Pesadelo burocrático no Consulado de Genebra: levar todos os documentos pedidos no email de agendamento on-line @govpt para registro de nascimento e uma vez no consulado sermos mandados embora porque falta um documento que não estava incluído na lista. “A culpa não é nossa”.
Já conhecendo como funciona a coisa, tinha ligado várias vezes antes para confirmar quais os documentos necessários, nunca ninguém atendeu. Enviei um email 3 dias antes, nunca ninguém respondeu.
Trazia comigo (apesar de não pedido) o certificado de família suíço que inclui todos os dados que estariam também no documento não listado que queriam. “Não serve porque não é o papel certo”.
Peço livro de reclamações à sra que não tinha nome de família: “Não há livro de reclamações, tem de enviar on-line”. Peço à recepcionista para onde enviar reclamação, ela fica trapalhada e não sabe o que fazer, há livro mas não há, vai perguntar ao superior, o Sr. Porfírio.
Quando volta é interceptada em surdina por outra colega “não dês o email do Cônsul ou cai para aqui, dá o do Porfírio”. “Já falei com o Porfírio, ele disse para ver com a Edite (sra q me atendeu e mandou embora) se ela podia dar um jeitinho”. Visivelmente não quis dar o jeitinho.
Começa aqui uma saga surrealista para saber onde deixar escrito que o email de agendamento contém um lapso na lista de documentos pedidos e tem de ser corrigido para o bem dos futuros utentes. “Percebo, compreendo, tem razão, pois”, mas email nada.
Peço à recepcionista para pelo menos me dizer o nome do Cônsul para facilitar, que eu depois procuro como contactar. “Não sei se posso”. Explico que o Consulado é um serviço público e que isso é informação pública q ela tem de dar (e q não têm de ter medo do feedback dos utentes)
A rapariga não sabe o que fazer, liga ao Sr. Pórfiro para ele vir por favor. O Sr. Porfírio lá vem, mostro-lhe o email, está muito admirado, não sabia desse lapso, tenho toda a razão devia enviar um email ao Cônsul para eles corrigirem isso, ninguém lhe deu o email? Eu dou!
Agradeço e pergunto por que razão não aceitam o certificado de família suíço para fazer registo de nascimento dado ser esse o documento que aqui faz fé. “Não contém os dados todos”. Só depois de ir embora comparo os dados e tem TODOS os que constariam do tal documento não listado
Ps: antes de sair pergunto se a presença de ambos os pais é mesmo obrigatória da próxima vez visto que o q eles querem é simplesmente transcrever um documento, perde-se um dia de trabalho. Sim, é. FYI um suíço nascido em Portugal faz transcrição de acto de nascimento por correio.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh