Após 36 anos, polícia reabre o caso de Marco Aurélio. O escoteiro que desapareceu misteriosamente pode ter sido assassinado.
No dia 08/06/1985, um grupo de 4 escoteiros, liderado por Juan Bernabeu Céspedes, foi ao Pico dos Marins, de 2420m. A montanha é situada na Serra da Mantiqueira - SP.
Pela manhã, montaram um acampamento na base do pico e iniciaram a escalada ao cume. Durante a trilha, porém, um dos garotos, Osvaldo Lobeiro, machucou a perna e ficou com a mobilidade reduzida.
Assim, Céspedes pediu que Marco Aurélio Simon, à época, de 15 anos, retornasse ao acampamento e, no caminho, deveria fazer marcações para guiar o grupo. Após alguns minutos, a equipe perdeu o monitor – cargo para o qual Marco fora eleito na noite passada – de vista.
Ao chegarem numa bifurcação, Céspedes optou pelo caminho da direita, pois o escolhido pelo jovem, o da esquerda, seria repleto de obstáculos.
O líder acreditava que os caminhos se juntariam novamente, mas este não foi o caso. Chegaram ao acampamento no dia seguinte, às 5h da manhã, para encontrar a mochila de Marco Aurélio, mas não o rapaz em si. Então, reportaram o desaparecimento e as buscas foram iniciadas.
Por ser filho do jornalista Ivo Simon, a repercussão midiática do caso foi estrondosa. Durante cerca de um mês, uma equipe de centenas de pessoas, incluindo policiais, bombeiros, militares e voluntários, assim como helicópteros e aviões, vasculharam a região.
Céspedes foi alvo de incessantes investigações. Grande parte dos envolvidos nas buscas acreditavam que ela era o culpado pelo desaparecimento e tentaram o imputar algum crime que o responsabilizasse pelo fato.
Especula-se que ele foi até mesmo torturado em interrogatórios. Além disso, muitas outras controvérsias cercaram o caso, incluindo um incêndio no terceiro dias de buscas, que alguns acreditam ter sido proposital.
Também foram formuladas teorias que “explicariam” o sumiço. Um delegado especulou que poderia ser obra de alienígenas, enquanto outra informa que o cadáver de Marco estaria numa cova escavada no terreno da casa de uma família da região.
De toda forma, as investigações foram oficialmente encerradas em 8 de abril de 1990, quando foi judicialmente ordenado que o caso fosse arquivado; contudo, o caso está sendo reaberto a pedido da Polícia Civil do município de Piquete - SP.
A requisição foi deferida pela Justiça.
Segundo Fábio Cabett, delegado da Polícia Civil, uma testemunha alegou que seu pai, que sofreria de transtornos mentais, teria matado e enterrado o garoto dentro de sua propriedade, conforme já era especulado previamente.
“As informações trazidas são, aparentemente, fidedignas. Foram confirmadas por outras pessoas, então a gente precisa investigar”, afirmou a juíza Rafaela D’Assumpção Cardoso Glioche, que deferiu a reabertura da investigação. O trabalho de reconhecimento já foi iniciado.
“Provavelmente teremos que escavar lá para ver. Na área tem uma casa, que era uma igrejinha, e já fomos autorizados pelo proprietário a fazer a busca. Teoricamente, temos dois lugares para pesquisar: essa casa e o terreno”, informou Cabett.
Além da investigação da propriedade, também serão colhidos os depoimentos das duas filhas do antigo proprietário do imóvel, que moram em Minas Gerais, assim como serão apurados relatos que apontam que Marco ainda pode estar vivo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A criança de 6 anos que foi arrastada no asfalto pelo lado de fora de um carro e chamada de ''boneco de Judas'' por bandidos do RJ:
João Hélio Fernandes Vieites, intitulado por João Hélio, foi uma criança que ficou conhecida pelo Brasil inteiro em 7 de fevereiro de 2007, ao ser vítima de um latrocínio.
No dia do crime, por volta das 21h, no bairro Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) a família de João havia saído de casa. Rosa Cristina Fernandes (Mãe), Aline Fernandes (13 anos) e João Hélio (6 anos) estavam no carro e pararam no sinal vermelho.
Homem russo força o estuprador de sua filha a cavar a própria cova e se matar:
Vyacheslav Matrosov, russo de 35 anos, é casado e pai de duas filhas. Em setembro de 2021, ele estava com seu melhor amigo, Oleg Sviridov, 32, quando pegou o celular do parceiro. Enquanto olhava a galeria, Matrosov encontrou um conteúdo perturbador: Sviridov abusando de sua filha
No vídeo, Sviridov força uma das filhas de Matrosov, de apenas 8 anos, a realizar atos sexuais nele, enquanto se escuta a menina dizendo, em prantos, “Oleg, já chega, não aguento mais. Eu quero ir para casa”. Após ver a filmagem, o pai da vítima espancou o pedófilo.
Corpo de adolescente que estava desaparecida há 1 ano é encontrado sem vida em carro de artista. Entenda o caso D4vd e Celeste:
Um caso ganhou repercussão internacional neste mês de setembro. O corpo de Celeste Rivas Hernández, de 15 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro de um Tesla registrado em nome do cantor David Anthony Burke, conhecido como d4vd, de 20 anos, em Los Angeles.
A descoberta aconteceu no dia 8 de setembro de 2025, quando funcionários de um pátio de reboque, em Hollywood Hills, acionaram a polícia após sentirem um forte odor vindo do veículo.
Entenda o caso Iryna Zarutska, a ucraniana que foi brutalmente assassinada dentro de um trem nos Estados Unidos:
Na noite de 22 de agosto de 2025, a vida de Iryna Zarutska, de 23 anos, terminou de forma brutal dentro de um metrô em Charlotte, Carolina do Norte. Refugiada ucraniana, ela havia deixado Kiev em 2022, fugindo da guerra.
Nos Estados Unidos, trabalhava em uma pizzaria, estudava, falava inglês fluentemente, se dedicava à arte e sonhava em ter uma vida tranquila. Seus amigos e familiares a descreveram como uma jovem que era gentil, criativa e apaixonada por animais.
🚨Menina de 11 anos morre após ser espancada por cinco colegas dentro da escola, após se recusar a “ficar” com um deles:
Alícia Valentina Lima Santos Silva, de 11 anos, faleceu no domingo (7), no Hospital da Restauração, em Recife, após ser brutalmente espancada por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na segunda-feira (8) e lido durante reportagem da TV Globo na terça-feira (9), Alícia foi violentamente agredida por quatro meninos e uma menina no banheiro da escola, na última quarta-feira (3).
O bizarro caso da mulher que apareceu morta após dizer que estamos em uma matrix. “É tudo um jogo, um experimento social”:
Erin Valenti, de 33 anos, nasceu em Greater Salt Lake City, em 1986. Ela completou seus estudos na University of Internacional Business and Economics. Segundo artigos, Erin foi CEO Fundadora da TINKER, uma startup tecnológica de aplicativos corporativos de Utah (EUA).
Em outubro de 2019, Erin viajou a negócios para Palo Alto, Califórnia; segundo os pais, Erin ligou para eles e teve uma longa conversa: na ligação ela reclamava que havia deixado a amiga em um local e que no momento não encontrava nenhum carro para alugar.