SÉRGIO REIS NA MIRA DA PF 🚨
Cantor é alvo, junto a outros investigados, de operação da Polícia Federal, que cumpre mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segue o fio para entender a história.
Dois dias antes de se alvo da PF, o ex-deputado federal e cantor Sérgio Reis atacou o STF e disse que não tinha medo de ser preso porque “não era frouxo”. As declarações foram dadas ao #JornalOGlobo.
A entrevista aconteceu dias depois de um vídeo gravado por ele viralizar, na semana passada. No vídeo, Sérgio Reis aparece convocando caminhoneiros para realizarem paralisações antes do feriado de 7 de setembro em todo o Brasil para pressionar o STF.
Além do vídeo, no último domingo, foi divulgado um áudio em que o cantor afirmar estar organizando uma manifestação para dar um “ultimato” ao Senado para aprovar o voto impresso e “tirar todos os ministros do STF”. “Não é um pedido, é uma ordem”, diz Sérgio Reis na gravação.
Na entrevista, o cantor se dizia arrependido da repercussão do vídeo, mas voltou a defender manifestações contra o STF.
No sábado anterior, o presidente Jair Bolsonaro havia usado suas redes sociais para prometer que iria ingressar com um pedido de impeachment contra os ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, com quem vem se desentendendo nos últimos meses.
Ao autorizar o cumprimento dos mandatos nesta sexta-feira, o ministro do STF Alexandre de Moraes afirmou que os investigados pretendem abusar "dos direitos de reunião, greve e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições".
Na decisão, que atende a um pedido da PGR, Moraes determina que os investigados fiquem impedidos de circular até um quilômetro de distância da Praça dos Três Poderes, onde o grupo planejava realizar protestos contra o STF no dia 7 de setembro.
🔍'ABIN PARALELA'🔍| O que diz a PF sobre dossiês contra o STF, fake news e blindagem de Flávio Bolsonaro.
Confira neste fio tudo o que precisa saber para entender essa história ⬇️
Segundo a PF, uma estrutura paralela funcionou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo passado, produzindo dossiês ilegais e notícias falsas. O esquema teria sido coordenado pelo então diretor-geral do órgão, Alexandre Ramagem. x.gd/wnLxK
Um dos braços da atuação ilegal foi a tentativa, segundo a PF, de blindar Flávio Bolsonaro na investigação que apurou um suposto esquema de rachadinha quando ele era deputado estadual no Rio — a investigação foi posteriormente arquivada pela Justiça. x.gd/bfrtH
BOLSA FAMÍLIA | O principal programa de transferência de renda do país elevou em 38% ganho dos mais pobres. O rendimento médio no Brasil cresceu 11,5% em 2023, mas salto na base da pirâmide foi bem maior.
No fio, confira mais os dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira.
Considerando só os ganhos do trabalho, porém, houve aumento na concentração de renda do país. Veja mais: .abre.ai/jwEz
O Índice de Gini – um dos principais indicadores de concentração, que vai de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, mais desigual é o país – de todos os rendimentos ficou em 0,518 ano passado, exatamente o mesmo valor de 2022.
Por que beneficiários do Bolsa Família têm risco 41% menor de ter Aids?
Estudo da Fiocruz analisou quase 23 milhões de brasileiros e encontrou ainda uma mortalidade 39% inferior pela síndrome.
Entenda no fio 🧶
Beneficiários do Programa Bolsa Família têm um risco 41% menor de desenvolver a síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e 39% menor de morrer pela doença. + glo.bo/3V4oT0R
É o que mostra um novo estudo liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia, em parceria com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos. +
Denúncia de adulterações em livros psicografados de Chico Xavier divide comunidade espírita
Responsável pelas reedições, Federação Espírita Brasileira garante que obras receberam apenas atualizações. E críticos defendem a incineração dos exemplares.
Entenda o caso no fio🧶
Segundo Chico Xavier, "Nosso Lar" é o lugar para onde vão os bons espíritos, após a morte. O nome não é conhecido apenas entre os seguidores da religião, mas é o título do maior best-seller que psicografou, além do sucesso nas telas do cinema. + glo.bo/49w72nT
Modificações
Porém a obra está no centro de um acalorado debate. Um grupo de amigos e estudiosos garante que uma pesquisa identificou adulterações em 117 livros reeditados pela Federação Espírita Brasileira. + glo.bo/3AjK9oN
Homem, branco, formado: Pesquisa mostra perfil dos apoiadores de Bolsonaro em ato na Av. Paulista
Grupo de pesquisadores da USP identificou maioria de renda média e média-alta, e baixa participação de jovens na manifestação.
Siga o fio e confira o perfil deles 🧶
Cerca de 185 mil apoiadores de Jair Bolsonaro estiveram neste domingo na Av. Paulista para um ato convocado pelo ex-presidente. O cálculo é do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. glo.bo/42QzYEB
A maioria dos manifestantes era composta por homens (62%), brancos (65%) e com ensino superior (67%), segundo levantamento conduzido pelos pesquisadores do grupo, coordenado pelos professores Pablo Ortellado e Márcio Moretto Ribeiro.
CALABRESO, SAPOPEMBO, LADYGAGO, CACROLÂNDIO.. CONHEÇA OUTROS APELIDOS CRIADOS POR TONINHO TORNADO
Sucesso na internet, humorista voltou a viralizar após ser citado por Davi em discussão com Lucas Henrique e MC Bin Laden, no BBB 24.
Siga o fio e confira outros apelidos 🧶
Quem é Toninho Tornado
"Calma, Marílio Mendonço!" Foi assim, usando apelidos inusitados, que Toninho Tornado viralizou nas redes sociais. O humorista mineiro, radicado em São Paulo, começou na televisão em pegadinhas da Rede TV, como o "Te Peguei" e o programa do João Kleber. +
E na noite desta quarta-feira, foi parar no BBB 24. Davi, no meio de uma discussão com Lucas Henrique, soltou um dos bordões mais famosos de Toninho: "Calma, calabreso". + glo.bo/3w64mya