Sobre a situação do povo Warao que está no estado do Piauí.
Segue o fio 👇🏽

No dia 22/07, quando mal nos recuperamos da morte do pequeno Euclides Mendoza falecido em decorrência de uma infecção alimentar, cobramos as autoridades sobre o falecimento de mais uma criança Warao
Cheito Mendonza Warao, de quase 2 anos, filho de Saleni Mendonza Warao e Fidel Ramirez Warao, internado há mais um mês no Hospital de Urgência de Teresina-HUT, faleceu no último dia 22 de Julho em decorrência de múltiplas causas.
Em contato, no último dia 17/07, com uma enfermeira do HUT, fomos informados de que a criança chegou dia 08/06, apresentando um quadro de desnutrição grave e desidratação, o que resultou em uma baixa de consciência e problemas respiratórios desencadeando uma encefalite viral
De imediato, a criança já foi internada na UTI, após vários procedimentos apresentou uma melhora que ocasionou a saída da UTI, no dia 22 de Junho, porém, seguia traqueostomizado devido a paralisia cerebral.
Cabe ressaltar, que durante esse processo de internação, os pais não podiam ser acompanhantes do filho, nem podiam receber ligações. A coordenação do abrigo, em momento algum preocupou-se em prestar assistência aos pais da criança, negando informação sobre a situação da criança.
Destacamos que os Warao ainda possuem dificuldade em se comunicar e compreender o português. Nem tão pouco foi explicado a Saleni e Fidel o que de fato aconteceu com Cheito.
I – Ao entrar em contato com a enfermeira do HUT foi uma tentativa de entender o quadro da criança e explicar para os pais que não conseguiam compreender o que era repassado pelos médicos.
Compreendendo a fragilidade ao qual os Warao estão sendo submetidos diariamente, agora cabe a nós questionarmos a SEMCASPI quantas vidas a mais serão necessárias para que sejam tomadas providências emergenciais nos abrigos?
Hoje a realidade é de crianças, idosos e adultos em estado de vulnerabilidade sem atendimento médico e o suporte da medicação, bem como, uma redução substancial e gradativa na entrega de alimentos e materiais de higiene.
Além da falta de estrutura e de projetos que ajudem os Warao a se estabelecerem de maneira digna na cidade, porque o que temos visto é um processo de desumanização da instituição responsável pelos abrigos.
Isso para não falar da falta de estrutura e de projetos que ajudem os Warao a se estabelecerem de maneira digna na cidade, porque o que temos visto é um processo de desumanização da instituição responsável pelos abrigos.
II – A tutela extrema da SEMCASPI impede a ida dos indígenas para rua em busca de dinheiro para comprarem medicação e alimentação que é mal fornecida, porém, os mantém sem as condições mínimas e necessárias para uma vida, no mínimo, digna.
Exigimos da SEMCASPI uma assistência social íntegra e respeitosa para com as famílias Warao. Para além da identidade étnica, os Warao também são seres humanos, não inferiorizem suas vidas!
Em memória de Euclides Warao, de Cheito Warao e todos os Warao que foram vítimas do descaso e do processo colonial-capitalista que apaga e silencia corpos indígenas! Que os encantados os recebam na marada da jurema!
#Warao
#AjudemOsWarao
#PiauiIndigena
#MPF
#SEMCASPI
#SASC

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with @piaui.indigena

@piaui.indigena Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(