O relatório do IPCC, publicado hoje, é um calhamaço de 3 mil páginas daquele difíceis de ler inteirinho sem ajuda dos universitários. Mas deixo aqui razões pelas quais você deveria derramar algumas lágrimas hoje pensando no seu futuro (ou de seus amigos, filhos e parentes)
Segundo o relatório, feito por mais de 200 autores de 66 países, nos próximos vinte anos todos nós vamos ver geleiras desaparecerem nos Andes, no Himalaia e no Kilimanjaro. Ainda em nosso tempo de vida, é provável que veremos o mar do Ártico totalmente sem gelo!
Um redução de 20% de chuvas no Brasil, afetando principalmente o Cerrado e a parte leste da Amazônia. É um cenário de aumento no preço dos alimentos, fora incêndios florestais de grande escala.
Eventos extremos como ondas de calor, chuvas torrenciais e furacões serão cada mais frequentes. Para ser mais preciso: 3 vezes mais frequentes(!), exigindo adaptações nas cidades (principalmente costeiras) e políticas sociais que ajudem os mais pobres a aguentarem o tranco
Cada uma das últimas quatro décadas foram mais quentes que as anteriores. A temperatura nunca foi tão alta em relação aos últimos 6500 anos, ainda que provavelmente seja a mais alta nos últimos 100 mil anos. Infelizmente, até 2050 (pelo menos) a temperatura continuará subindo.
Isso significa que lá para 2050 quando a minha geração estiver na terceira idade, vamos estar todos sofrendo com ondas de calor devastadoras. Algumas cidades costeiras estarão desaparecendo e as florestas tropicais, como a Amazônia, queimando.
PS: Eu e minha companheira, que trabalhamos dia e noite com questões ambientais, ficamos deprê em ver que o desastre pode se instalar nas nossas vidas. Nos perguntamos, para onde vamos fugir para não morrermos velhinhos nas ondas da calor?!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Estou vendo alguns tweets em que os apoiadores de Bolsonaro levantam dúvidas sobre a pertinência de uma acusação contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional. Perguntam quais são as evidências de que o presidente incita o genocídio de povos indígenas. Aqui uma lista, minions
De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, o número de invasões de Terras Indígenas em 2019 é o maior dos últimos três anos piaui.folha.uol.com.br/sob-bolsonaro-…
Segundo os dados mais recentes do desmatamento, divulgados pelo próprio governo, o aumento das derrubadas dentro das terras indígenas foi de 74% g1.globo.com/natureza/notic…
It is comforting to see how the world has quickly mobilized to TRY to stop the rampage against the Amazon rainforest. A lot of emails are coming of people from all over offering to volunteer and donate. If you want to help, this is my list of NGOs doing good work in the Amazon