Quem está por trás do assalto em #Araçatuba, que deixou 3 mortos e 4 feridos? Hoje é mais difícil saber, já que insumos usados nas bombas, armas e munições são mais difíceis de ser rastreadas desde a revogação de portarias de fiscalização, em 2020 #Fio do @blangeani do @isoudapaz
As bombas usadas pelos assaltantes em #Araçatuba são parecidas com as usadas por grupos terroristas. Os explosivos são conhecidos como IED - Improvised Explosive Device, em português "artefato explosivo improvisado” (+)
Em março de 2020 foi publicada nova regulamentação prevendo que vários insumos usados nos explosivos em #Araçatuba, como emulsão, espoleta e cordéis detonantes, tivessem marcação em QR Code e dispositivos que permitissem identificação (+)
A identificação de materiais explosivos com um QR Code e outros dispositivos dificultaria a adulteração e permitiria, mesmo depois da detonação, verificar informações sobre lote e fabricante. E também obrigava fabricantes a fornecerem materiais para comparação na perícia (+)
As regras revogadas em 2020 previam também a criação de um sistema com informações atualizadas em tempo real por fabricantes, comerciantes e compradores. Assim, seria possível identificar desvios e até quem foi o último proprietário legal dos materiais usados em explosivos (+)
A portaria revogada em março de 2020 estipulava que o sistema com dados atualizados em tempo real sobre explosivos devia ser implantado até novembro daquele ano. Seria ótimo, certo? Mas o @exercitooficial revogou tudo, sem muitas explicações (+)
A decisão do @exercitooficial de revogar portarias com regras sobre rastreamento de armas, munições e explosivos - que facilitaria a identificação dos assaltantes de #Araçatuba - está sendo questionada no @STF_oficial e @TCUoficial desde novembro de 2020. Vamos aguardar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Instituto Fogo Cruzado

Instituto Fogo Cruzado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fogocruzado

24 Mar
O MPF foi à justiça contra a falta de transparência na Intervenção Federal no Rio, em 2018. Foi o ano com mais tiroteios na história do Fogo Cruzado - quase 10 mil. A Vila Kennedy, “laboratório da Intervenção” foi o bairro campeão de tiros. Segue o fio 👇
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Segundo o procurador @julioaraujo_, autor da ação, houve "omissão quanto ao dever de transparência e prestação de contas em relação a fatos ocorridos durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense".
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti… #FogoCruzadoRJ
No período de intervenção, o Fogo Cruzado registrou 2.069 tiroteios na Baixada Fluminense, o que equivale a 24% do total registrado no Grande Rio (8.613). 411 (20%) dos tiroteios tiveram a presença de agentes de segurança. Os tiroteios deixaram 726 baleados - 477 deles morreram.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(