Bastidores. A reportagem que fiz com ajuda da @JulianaCastro_0 sobre os funcionários fantasmas do gabinete de Carlos Bolsonaro começou com uma fonte, insone, em 2019, mandando msgs de madrugada. Isso depois de meses de uma tentativa frustrada de contato em 2018. Sem resposta. (+)
Li a mensagem de manhã e conversei horas a fio com a fonte. Comecei a catar os nomes dos funcionários fantasmas. Aí descobri que muita coisa não era pública. Propus um projeto ao jornal O Globo de levantamento geral dos gabinetes da família. 6 bravos colegas foram adicionados (+)
Começamos a montar o que seria o especial sobre os 102 funcionários com laços familiares nos gabinetes da família Bolsonaro. No meio, eu e @JulianaCastro_0 decidimos fazer uma história específica sobre Carlos Bolsonaro, até pela importância do vereador para o pai
O esquema inteiro não era organizado por Fabrício Queiroz. Era isso que me relatavam as fontes. Aí era preciso contar a história de Ana Cristina Valle, chefe de gabinete de Carlos e madrasta na época. Destacamos um grupo de nomes
E passamos pouco mais de uma semana na biblioteca da Câmara de Vereadores LENDO diários oficiais de 18 ANOS para achar nomeações e exonerações de 2001 a 2018 no gabinete dele. A Câmara não oferecia os dados, então fomos buscar. Achamos. Depois viajamos a Resende e Juiz de Fora.
Mais 2 semanas de apuração. @JulianaCastro_0 flagrou uma funcionária fantasma que admitiu que nunca trabalhou. Eu achei Ana Cristina em Resende. Achamos 7 casos. Fechamos. Mas seguimos trabalhando no especial dos 102. Achamos mais funcionários fantasmas. (+)
A história de uma babá e a mãe dela em Nova Iguaçu. Vários anos nomeadas. A aposentada Diva Martins admitiu pra mim que nunca trabalhou para Carlos Bolsonaro. Em Santa Cruz, achamos uma família inteira. Duas pessoas tinham sido apontadas pela Folha, mas descobrimos + envolvidos.
Quem quiser pode ver tudo no info.
infograficos.oglobo.globo.com/politica/os-la…
E ganhamos o prêmio da Relatoria para a Liberdade de Expressão da CIDH da OEA em novembro de 2019 por esse trabalho. Além de mim e Castro, trabalharam @rayandersong, @PedroCapetti, @bepemello, @JoaoSaconi, @coutomarlen. Meus queridos boys💜a
Acabou? Não. Ano passado, investiguei patrimônio da Ana Cristina e Bolsonaro com @Chicotavio. Tbm descobrimos que esses funcionários estavam sendo chamados pra depor mas iam no gabinete do Carlos Bolsonaro antes de depor. Pq será? O vereador nunca respondeu. Nem os investigados.
Descobrimos que Ana Cristina comprou 14 imóveis, dos quais 5 com dinheiro vivo no tempo do relacionamento com Bolsonaro. Recentemente ela foi morar numa mansão de 3 milhões em Brasília.
Também consegui e divulguei os áudios da Andrea Siqueira Valle, irmã da Ana Cristina, admitindo que devolvia 90% do salário e que um irmão dela foi exonerado por Bolsonaro do Gabi por não devolver o dinheiro do salário.
Acabou agora? Não. Essa história conta a vida do presidente Jair Bolsonaro. Ela nunca vai acabar. Cenas dos próximos capítulos...enquanto isso escuta o podcast A vida secreta de Jair. Vai entender tudo.
Note que é muita apuração própria. Investigação com base à documentação pública. Não é vazamento de dados de investigação oficial. Dá trabalho, leva tempo. Precisa é deveria ser valorizado. Jornalismo investigativo, pra mim, é isso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Juliana Dal Piva

Juliana Dal Piva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @julianadalpiva

9 Sep
1. Atendendo a pedidos, figurinhas de todos os homens e mulheres envolvidos nos esquemas 💰 dos gabinetes da família Bolsonaro. Tudo explicadinho pra ninguém se perder. Os personagens de "A vida secreta de Jair".
2. Rogéria Bolsonaro
3. Flávio Bolsonaro
Read 18 tweets
7 Sep
1. Ao reouvir o discurso de Ulysses Guimarães, lembrei que foi há 2 meses que o advogado de Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, me ameaçou e chamou de "inimiga da pátria e do Brasil" por publicar um podcast com denúncias sobre o envolvimento de Bolsonaro num esquema criminoso. (+)
2. Até hj, Bolsonaro não explicou porque sua ex-cunhada Andrea disse que ele demitiu um irmão dela justificando que André "nunca devolvia o dinheiro certo que tinha que devolver". Nem sua relação com o colega de Aman, Guilherme Hudson, ou porque Andrea devolvia 90% do salário
3. Antes, já não tinha explicado os 89 mil em cheques depositados por Queiroz para Michelle. Mas ameaçou de porrada um repórter que perguntou do assunto. O presidente tbm não contou a origem do dinheiro vivo para a compra de 5 imóveis com Ana Cristina e um apto de Rogéria
Read 6 tweets
9 Jul
Há pouco Wassef, adv do presidente Bolsonaro, enviou uma msg para esta colunista: "Faça lá o que você faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema político que você tanto ama faria com você. Lá na China você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo"
A mensagem na íntegra esta aqui. Fiz e farei meu trabalho com a mesma correção e responsabilidade que sempre o fiz e em prol do interesse público. Mensagens como essa não me intimidam. As consequências disso serão encaradas no foro competente.

noticias.uol.com.br/colunas/julian…
Aos amigos, aviso que estou bem. Muito bem cuidada pela família e por uma série de pessoas queridas que está apoiando nesse momento. Obrigada!
Read 4 tweets
9 Jun
Em outubro, o presidente @jairbolsonaro reclamou do preço da vacina, disse que não seria obrigatória e ainda apostou na ideia da imunidade de rebanho: "Sabemos que muita gente contraiu (covid-19) e nem sabe que contraiu, já está imunizado".

O vídeo 👇 (+) noticias.uol.com.br/colunas/julian…
A reclamação no preço da vacina parece uma referência ao valor proposto pela Pfizer. O ex-ministro Pazuello falou na CPI que era "caro" o valor de 10 dólares. O presidente fez a mesma referência.
Outro ponto é a menção de Bolsonaro a Mandetta. No vídeo, ele admite que cobrou do ex-ministro a ampliação do uso de cloroquina e que isso foi um ponto de atrito. Na CPI, Pazuello tentou preservar o presidente negando que tenha feito o protocolo por pressão de Bolsonaro.
Read 4 tweets
5 Apr
Vamos falar da situação da Covid-19 em Chapecó?
A cidade foi de 123 mortos, de março de 2020 até janeiro deste ano, para 537 de janeiro até 5 de abril.

O número de mortes só esse ano é + do que o triplo do ano passado inteiro.

Eis o boletim de casos em 1/1/2021.
Pois o último boletim, com data desta segunda 5/4/2021, registra o resultado desde então.

537 MORTES
193 INTERNADAS
129 NA UTI

Morreram mais 414 pessoas entre janeiro e o início de abril.
O que é que foi que aconteceu nesse período? Como é que o vírus se espalhou mais? A partir de 7 de janeiro bares e restaurantes passaram a funcionar sem limite de horário. Casamentos, aniversários e formaturas também foram liberados

g1.globo.com/sc/santa-catar…
Read 5 tweets
15 Mar
Anatomia da Rachadinha

Tavam com saudades de novidades no caso? Pois temos várias pra vocês neste especial. Trabalho duríssimo de investigação meu e do time @amanda_rossi, @pessoagabi e @flaviovmcosta

A reunião do material por aqui e mais 👇

noticias.uol.com.br/reportagens-es…
1- Ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle, ficou com R$ 54 mil de uma conta que pertencia a uma assessora do presidente, no período em que ele era deputado na Câmara.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
2-Ex-chefe de gabinete de Flávio, Mariana Mota, pagava de sua conta os alugueis de Leo Indio. Ele é primo de Flávio, Carlos e Eduardo. Ao mesmo tempo, ele sacava praticamente todo o salário no período em que era funcionário da Alerj.
noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(