O que sabemos sobre os atos bolsonaristas do 7 de setembro
A uma semana do feriado da Independência, é alta a tensão sobre o que pode acontecer nos atos marcados em todo o país após falas golpistas do presidente Jair Bolsonaro e a ameaça autoritária que isso traz; siga o fio 👇
Apesar do apoio de eleitores e personalidades bolsonaristas, a escalada autoritária de Bolsonaro não encontrou caminho livre para seguir e enfrentou duras perdas, como a resistência a André Mendonça, indicado do presidente ao STF www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Mendonça não foi sabatinado pelo Senado e não há perspectiva de que o seja tão cedo. A medida, uma retaliação às ameaças antidemocráticas de Bolsonaro, isolou Kassio Nunes Marques, único aliado do governo no Supremo www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Não para por aí. Após ameaçar impedir a eleição presidencial de 2022 caso a proposta de voto impresso não fosse aprovada, Bolsonaro subiu o tom e pediu formalmente o impeachment de Alexandre de Moraes, ministro do STF www1.folha.uol.com.br/poder/2021/07/…
Bolsonaro ignorou os apelos de seus aliados e formalizou, no dia 20 de agosto, o pedido de impeachment de Moraes no Senado www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
A tensão entre Bolsonaro e Moraes chegou ao limite após o ministro do Supremo decidir acatar a notícia-crime do TSE e investigar o presidente por suposto vazamento de dados sigilosos de inquérito da PF sobre invasão hacker à corte eleitoral em 2018 www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Bastava uma faísca para que Bolsonaro tomasse medidas efetivas contra Moraes. E então Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, foi preso por ordem do ministro do STF. O chefe do executivo anunciou que pediria o impeachment de Moraes www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
Essa foi a primeira vez na história brasileira que um presidente da República pediu o impeachment de um ministro do STF. Bolsonaro apostou alto, mas perdeu. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o pedido de impedimento www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Desde Sérgio Reis, os atos vêm sendo convocados com pautas golpistas, a favor do fechamento do Congresso e do STF. O presidente tem incentivado essas manifestações. www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
Sérgio Reis foi alvo de investigação após afirmar que estava organizando manifestação com movimento dos caminhoneiros e agricultores a favor de Bolsonaro e da destituição do STF www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
Com a proximidade do feriado da independência e a disputa de atos pró e contra Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo. O governador paulista João Doria tomou uma decisão dura: proibiu atos contrários ao presidente em 7 de setembro www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
A medida é fruto da dificuldade que Doria e outros governadores encontraram ao se deparar com manifestações populares golpistas. Proibir ou tolerar? Não há consenso: www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
O governador paulista, porém, foi desautorizado pela Justiça, que liberou que o ato da oposição contra o governo Bolsonaro seja realizado no Anhangabaú, enquanto apoiadores do presidente fazem manifestação na Av. Paulista; entenda: www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Os impasses são muitos. Em São Paulo e no Distrito Federal, por exemplo, policiais demonstraram interesse em comparecer nos atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Em São Paulo, a situação levou o governador João Doria a afastar do cargo um coronel da PM por indisciplina após o agente convocar outros policiais para que participassem de atos pró-Bolsonaro no dia 7 de setembro www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
No DF, o Ministério Público quer saber quem afirmou que policiais poderiam participar de manifestações contanto que não envolvessem o nome da corporação www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
O governador do DF, Ibaneis Rocha, afirmou que os policiais da ativa que participarem de manifestações com pautas antidemocráticas em 7 de setembro serão punidos www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
E, por falar em atos antidemocráticos, na mais recente rodada de ameaças autoritárias e golpistas, Bolsonaro chegou a falar em brasileiros terem fuzis durante motociata em meio a crises institucionais www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
Apesar de bravatas, Bolsonaro amansou discurso ao ver aliados serem alvo de investigações por suspeita de promoverem atos antidemocráticos; em entrevista a rádio, buscou esvaziar raiz golpista do 7 de Setembro dizendo que pauta será liberdade de expressão bit.ly/3t0HZEW
Nesta segunda (30), Bolsonaro sofreu nova derrota. A PGR denunciou Roberto Jefferson, aliado do presidente, sob acusação de incitação ao crime. Jefferson está preso desde o dia 13 de agosto www1.folha.uol.com.br/poder/2021/08/…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Local em que presidente Jair Bolsonaro morou com ex-mulher no Rio de Janeiro aparece em registros de quatro supostos "funcionários fantasmas" do vereador Carlos Bolsonaro. Siga o fio e saiba mais em: bit.ly/3kd4eox
Foto: Geraldo Magela | Agência Senado
Na época em que morava no local, Jair Bolsonaro estava casado com a advogada Ana Cristina Siqueira Valle, que é investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro sob suspeita de ser a articuladora de um esquema de “rachadinha” no gabinete de Carlos bit.ly/3htmoR0
As informações do endereço dos supostos "funcionários fantasmas" fazem parte dos documentos do Ministério Público do Rio de Janeiro que levaram à quebra de sigílo bancário de Carlos, da ex-mulher do presidente e de outras 25 pessoas, além de sete empresas bit.ly/3htmoR0
Manifestantes vão às ruas pelo país em atos contra Bolsonaro neste domingo (12). Pela manhã, grupos começaram a se reunir no Rio e em Belo Horizonte.
Acompanhe a cobertura neste fio.
📸Luís Costa/Folhapress
Há atos previstos em 15 capitais, com foco especial dos mobilizadores para as que tiveram grandes multidões nas manifestações da última terça (7), que incluíram bandeiras antidemocráticas e discursos autoritários de Bolsonaro.
O principal será na av. Paulista, a partir das 14h.
Acompanhe a cobertura completa também no site da Folha
NO CALOR DO MOMENTO | Dois dias após atacar o STF com ameaças golpistas, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma nota nesta quinta (9) na qual atribui palavras "contudentes" anteriores ao "calor do momento". Listamos outros momentos em que Bolsonaro foi tomado pela emoção: 🧶
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 8.jul.2021 a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada
Jair Bolsonaro, no calor do momento em 9.jul.2021 em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada
Em 11 de setembro de 2001, não havia celulares com internet nas mãos de todos, ainda assim, milhões assistiram a dois aviões derrubarem as Torres Gêmeas, no centro comercial mais importante dos EUA. Isso foi há 20 anos. Siga o fio e leia mais em: bit.ly/3A2obDU
Na ocasião, aeronaves sequestradas se chocaram contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Atentados cuja autoria foi assumida por terroristas ligados à Al Qaeda, que tinha como porta-voz Osama bin Laden. Saiba como foi, minuto a minuto: bit.ly/3lbv7Z2
Às vésperas do maior ataque terrorista contra os EUA completar 20 anos, a Justiça americana retomará o julgamento dos réus do 11 de setembro. Cinco homens serão julgados, entre eles Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o autor intelectual dos atentados bit.ly/2VwjNOt
Exclusivo | Renan Bolsonaro abriu empresa com ajuda de lobista da Precisa Medicamentos, empresa investigada pela CPI da Covid; siga o fio👇e leia mais em bit.ly/3kHYORj
A empresa de Jair Renan Bolsonaro, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, foi aberta com a ajuda do lobista Marconny Albernaz de Faria, apontado pela CPI da Covid como um dos intermediários da Precisa Medicamentos bit.ly/3kHYORj
As informações constam de conversas entre o filho mais novo do presidente e o advogado no WhatsApp e obtidas pela @folha após quebra judicial de sigilo do lobista a pedido do Ministério Público Federal do Pará bit.ly/3kHYORj
O setor de serviços, o principal do PIB, teve avanço de 0,7%. Pela ótica da oferta, o setor responde por cerca de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro; Entenda: www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…