O debate dos problemas nacionais está tão tenso e distorcido, e a percepção dos fatos políticos tão contaminada, que uma declaração singela do senador Omar Aziz, retirada do contexto, é capaz de gerar uma nota tão grave - e sem foco - como a emitida pelo Ministério da Defesa.
Não se pode deixar de perceber que certas reações são efeito colateral da excessiva presença de militares - muitos ainda na ativa - em cargos de natureza civil. Mas excessos de uma retórica anacrônica jamais conseguirão ocultar excessos de vícios burocráticos.
O debate precisa ser mais equilibrado em todos os lados. A exibição de força menos explícita e equivocada. Nenhum personagem pode confundir seus humores e seus interesses com o destino das instituições.
Ainda há tempo de se reencontrar o rumo e o equilíbrio. De outro modo, podemos vivenciar o caos, a intolerância e a violência.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ciro Gomes

Ciro Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @cirogomes

8 Jul
Você sabia que Ciro tem 40 anos de vida pública e jamais enfrentou um só processo por corrupção? Você também sabia que Ciro recusou as vantagens que são oferecidas à classe política? Quer saber mais? Veja aqui o que faz de Ciro um político tão diferente. #CiroDePerto #FichaLimpa
Em 40 anos de vida pública, Ciro nunca enfrentou um só processo por corrupção. #CiroDePerto #FichaLimpa
Ele também se recusou a receber as aposentadorias que tinha direito como ex-deputado, ex-prefeito de Fortaleza e ex-governador do Ceará. #CiroDePerto #FichaLimpa
Read 5 tweets
25 Jun
IMPEACHMENT JÁ! Leia o Fio! 👇

Então foi assim que se passou:

Em março deste ano um servidor de carreira do ministério da saúde descobriu GRAVES IRREGULARIDADES na tentativa de importação da vacina indiana COVAXIN;
as irregularidades são muito simples de entender e estão DOCUMENTADAS: a nota fiscal da importação (invoice) foi expedida por uma empresa que não era a empresa do contrato nem da sua representação no Brasil; 👇
o valor do contrato previa o pagamento do frete e seguro por conta da importadora, a nota fiscal espetava esta conta no caixa da União;

o contrato original determinava o pagamento após o recebimento das vacinas, a nota fiscal previa pagamento ANTECIPADO; 👇
Read 9 tweets
17 Jun
Pra quem não está sabendo, o governo Bolsonaro cortou o orçamento do Inpe – que deve desligar até agosto o supercomputador que faz previsão de estiagem. Sabem o que isso significa? 👇 #CiroAvisou
Que graças ao sucateamento dos órgãos de pesquisa e fiscalização, não vamos conseguir saber a real situação dos reservatórios – em meio a uma das piores secas da história. 👇 #CiroAvisou
Dentro de pouco tempo, o Brasil enfrentará uma crise hídrica que afetará nosso sistema elétrico – nas mesmas proporções, ou maior, que a crise de 2001. 👇#CiroAvisou
Read 4 tweets
3 Jun
É muito grave o que tem de explícito e implícito na decisão do comandante do Exército de não punir o general Pazuello por sua clara participação em um ato político-partidário.
O regulamento disciplinar do Exército é muito claro: nenhum militar da ativa pode participar de ato desta natureza. O ato de Pazuello foi igualmente claro no que teve de afrontoso e politicamente desavergonhado.
Sob que ótica, então, senão a do estímulo à anarquia e a da quebra da ordem institucional, o comando da força fecha os olhos a tal atitude? Vivemos hoje um dia anti-histórico. Que clama reflexão, atenção e repúdio das forças vivas da nação.
Read 4 tweets
28 May
Para ficar bem claro: o que Lupi defendeu, teoricamente, em uma entrevista, não foi a substituição do voto eletrônico por voto em papel. Mas o aperfeiçoamento da urna eletrônica, tornando-a capaz de gerar um canhoto impresso. (...)
Ou seja: as pessoas votariam em uma urna eletrônica semelhante à atual e seu voto também seria computado eletronicamente. Só que cada urna geraria e armazenaria um comprovante que seria retido por ela, de forma secreta e indevassável. (...)
Qual o problema em tornar um sistema, que já é bom, em um sistema melhor? Qual o problema de termos uma cópia de segurança impressa, palpável e acima de qualquer suspeita, para eventual checagem? (...)
Read 7 tweets
19 May
Lula, não é que você não queira brigar. É que para isso você usa bajuladores e seu gabinete do ódio. O que você não quer é debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder. Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. O povo brasileiro não merece isso.
Estamos vivendo a maior crise de nossa história, temos que debater problemas e diferentes projetos com seriedade. Quero brigar contra a corrupção, a desindustrialização que você promoveu, a desigualdade que você manteve, os juros que seu governo pagou.
Mesmo porque, eu não gostaria de tratar você como amigo. Todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio. Eu quero, sim, tratá-lo como oponente, em uma disputa política de alto nível, em torno de ideias, propostas, projetos e fatos.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(