Os resultados preliminares da pesquisa "PaqueTá Vacinada" são animadores! Feita em parceria com a @oficialfiocruz, a ação teve grande adesão da população, com mais de 2,3 mil exames de sangue realizados.
A análise das amostras coletadas mostrou que, dentre as pessoas residentes da ilha que já haviam sido vacinadas contra covid-19 antes da imunização em massa, 90% apresentaram anticorpos para a doença.
Além disso, cerca de 40% dos adultos não vacinados antes da pesquisa e 21% das crianças e adolescentes já haviam tido contato prévio com o vírus e apresentavam anticorpos.
Com isso, é possível afirmar que a vacinação já contribui de forma significativa para a proteção da população a partir da primeira dose - o que não descarta a importância da dose de reforço para completar a imunização.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A vacinação contra a covid-19 nesta terça-feira, 06 de julho, é destinada a homens com 42 anos e repescagem para pessoas com 42 anos ou mais no período da tarde, gestantes, puérperas e lactantes.
📌As unidades também seguirão aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante de vacinação.
📌Lactantes precisam apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança
📌 Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para a segunda dose, é importante levar também o comprovante da primeira aplicação.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informa que, após a verificação dos dados de todos os 756 casos de vacinação com suspeita de aplicação de doses fora da validade, constatou que nenhuma de suas unidades aplicou doses vencidas.
Até o momento, já foram contactados 741 pacientes e em nenhum desses casos houve aplicação de dose fora da data de validade do imunizante. Os registros desses casos continham erros no sistema e a grande maioria já foi corrigida. Os demais estão em processo de ajuste.
Os outros 15 registros seguem em investigação, pois não houve sucesso nas tentativas de contato com os usuários, mas não há qualquer indício de que houve aplicação com doses vencidas nestes casos.
Hoje foi dia da coletiva para apresentação do boletim epidemiológico da covid-19 e temos alguns marcos para comemorar:
📌 Há três semanas, não há fila de espera para internação, com nenhum paciente aguardando mais de 24 horas
📌 A ocupação dos leitos reduziu de 96% para 77%
📌 Houve 27,5% de redução de pacientes internados e 44% de redução de óbitos por covid-19
📌 Chegamos à marca de 4 milhões de doses aplicadas da vacina, com 3 milhões de cariocas vacinados, sendo 1 milhão com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única)
As notícias são boas, mas os cuidados devem continuar! A maior parte da cidade segue classificada com risco alto (28 regiões administrativas) e as medidas de proteção à vida seguem válidas até o dia 12/07, mantendo o nível de alerta de cada região.
A vacinação contra a covid-19 nesta sexta-feira, 2 de julho, é destinada a:
- Pessoas com 43 anos (mulheres pela manhã e homens à tarde)
- Gestantes, puérperas e lactantes (18 anos ou mais)
- 2ª dose, conforme data do comprovante
🎯 Prefira se vacinar a partir das 10h. Os postos ficam mais vazios!
📌 Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Quem vai receber a 2ª dose deve levar também o comprovante da 1ª aplicação.
📌Por orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas receberão apenas as vacinas Pfizer ou CoronaVac, de acordo com a disponibilidade. Para serem vacinadas, devem apresentar cartão de pré-natal, e termo de esclarecimento assinado, disponível em coronavirus.rio/vacina
A vacinação contra a covid-19 nesta quinta, 1º de julho, é destinada a:
- Pessoas com 44 anos (mulheres pela manhã e homens à tarde)
- Gestantes, puérperas e lactantes (18 anos ou mais)
- 2ª dose, conforme data no comprovante
🎯 Prefira se vacinar a partir das 10h. Os postos ficam mais vazios!
📌 Quem vai receber a vacina deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Quem vai receber a 2ª dose deve levar também o comprovante da 1ª aplicação.
📌 Por orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas receberão apenas as vacinas Pfizer ou CoronaVac, de acordo com a disponibilidade. Para serem vacinadas, devem apresentar cartão de pré-natal, e termo de esclarecimento assinado, disponível em coronavirus.rio/vacina
A partir do dia 26 de abril, o novo cronograma de vacinação abrange o grupo de comorbidades e deficiências permanentes, incluindo, segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI).
As seguintes condições: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.