🔴🎥 AO VIVO I AO VIVO I Airton Antônio Soligo (Airton Cascavel), ex-assessor de Pazuello
Empresário é considerado ‘ministro de fato’ na gestão de Pazuello. Depois de passar pelo Ministério da Saúde, Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel atuou como secretário de governo em Roraima brasildefato.com.br/2021/08/05/ao-… via @redebrasilatual
Airton Cascavel negociou com Bolsonaro apoio a candidato nas eleições de 2020 em Boa Vista. Assessor de Pazuello na Saúde foi deputado pelo mesmo partido que Bolsonaro na Câmara dos Deputados nos anos 90 brasildefato.com.br/2021/08/05/air…
#CPIdaCovid I Airton Cascavel diz que conheceu Eduardo Pazuello durante a intervenção federal em Roraima, em 2018. O ex-ministro da Saúde e o empresário foram secretários na gestão do governo estadual
Cascavel diz que Pazuello, com "estilo militar", o convidou por telefone para o Ministério da Saúde. Afirma que foi convidado para ser "colaborador eventual", diz ter "doado seu tempo", sem a perspectiva de ser nomeado. [+]
"Levei só três roupas pra Brasília". Mesmo assim, admite ter participado da primeira reunião do centro de comando do Ministério da Saúde, ainda na gestão do ministro Nelson Teich. À época, Pazuello era secretário-executivo da pasta
Airton Cascavel disse que foi deputado federal pelo antigo PPS (hoje Cidadania). No entanto, no pleito de 1998, quando elegeu-se para a Câmara, ele era filiado ao extinto PPB.
A sigla era a mesma que o atual presidente Jair Bolsonaro integrava naquela época. Cascavel transferiu-se para o PPS apenas no ano seguinte, em 1999. Acompanhe ao vivo a #CPIdaCovid
Cascavel disse que foi deputado pelo antigo PPS (hoje Cidadania). No entanto, no pleito de 1998, quando elegeu-se para a Câmara, era filiado ao extinto PPB. A sigla era a mesma que Bolsonaro integrava na época. Cascavel transferiu-se para o PPS apenas no ano seguinte, em 1999.
"Vim pensando em ficar 10 dias. Depois, fui convidado pelo ministro Teich. Fiquei ali naqueles 4 dias, não estava em lugar nenhum no Ministério", diz Cascavel.

O empresário foi nomeado depois de ter liderado reuniões como representante do Ministério da Saúde.
Airton Cascavel, que foi assessor do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse aos senadores que é preciso ver “as coisas boas também” que foram feitas pelas Forças Armadas, em Manaus, e citou o transporte de pacientes para outros estados.
Segundo a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), Cascavel esteve quatro vezes em Manaus dentro de um mês, antes do colapso sanitário de janeiro de 2021. Pelo menos 20 pessoas morreram por falta de oxigênio na capital amazonense.
“A política ideológica do Ernesto Araújo [ex-ministro das Relações Exteriores] não permitiu que aviões pousassem na Venezuela, 2h de Manaus, e voltassem. Enquanto isso, as pessoas morriam por falta de oxigênio”, afirmou Omar Aziz (PSD-AM).
Segundo Cascavel, a solução do governo federal foi enviar nove caminhões a Manaus com oxigênio. No caminho, enfrentaram atoleiros na BR-319.
Cascavel diz que a ajuda promovida por artistas para financiar o transporte de oxigênio a Manaus foi “mais midiática”. “Não foram só os caminhões, foram várias ações em vários modais. (...) A questão dos atores foi mais midiática.”

Acompanhe a CPI no BdF: bdf.sh/t/g2v20
“Ontem a CPI recebeu a notícia de que a Polícia Federal vai instaurar um inquérito contra a CPI por suposto vazamento de notícias sigilosas”, afirmou o senador @randolfeap (Rede-AP).
“Ontem à noite, o senhor presidente da República divulgou abertamente um inquérito sigiloso. Aproveito para perguntar ao senhor Anderson Torres, ministro da Justiça, a que horas será anunciada a abertura de inquérito contra o presidente ?”, questionou o vice-presidente da CPI.
“Não iniciei nenhuma atividade de maneira informal”, afirmou Cascavel, que atuou durante meses como assessor no Ministério da Saúde. Ele estava entre as figuras da pasta desde a gestão do ex-ministro Teich, mas só foi nomeado para o cargo em junho de 2020, na gestão Pazuello.
"A vacina é o único caminho para salvar vidas. Por que o governo não investiu nisso? Por que não tomamos providências com a vacina? Por que não investimos em informação para a população?", questionou o senador Eduardo Braga na sessão da CPI da Covid.
#DestaqueDaCPI | O vice-presidente da CPI da Covid fala em aparelhamento da PF, ao citar inquérito aberto contra a CPI, sob suspeita de vazamento de dados sigilosos.

Acompanhe no Brasil de Fato: bdf.sh/t/g2v20
CPI da Covid entra em pausa de 30 minutos.
Airton Cascavel afirma que politização da vacina foi o motivo que emperrou as tratativas para aquisição de imunizantes contra a covid-19. Ele não diz, no entanto, quem foram os responsáveis por tal politização.
“O senhor estava no âmbito do Ministério da Saúde, recebia prefeitos, governadores, senadores, sem função pública designada. Existe um crime, um tipo penal para isso”, afirma Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sobre o crime de usurpação da função pública.
“O senhor viu que era picaretagem, mas Roberto Dias sentou com Dominguetti”, destacou @elizianegama. Dias se encontrou com Dominguetti, em 25/02. Na ocasião, Dias teria pedido propina de US$ 1 por dose da vacina AstraZeneca e Dominguetti teria oferecido 400 milhões de doses.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Brasil de Fato

Brasil de Fato Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @brasildefato

5 Aug
Após manifestação do TSE, o ministro Alexandre de Moraes incluiu o presidente Bolsonaro no inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral.

Em decisão que atende o pedido do TSE, Alexandre de Moraes lista 11 possíveis crimes cometidos pelo presidente. #SigaoFio ⤵️🧶
Os 11 possíveis crimes de Jair Bolsonaro:

1 - Calúnia
2 - Difamação
3 - Injúria
4 - Incitação ao crime
5 - Apologia ao crime ou criminoso
7 - Denunciação caluniosa
8 - Tentar mudar a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito através de violência ⤵️🧶
9 - Realização de propaganda de processos violentos ou ilegais
10 - Incitar à subversão da ordem política ou social ⤵️🧶

brasildefato.com.br/2021/08/04/stf…
Read 4 tweets
4 Aug
🔴🎥 AO VIVO I CPI da Covid ouve coronel Marcelo Blanco, envolvido no suposto esquema de propina
#CPIdaCovid I Segundo Roberto Dias e Dominguetti, o militar estava presente no suposto pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina. brasildefato.com.br/2021/08/04/ao-…
#CPIdaCovid I O tenente-coronel Marcelo Blanco afirma que o seu único objetivo ao orientar Luiz Paulo Dominguetti e Cristiano Carvalho, representantes da Davati Medical Supply, foi o desenvolvimento do possível oferecimento de vacinas a grupos privados no Brasil.
Read 40 tweets
3 Aug
🔴 AO VIVO I CPI da Covid ouve Reverendo Amilton de Paula Image
CPI da Covid mira suspeita de corrupção na compra de vacinas ao ouvir revendo Amilton. Reverendo Amilton de Paula teria articulado a negociação das vacinas AstraZeneca e Janssen com o Ministério da Saúde brasildefato.com.br/2021/08/03/ao-… via @redebrasilatual
Reverendo Amilton Gomes de Paula chega ao Senado Federal para depor na #CPIdaCovid - Pedro França/Agência Senado #AoVivo Image
Read 56 tweets
20 Jun
#ForaBolsonaro pelo mundo

O sábado #19J foi dia de manifestações contra Jair Bolsonaro em todo o Brasil e também no exterior. Imagens de Londres, no Reino Unido. #19JForaBolsonaro

Fotos: Democracy for Brasil/ Comite de Lutas em Londres
De acordo com os organizadores, 17 países tiveram atos pedindo o impeachment do presidente. #ForaBolsonaro #19JForaBolsonaro #19J

Fotos:
Japão: Diogo Eiji Yoshid
Reino Unido: Brazil Matters
Viena, Áustria: Laura Seidl
Berlim, Alemanha: Andre Henrique
Nos Estados Unidos, houve atos contra Jair Bolsonaro em diversas cidades. Fotos da Union Square, em Nova York, e de Los Angeles. #ForaBolsonaro #19JForaBolsonaro #19J

Nova York, EUA: @naluromano
Los Angeles: divulgação
Read 4 tweets
18 Jun
#Urgente | Indígenas do Levante Pela Terra fazem ato em frente ao STF.

O acampamento já dura 12 dias e entre as principais reivindicações está a demarcação de terras indígenas e a retirada do PL 490 de pauta.

#Imagens Nayá Tawane
Indígenas promovem o Levante pela Terra, mobilização de mais de 35 povos contrários a retirada de direitos. #Imagens Nayá Tawane
Durante o ato, o Cacique Raoni denuncia violência do atual governo contra os povos originários.

"Não estamos aqui para atacar o Supremo, ams para defender a vida e os direitos dos povos originários", afirmou o líder indígena. #Imagens Nayá Tawane
Read 4 tweets
17 Jun
A América do Sul continua sendo a região mais afetada pela pandemia, com a maior taxa de mortalidade por covid-19 durante o mês de junho: uma média de 2.207 mortos a cada milhão de habitantes, de acordo com o site Our World in Data.
A região reúne cerca de 8% da população mundial e 1/3 do total de óbitos por covid-19 do globo.
Desde o início da pandemia, 1,16 milhão de pessoas morreram pela doença no continente americano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Somente na última semana houve 1,1 milhão de novos casos e 31 mil novas mortes.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(