EDITORIAL: A temporada de queima na Amazônia está apenas começando, mas o descaso renitente do governo, somado ao agravamento das secas, permite vislumbrar uma tempestade perfeita bit.ly/2Va2bY8
"A devastação ambiental segue fora de controle. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Amazônia registrou em junho o maior número de focos de incêndio para o mês desde 2007. No Cerrado, foi o maior índice desde 2010."
"A temporada de queima na Amazônia – entre julho e outubro – está apenas começando, mas o descaso renitente do governo, somado ao agravamento das secas, permite vislumbrar uma tempestade perfeita."
"A devastação se alastra indiscriminadamente. Segundo o relatório MapBiomas, em 2020 o volume de áreas desmatadas em todo o País subiu 14% em relação a 2019."
"A alta foi verificada nos seis biomas brasileiros: no Pantanal, por exemplo, foi de 43%; no Pampa, 99%; e na Mata Atlântica, 125%. O crescimento foi menor na Amazônia (9%) e no Cerrado (6%). Mas ambos respondem por 92% de toda a área devastada: 61% na Amazônia e 31% no Cerrado."
"Os próximos meses serão críticos. Em junho o País entrou no período de seca, que costuma se estender até setembro."
"Mas a estiagem neste ano será mais severa, por causa do resfriamento das águas superficiais do Pacífico – o La Niña. A região central registrou em junho o menor volume de chuvas em 91 anos."
"Sob a gestão do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, órgãos ambientais como o Ibama e o ICMBio foram desmantelados e desprestigiados a olhos vistos."
"A articulação com as Forças Armadas não foi completamente eficaz e o próprio presidente do Conselho Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão, admitiu mais de uma vez o descompasso com o Ministério do Meio Ambiente."
"O período de 60 dias previsto para a nova operação de Garantia da Lei e da Ordem na Amazônia é menor do que o dos anos anteriores e do que os 90 dias que vinham sendo reivindicados por Mourão."
"Segundo o Instituto Socioambiental, no primeiro biênio do governo (2019-20) o desmatamento nas unidades de conservação aumentou 48,3% em relação a 2017-18. Nas terras indígenas, o aumento foi de 42,5%."
"Enquanto nas Áreas de Proteção Ambiental estaduais a alta foi de 58,2%, nas federais foi de 90,8%. Nas unidades de conservação de uso sustentável administradas pelo governo federal por meio do ICMBio, o desmate aumentou 129,8%."
"Entre as 20 terras com maior histórico de pressão e conflitos com garimpeiros, grileiros e madeireiros, o desmatamento cresceu inacreditáveis 534%."
"A falta de planejamento adensa a atmosfera de impunidade – acalentada desde sempre pelos atos e palavras do presidente da República – que oxigena os agressores ambientais. A tragédia está anunciada."
"Centenas de milhares de troncos já estão no chão, a seca está no ar e não faltarão mãos para riscar o fósforo."
Leia do editorial completo 'Devastação ambiental'
aqui bit.ly/2Va2bY8
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
INÉDITO: Dados públicos mostram que filhas solteiras de militares recebem até R$ 117 mil mensais de pensão bit.ly/3hu0yvR
👇🧶
Só no ano passado, o Brasil gastou R$ 19,3 bilhões com pensões militares; 60% dos beneficiários são filhas, segundo dados divulgados pela primeira vez pela Controladoria-Geral da União (CGU) bit.ly/3wmZZcQ
As pensões nas Forças Armadas são regidas pela lei 3.765 de 1960, que permite que filhas solteiras dos militares recebam os valores indefinidamente após a morte do pai bit.ly/3wmZZcQ
EDITORIAL: O Estado deve investigar com isenção todos os fatos suspeitos. Não existe imunidade ou impunidade por parentesco, sejam quais forem os envolvidos bit.ly/3ymjbIV
"O Estado Democrático de Direito exige a investigação de fatos suspeitos e indícios de crime. Ninguém está acima da lei. Para isso, é fundamental que as instituições possam, dentro de suas respectivas competências, funcionar de forma independente."
"O governo Bolsonaro atua em sentido contrário à elucidação dos fatos, seja negando qualquer possibilidade de corrupção no governo – daí que toda investigação seria por princípio desnecessária –, seja tentando que as instituições operem dentro de uma lógica de lealdade pessoal."
Manifestantes vão às ruas por impeachment de Bolsonaro em atos pelo País; acompanhe bit.ly/36cBgNq
Atos em defesa do impeachment do presidente Bolsonaro são registrados no Rio de Janeiro, Recife, assim como em Teresina, Maceió, São Luís e Porto Velho; acompanhe bit.ly/36cBgNq
O protesto no Rio de Janeiro foi encerrado por volta das 13h50 deste sábado. Durante o ato na Candelária, milhares de manifestantes gritaram palavras de ordem, como "impeachment, já" e "fora, Bolsonaro"; acompanhe bit.ly/36cBgNq
EDITORIAL: Chance de voltar a ver no Palácio do Planalto um presidente da República digno do cargo a partir de 1.º de janeiro de 2023 não pode ser desperdiçada bit.ly/2SPPX6g
"O futuro não está perdido, como as agruras desta quadra tormentosa da história do País fazem parecer. A depender da escolha da maioria dos eleitores no pleito do ano que vem, os próximos anos poderão ser mais ou menos trevosos no Brasil."
"Trata-se da escolha mais importante desde quando foi devolvido aos brasileiros o direito ao voto direto para presidente. O que estará em jogo, ao fim e ao cabo, é o estado da democracia no País."