🚨 Preso nesta sexta-feira, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, é um contumaz propagador de desinformação. Confira algumas das informações falsas que o ex-deputado já disseminou nas redes e foram desmentidas por Aos Fatos.
⚖️ Em janeiro deste ano, Jefferson afirmou que é por causa do Supremo que o Brasil tem hoje 33 partidos e que o tribunal impediu o presidente Bolsonaro de agir para conter a pandemia, o que não é verdade. aosfatos.org/noticias/rober…
❌ Em julho de 2020, o político insinuou que um ministro do STF teria cometido crime de pedofilia. Na mesma época, publicações afirmavam que a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) teria descoberto o caso. Tudo FALSO. aosfatos.org/noticias/e-fal…
👨⚖️ A prisão do político foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes dentro de inquérito que investiga ataques à democracia. Ainda em julho de 2020, o Radar Aos Fatos mostrou que o ministro já era alvo de ataques de Jefferson. aosfatos.org/noticias/autor…
🦠 No Twitter, Jefferson também impulsionou desinformação sobre a pandemia, inclusive com discurso antivacina, conforme mostrou o Radar Aos Fatos em julho de 2020. aosfatos.org/noticias/defen…
💉 Antes disso, o ex-deputado já havia espalhado nas redes que o governador de São Paulo, João Doria, teria fechado acordo para a produção de vacinas contra a Covid-19 com a chinesa Sinovac ainda em 2019. Era FALSO. aosfatos.org/noticias/e-fal…
👮 Em abril, Jefferson ajudou a disseminar que a Polícia Militar da Bahia teria deixado de atuar na fiscalização do comércio da capital, ignorando restrições impostas pelo governo estadual para o combate à pandemia. Era FALSO. aosfatos.org/noticias/e-fal…
🗣️ Ataques ao STF e desinformação sobre o vírus também andaram juntos no discurso de Jefferson: Em janeiro, matéria do Radar Aos Fatos mostrava o impacto de tweet do político que responsabilizava a corte e isentava Bolsonaro pela condução da pandemia. aosfatos.org/noticias/bolso…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
NO AR. Bolsonaristas reagem à derrota do voto impresso com desinformação sobre Barroso e acusações de fraude aosfatos.org/noticias/bolso…
📡 Dados colhidos pelo monitor do Radar Aos Fatos mostram que, horas após a derrota do voto impresso na Câmara, apoiadores do governo recorreram a desinformação para ampliar ataques contra o presidente do @TSEjusbr, Luís Roberto Barroso, e estimular acusações de fraude.
🔎 O algoritmo do Radar acompanhou em tempo real como conteúdos de baixa qualidade se espalharam em Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp após a análise da PEC (proposta de emenda à Constituição) 135/2019. Conheça a metodologia no link. aosfatos.org/metodologia-ra…
❌ A foto, na verdade, é de 2019 e foi tirada durante as celebrações dos 70 anos da fundação da República Popular da China em Pequim. aosfatos.org/noticias/foto-…
Um vídeo de 2018, gravado em Bela Vista (MS) também foi tirado de contexto e falsamente atribuído nas redes sociais ao desfile militar que aconteceu em Brasília nesta terça-feira (10). aosfatos.org/noticias/video…
NO AR. Bolsonaro promete provas de fraude, mas apresenta alegações já desmentidas sobre as urnas eletrônicas aosfatos.org/noticias/bolso…
🗳️ Em live nas redes sociais nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro citou suposto indício de fraude nas urnas eletrônicas durante a eleição de 2018.
❌ A declaração é FALSA porque a denúncia mencionada pelo presidente foi desmentida ainda durante as eleições de 2018. O TRE-MG analisou as imagens e concluiu que se tratava de uma montagem, conforme mostra vídeo.
🚨 Em live nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro usou peças de desinformação que circulam nas redes e já foram checadas por Aos Fatos para levantar desconfiança sobre o funcionamento das urnas eletrônicas.
🗳️ Um dos vídeos exibidos trata-se de montagem que circulou nas eleições de 2018. A peça de desinformação alegava que uma urna teria sido fraudada para que, ao digitar o número 1 na votação para presidente, mostrasse a foto de Fernando Haddad. aosfatos.org/noticias/nao-e…
❌ Em 2018, uma análise técnica do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) apontou que o vídeo apresentava indícios de manipulação e edição. O @TSEjusbr também confirmou que o material é falso. Na época, o vídeo foi compartilhado pelo hoje senador Flávio Bolsonaro.
⚠️ O presidente Jair Bolsonaro já afirmou mais de 90 vezes que o STF delegou as ações de combate à pandemia unicamente a governadores e prefeitos. O que é FALSO. O dado é do nosso contador de declarações do presidente. aosfatos.org/todas-as-decla…
⚖️ O @STF_oficial decidiu que o governo federal não poderia invadir competências de prefeitos e governadores. Isso não quer dizer que Bolsonaro foi afastado do combate à pandemia: medidas de abrangência nacional são de responsabilidade da União.
😷 Cabe ao governo federal, por exemplo, as medidas sanitárias relativas a fronteiras e estradas, além da coordenação de ações nacionais de medidas de contenção da pandemia, como a vacinação.
NO AR. Vídeo que mostra chuva de granizo não é recente nem foi gravado em Campo Mourão aosfatos.org/noticias/video…
❄️ O registro circula pelo menos desde dezembro de 2018 na internet e já foi atribuído às cidades baianas de Porto Seguro e São Gabriel, além de Orizona (GO) e Mauriti (CE).
🌨️ Além disso, não houve chuva de granizo na terça-feira (27) no Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). aosfatos.org/noticias/video…