Pq o kiwi tem um ovo tão grande? Existe alguma vantagem em ter esse ovo enorme? Vem conferir mais essa peculiar nesta thread.
O kiwi é uma ave peculiar, ele não voa, é noturno e suas penas se parecem mais com pelos e ele tem as narinas na ponta do seu bico. Mas o q mais chama atenção é seu ovo enorme.
Embora o maior ovo de uma ave seja o de um avestruz, porém ele representa apenas 2% de sua massa corporal. Já o ovo do kiwi ocupa cerca de 20% do corpo da mãe. A tal ponto q dois dias antes a fêmea para de alimentar.
A teoria mais antiga q busca explicar esse tão grande em um ave pequena, seria de q o ovo era um resquício evolutivo de quando os kiwis eram aves grandes. Na época acredita-se q a ave de parentesco mais próximo era o extinto gigante Moa.
O moa chegava a medir 3.6 metros de altura e podia pesar até 230Kg. Acontece q antes dos humanos chegarem na Nova Zelândia, os kiwis não tinham predadores q os obrigassem a reduzir o tamanho de seus ovos e como não era algo ruim, eles teriam se mantido.
Porém novos estudos mostraram que o parente mais próximo dos Moa não eram os kiwis como se pensava antes. Era o pequeno tinamous, q habita as Américas, q tbm é pequeno e voa, além de possuir ovos muito bonitos e isso põe em cheque a teoria anterior
Para produzir um ovo tão grande, a fêmea do kiwi deve comer três vezes mais do que o normal.
O ovo cresce para ocupar 15-20% de sua massa corporal e sua barriga de "grávida" se projeta tanto que toca o solo.
A fêmea tem que andar com as pernas bem afastadas para acomodá-lo. Às vezes, a fêmea molha a barriga em água fria para aliviar a pele inflamada e esticada e, temporariamente, aliviar o peso.
A fêmea do kiwi é uma das 1% de aves do planeta com dois ovários funcionais . O restante possui apenas um ovário funcional
Mas nem tudo é ruim em se ter um ovão desses. A maioria dos ovos de pássaros tem 35-40% de gema, mas o ovo do kiwi tem 65% de gema.
A gema nutritiva produz filhotes de kiwi que eclodem totalmente emplumados e independentes, e é tão enorme que continua a sustentá-los durante a primeira semana de vida.
A maioria das espécie coloca um único ovo por ninhada. Apenas o kiwi marrom bota dois ovos, em casos raros pode chegar a 3 ovos. E quem choca os ovos são os machos, as fêmeas vão embora.
Os ovos de kiwi têm uma casca muito fina e são muito frágeis.
Isso, junto com a gema muito rica e a longa incubação em uma toca subterrânea úmida e quente, torna os ovos de kiwi muito suscetíveis à infecção.
Outra curiosidade é que os ovos possuem uma alta concentração de compostos antimicrobianos, eles possuem níveis recordes de uma proteína chamada ovoinibitor, que protege contra os fungos.
Uma grande ameaça aos kiwis são os arminhos. Eles foram introduzidos na Nova Zelândia como forma de controlar os coelhos q saíram de controle. E atualmente são um dos maiores predadores dos kiwis, junto dos cães domésticos
Os kiwis são aves lentas e q não tinham nenhum predador terrestres q as ameaçasse. E os Zoológicos da Nova Zelândia realizam uma operação chamada de Nest Eggs, q retira os ovos dos ninhos e coloca em chocadeiras, isso faz as fêmeas botarem mais e os filhotes são reintroduzidos
Se quiser entender mais da evolução do ovo do kiwi, as vantagens q esse ovo grande dá, como os embriões de aves respiram e a importância da gema, entender o processo do filhote do kiwi pra sair do ovo e a incubação, vem conferir neste vídeo
Vc sabia q os ipês tbm são comestíveis? Que a casca dos ipês é medicinal e vem sendo estudada especialmente no tratamento de câncer de mama? Qual a relação da família imperial japonesa com os ipês?
Nós já falamos antes sobre as variedades dos ipês:
A casca ipê roxo,Tabebuia impetiginosa, é muito usada como fitomedicamento. A casca interna da árvore é usada especialmente p/ tratar várias condições como infecções bacterianas e fúngicas, febre, sífilis, malária, tripanossomíase, bem como estômago e distúrbios da bexiga.
A descoberta deste gene desbanca a hipótese mais antiga. Que dizia q a permanência da lactase teria se originado nas regiões de Alta latitude do globo, visto que nessas regiões a falta de incidência de luz solar exigiria q as pessoas obtivessem vitamina D por outras fontes
Beber leite é um habito incomum em muitas regiões do globo. E isso reflete sua alta intolerância a lactose, em vermelho no mapa. Por exemplo, o leste asiático tem uma alta intolerância a lactose e não possui o costume de beber leite fresco até recentemente.
O sul africano tbm possui alta intolerância a lactose. Já a Europa é uma das regiões com maior tolerância e tbm a q mais consome leite no mundo. Na região das Américas, os povos originários possuem uma tolerância mediana a lactose.
Beber leite depois de adulto é algo estranho, nenhum outro animal faz isso. Existe alguma vantagem nisso? Quando nós passamos a consumir leite? Vem conferir mais sobre nossa história com o leite.
O leite contém um tipo de açúcar chamado lactose, que é diferente dos açúcares encontrados nas frutas e outros alimentos doces. Quando somos bebês, nossos corpos produzem uma enzima especial chamada lactase que nos permite digerir a lactose no leite de nossas mães.
Porém muitas pessoas param de produzir lactase depois dessa faze. Sem lactase, não podemos digerir adequadamente a lactose no leite. Como resultado, se um adulto bebe muito leite, pode ter gases, cólicas dolorosas e até diarreia.
Por que algumas fêmeas praticam o infanticídio? Existiria alguma razão evolutiva por trás deste comportamento? Sabia que os esquilos praticam o infanticídio? Existe algum benefício para a fêmea que pratica o ato infanticída? Vem conferir nesta thread
Primeiro precisamos entender q as razões q levam uma fêmea a matar o filhote de outra fêmea são diferente das de um macho. As arenas de competição possuem características próprias
O infanticídio praticado por fêmeas ocorre onde a proximidade de filhotes ameaça diretamente o sucesso reprodutivo da infanticida. Limitando o acesso a recursos críticos para seus filhotes dependentes, incluindo comida, abrigos, assistência ou posição social.
Assim, eu achei a maior decepção do curso. Achei a disciplina horrível, terrível, uma vergonha! Peguei trauma.
Pra mim foi a pior disciplina da grade inteira. Só não foi pior pq as aulas práticas compensavam razoavelmente de ver as peças.
E essa disciplina tinha como pré-requesito, evolução, as 4 zoologia de vertebrados e invertebrados, sistemáticas e geologia geral. Foi uma versão condensada de todas, mas muuuuito mal abordada. Tinha dia q o professor chegava na sala, não abria a boca, nem virava pra gente,
e só escrevia no quadro. Aí do nada ele virava e falava q a aula acabou. E era isso a aula teórica.