Ariel Palacios Profile picture
Jul 17, 2021 25 tweets 6 min read Read on X
A semana agitada da Argentina:
O Promotor Claudio Raval pediu formalmente na Justiça uma investigação sobre envio de 70 mil cartuchos anti-tumultos e granadas supostamente remetidas pelo então presidente Maurício Macri para Jeanine Áñez na Bolívia...
.... no dia seguinte à sua posse em La Paz, 3 dias depois da renúncia do presidente Evo Morales e sua partida do país em 2019.
O caso veio à tona devido à uma carta na qual um general boliviano, Jorge Terceros, teria agradecido o envio do material ao governo argentino.
Existem divergências sobre o assunto, já que Terceros afirma que essa não é sua assinatura....e que naquela data ele renunciou ao cargo.
Um mini-guia para entender os mega-imbróglios políticos da Bolívia (coluna de março):
labsnews.com/pt-br/artigos/…
E hoje foi um dia de tribunais...
É que a ex-presidente e atual vice Cristina Kirchner prestou depoimento porque é acusada há anos na Justiça pelo pacto feito com o Irã em 2012 com um suposto encobrimento dos envolvidos no atentado feito contra a Associação Mutual Israelita Argentina,...
.... a AMIA, um ataque terrorista que hoje completou 27 anos.
Os kirchneristas dizem que o caso contra Cristina é um disparate...e os macristas dizem que o caso contra Macri é um disparate.
(um clássico de políticos argentinos governistas e opositores...todos sempre se fazendo de vítimas, sempre “alvos de conspirações”, todos)
Mas, ambos casos – Macri e Cristina - prometem esquentar a campanha para as eleições parlamentares de novembro. E mais casos de ambos...
E estes foram apenas dois capítulos adicionais de uma semana que se encerra agitada na Argentina... o país teve más notícias na área econômica e pandêmica.
Na 4afeira a Argentina – que tem 44 milhões de habitantes - ultrapassou a faixa de 100 mil mortos pela covid-19.
100.250 mortos desde o início da pandemia em março do ano passado, para ser específico
Vacinação: 46.4% da população vacinada com pelo menos uma dose.
E 11,39% vacinadas com as duas doses.
Na 5afeira as autoridades anunciara, o índice de inflação:
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), a inflação de junho foi de 3,2%.
A inflação acumulada desde janeiro é de 25,3%.
A inflação acumulada dos últimos 12 meses é de 50,2%.
No início do ano o governo do presidente Alberto Fernández calculava que a inflação seria de 29%.
Isto ocorre em um cenário no qual a pobreza, de acordo com os últimos índices, relativos ao 2o semestre do ano passado, é de 42%
E desses 42%, 10,5% são considerados indigentes, isto é, pessoas que não conseguem se alimentar de forma regular diariamente
Mas as 8 graves crises que ocorreram nos 46 anos seguintes, tanto em governos militares e civis, peronistas como não-peronistas, elevaram a pobreza de forma persistente.
No governo do ex-presidente Carlos Menem a pobreza começou a ficar estrutural e com a crise de 2001-2002 ela chegou a 57% de pobres.
Engenheiros, professores, advogados, viraram favelados, catadores de papel, sem teto.
Em 2003 a pobreza começou a cair até 23,4% em 2006. Mas em 2007 voltou a crescer...e nunca mais parou.
Cristina Kirchner tentou camuflar a pobreza maquiando os índices, afirmando que o país tinha apenas 6% de pobres, “menos que a Alemanha”.
Depois, deixou de publicar os números. Seu então ministro da Economia, Axel Kicillof, afirmou que dar os dados seria “discrimar” os pobres.
Mas no mundo real C.Kirchner finalizou seu mandato com 30,2% de pobres.
Com Maurício Macri escalou para 36%.
E nos últimos tempos, já no mandato de Alberto Fernández, com esses tenebrosos 42%.
A inflação argentina desde 2008, quando ela voltou à casa dos dois dígitos anuais:
2008: 23%
2009: 14,8%
2010: 25,7%
2011: 22,5%
2012: 25,2%
2012 25,2%
2013: 27,9%
2014: 38,5%
2015: 27,8%
2016: 40,7%
2017: 24,7%
2018: 48%
2019: 53,8%
2020: 36,1%

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ariel Palacios

Ariel Palacios Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @arielpalacios

Mar 24, 2024
Seção serial-killers com poder:
Hoje, pela efeméride do golpe militar argentino de 24 de março de 1976, que instaurou o regime militar mais sanguinário da América do Sul no século XX, vamos com uma thread sobre o assunto: Image
Há 48 anos, no dia 24 de março de 1976, iniciava na Argentina um período de 7 anos da ditadura militar mais sangrenta da História do século XX na América do Sul (uma ditadura q até ressuscitou o uso do empalamento para torturar e assassinar aqueles q consideravam seus opositores) Image
A ditadura argentina aplicou uma série de formas de eliminar pessoas que considerava “subversivas”, fosse elas vinculadas a grupos guerrilheiros, civis sem militância política alguma, estudandes secundaristas, universitários, empresários, aposentados, entre outros.
Read 117 tweets
Mar 8, 2024
E aaaaaaateeeençãooooo!! Agora, neste #8M, em nossa sessão “O Atacadão do Thread”, uma sequência de “Feminicídio for ultra-hiper-mega dummies”.... Image
Levando em conta que vários gajos me perguntam “êta, se assassinatu di muié é feminicídio, assassinatu di hóme é ‘homEnicídio’ ?" Bom, para atender essas inquietudes, vamos explicar no que consiste isso... Image
Se uma mulher é morta por um ladrão em um assalto a um banco não é “feminicídio”.... Feminicídio é o assassinato de mulheres cometidos por homens por questões de gênero Image
Read 18 tweets
Dec 25, 2023
Como foi definido o dia oficial do Natal...e como foi definido o ano de nascimento de J.Cristo? Image
Na Bíblia não exista data alguma referente ao nascimento de Cristo. Mas, 25 de dezembro já era uma festa nos ritos da mitologia greco-romana, muito antes do surgimento dos cristãos, durante os 6 séculos prévios.
As festas de arromba para celebrar o deus Saturno – as “Saturnálias” – começavam com o Solstício de Inverno no Hemisfério Norte (mas que tinha um erro de cálculo na época) e chegavam a seu apogeu dias depois, no 25 de dezembo. Image
Read 13 tweets
Dec 24, 2023
FUNDADOR DE UMA FAMOSA RELIGIÃO FOI UM BEBÊ REFUGIADO: Segundo os relatos religiosos, no ano 0 de nossa Era, um casal – José e Maria - morava em Nazaré, na época reino de Judeia, mas sob ocupação do Império Romano. Mas, foram informados que o rei (uma espécie de colaboracionistan dos romanos)....
...Herodes, a.k.a. ¨O Grande¨ tinha a crença de que havia acabado de nascer um potencial rival, que no futuro seria rei dos judeus. Considerando que a criança era uma terrorista, decide matar todos os bebês do reino.
Perante a decisão do líder psicopata, o casal de Nazaré decide migrar às pressas. No meio do caminho, em Belém, nasce seu filho, que recebe o nome de Jesus.
Read 9 tweets
Sep 28, 2023
O Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina, o Indec (equivalente ao brasileiro IBGE) anunciou que a pobreza subiu dos 36,5% no 1º semestre do ano passado para 40,1% no 1º semestre deste ano. Image
Já a proporção dos mais pobres dos pobres, os indigentes, isto é, aqueles que passam fome com frequência, que no ano passado eram 8,8% dos argentinos, agora seriam 9,3%.
A pobreza é maior ainda em províncias controladas pelos caudilhos, como no Chaco, onde a ala conservadora do peronismo governa como aqueles antigos coronéis do nordeste brasileiro, e onde a pobreza na capital, a cidade de Resistencia, é de 60,3%.
Read 13 tweets
Aug 16, 2023
Os mercados estão assustados pelo surgimento de Javier Milei, um economista mega-ultra-neoliberal, que lidera um partido de extrema-direita (sim, ambas coisas), que quer privatizar as escolas públicas e o sistema público de saúde. Ele também promete que vai fechar o Banco Central, algo que apavora os empresários.
Na 2afeira, o "The Day After" das Primárias, os títulos da dívida pública argentina caíram até 12%
E de quebra, ele quer - em um país com um Estado sem dólares - eliminar o peso, a moeda nacional. E substituí-la pelo dólar.
Esse discurso faz que muitas pessoas achem que vão receber em dólares como nos Estados Unidos, com salários equivalentes aos americanos.
Não. Vão ganhar em dólares com salários de Burundi...
Ele declarou que é a favor da venda de órgãos, já que prega um sistema 100% capitalista. E, em uma entrevista indicou que não seria contra a venda de crianças (e fez uma nuance, dizendo “bom, eu não venderia um filho meu”).
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(