a Dengue já mostra que 2025 será um ano desafiador para seu enfrentamento, e nesse fio, vamos falar sobre SINAIS DE ALERTA, PREVENÇÃO, VACINAS E REPELENTES
Bora? 🧵👇
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Sabemos que o início do ano é marcado por um aumento de casos de arboviroses, pelas temperaturas mais altas, períodos mais frequentes de chuva, etc
🚨com a crise climáticas, surtos maiores e em regiões antes chamadas de "frias" se tornam mais frequentes
Mas há (mais) outros agravantes:
▪️ uma maior dispersão do DENV-3, com aumento significativo em SP, AP, MG e PR
por circular menos em anos anteriores, grande parte da população é suscetível ao DENV-3, dado que os que mais tem circulado, ao longo dos anos, são o DENV-1 e 2.
NOROVÍRUS pode estar por trás dos casos de diarreia e gastroenterites vistos especialmente no litoral de SP, mas é importante falarmos desse vírus pois estamos num período em que casos são esperados em diversos locais
Tudo sobre esse vírus 🧵👇
O Norovírus é um vírus entérico da família Caliciviridae e a principal causa viral de vômito, diarreia e doenças transmitidas por alimentos nos Estados Unidos, segundo o CDC. Aqui no Brasil, também é um grande causador dessas condições