Pesadelo burocrático no Consulado de Genebra: levar todos os documentos pedidos no email de agendamento on-line @govpt para registro de nascimento e uma vez no consulado sermos mandados embora porque falta um documento que não estava incluído na lista. “A culpa não é nossa”.
Já conhecendo como funciona a coisa, tinha ligado várias vezes antes para confirmar quais os documentos necessários, nunca ninguém atendeu. Enviei um email 3 dias antes, nunca ninguém respondeu.
Trazia comigo (apesar de não pedido) o certificado de família suíço que inclui todos os dados que estariam também no documento não listado que queriam. “Não serve porque não é o papel certo”.
Peço livro de reclamações à sra que não tinha nome de família: “Não há livro de reclamações, tem de enviar on-line”. Peço à recepcionista para onde enviar reclamação, ela fica trapalhada e não sabe o que fazer, há livro mas não há, vai perguntar ao superior, o Sr. Porfírio.
Quando volta é interceptada em surdina por outra colega “não dês o email do Cônsul ou cai para aqui, dá o do Porfírio”. “Já falei com o Porfírio, ele disse para ver com a Edite (sra q me atendeu e mandou embora) se ela podia dar um jeitinho”. Visivelmente não quis dar o jeitinho.
Começa aqui uma saga surrealista para saber onde deixar escrito que o email de agendamento contém um lapso na lista de documentos pedidos e tem de ser corrigido para o bem dos futuros utentes. “Percebo, compreendo, tem razão, pois”, mas email nada.
Peço à recepcionista para pelo menos me dizer o nome do Cônsul para facilitar, que eu depois procuro como contactar. “Não sei se posso”. Explico que o Consulado é um serviço público e que isso é informação pública q ela tem de dar (e q não têm de ter medo do feedback dos utentes)
A rapariga não sabe o que fazer, liga ao Sr. Pórfiro para ele vir por favor. O Sr. Porfírio lá vem, mostro-lhe o email, está muito admirado, não sabia desse lapso, tenho toda a razão devia enviar um email ao Cônsul para eles corrigirem isso, ninguém lhe deu o email? Eu dou!
Agradeço e pergunto por que razão não aceitam o certificado de família suíço para fazer registo de nascimento dado ser esse o documento que aqui faz fé. “Não contém os dados todos”. Só depois de ir embora comparo os dados e tem TODOS os que constariam do tal documento não listado
Ps: antes de sair pergunto se a presença de ambos os pais é mesmo obrigatória da próxima vez visto que o q eles querem é simplesmente transcrever um documento, perde-se um dia de trabalho. Sim, é. FYI um suíço nascido em Portugal faz transcrição de acto de nascimento por correio.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Elisabete Joaquim

Elisabete Joaquim Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(