✨Divulgação Científica (DC) e Ensino de Ciências (EC) são a mesma coisa?✨
Apesar da resposta parecer simples, existem vários pequenos detalhes (e outros nem tão pequenos assim) que aproximam e afastam estas duas áreas!

Se esse assunto te interessa, segue o fio!
+ Duas meninas desenhadas A da direita, superior, tem um cader
Já de saída é importante situar que não! Não se trata da mesma coisa.
Divulgação científica é do campo da COMUNICAÇÃO
Ensino de ciências (ou educação em ciências) é do campo da EDUCAÇÃO.
E há profissionais e formações distintas para cada um deles! De modo geral, temos que:
+ A imagem contém um infográfico. Na parte de cima "Div
Claro que "pessoas não acadêmicas", no caso da DC, pode querer dizer "pessoas fora da nossa área".
Quer dizer: se eu, por exemplo, estiver lendo materiais de engenharia, física, letras pode ser DC para mim! Enquanto para estes profissionais, ler biologia pode ser DC também!
+
Mas o que é, afinal Divulgação Científica?
Não existe só um conceito e existem diferentes modos de pensar a própria DC e como se faz divulgação. Então eu trouxe um pouco de como tenho pensado e debatido a DC no meu cotidiano! Um infográfico conduzindo noções sobre Divulgação cientInfográfico contendo o conceito de divulgação > Tornar de
E Ensino em Ciências?
Tomando como ação escolarizada, trata-se de uma atividade institucional, realizada a partir de estratégias didáticas para um público específico, ao longo de um tempo determinado.
Profissão com formação em licenciaturas de ciências (inclui bio/quim/fis)
+ Infográfico contendo informações sobre o Ensino de Ciênc
Em resumo, há algumas diferenças sim entre as duas áreas!
Mesmo que tenhamos como objetivo que 'pessoas sem formação acadêmica' ou 'pessoas fora da minha área' compreendam o que é e como se faz ciência, isso se dá com estratégias e objetivos diferentes!
+ Um resumo das imagens anteriores em duas colunas, a primeira
✨Mas será que tem como trabalhar estas áreas conjuntamente?✨

🗣️Claro que sim, né! hehehe

Abaixo tem algumas sugestões com pesquisas que apontam possibilidades (os links estarão ao final)
Claro que são apenas 4 exemplos e nem tem como dar conta disso em um tweet né gentes...
+ imagem com um texto no centro escrito: mas tem como trabalhaa imagem contém prints de tela com exemplos de trabalhos de
E aqui, antes de mandar os links dos estudos, um jabazinho:
gostou? Compartilha, salva, espalha por aí :-p

Este material foi baseado no livro
Bessa, E, Franca, C e Arnt, A. (2015) Divulgação científica e redação para professores. Editora Ideias. cutt.ly/DCeredacao
+ imagem com todas as citações, elas estão detalhadas nos pdesenho de uma menina fazendo sinal de ok com a mão, piscan
Estudos citados:
Coutinho-Silva, R, et al. Interação museu de ciências-universidade: contribuições para o ensino não-formal de ciências. cutt.ly/AEQm6ol

Lima, GS e Giordan, M (2017) Propósitos da Divulgação Científica no planejamento de ensino.
cutt.ly/XEQQyrR
+
Santos, PRC et al (2021) Coleção Didática Zoológica: DC e auxílio para o ensino e aprendizagem de ciências.
cutt.ly/NEQQuRv

Carvalho, FB (2020) A Divulgação Científica a partir de HQ para o ensino de ciências no 6º ano.
cutt.ly/rEQQpm2
+
Quer mais conteúdos sobre este tema?
Segue o blog do PEmCie
blogs.unicamp.br/pemcie

Segue também o blog do CEDiCiências
blogs.unicamp.br/cediciencias
@threadreaderapp compile please

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with notas não aleatórias #TodosPelasVacinas

notas não aleatórias #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ntsnaleatorias

27 Sep
✨Quais máscaras são as mais adequadas para o dia a dia?✨
Tem se falado muito sobre máscaras e transmissão, ainda nos dias de hoje. E ainda chega MUITA pergunta para nós, especialmente para quem está retomando atividades profissionais em espaços FECHADOS.

Então segue o fio!
Primeiro é bom lembrar que a análise de qual máscara usar também se relaciona à compreensão de como se transmite a COVID-19!
Como o @ea_sato é maravilhoso na nossa vida, escreveu este texto explicando a diferença entre Fomites, Gotículas e Aerossóis
+
blogs.unicamp.br/covid-19/trans…
Neste texto, há também a relação entre estas partículas e a permanência (e interação) delas no AR. E isto é importante para entendermos sobre a relação de estarmos em um ambiente fechado com ou sem VENTILAÇÃO - algo que temos batido bastante na tecla nos últimos meses!
Read 16 tweets
16 Sep
Ontem teve o #VacinaNoGrau campanha para a vacinação para adolescentes.
1h depois de iniciada a campanha do @tdspelasvacinas o MS lança a braba dizendo "não vacinem".
Não por nossa campanha (kkk) mas pq era a data de início do cronograma de vacinação de adolescentes do PNI
+
Será que foi tudo precipitado e ONTEM o Queiroga se deu conta e publicou a nota?

Pois bem, a @mellziland publicou o anúncio do estudo da Pfizer em março:
Fio fundamental, leiam...
Esse fio deu origem ao texto que lançamos ontem, para a campanha,

Além dos dados já anunciados, falamos sobre o PNI em si e de alguns documentos oficiais, vamos olhar?
+
blogs.unicamp.br/covid-19/vacin…
Read 13 tweets
16 Sep
O que está acontecendo hoje me parece o caso em que nosso mandatário do executivo falou "olha a matéria para os jornais amanhã" e liberou o país de usar máscara.
Baseado em quê? Ideias da cabeça.
Quais ideias?
Fica aí o questionamento

O que isso tem a ver com a NI de ontem?
+
Tem a ver por ser ontem a data que o cronograma oficial da vacinação de jovens teria início.
Ao lançar uma nota com "equívoco de interpretação", o faz sem diálogo com outras instâncias responsáveis pela questão das vacinas: Anvisa, CONASS, por exemplo.
+
A lei para incluir adolescentes na vacinação de covid é de julho de 2021, já com ordem de prioridade. Estava programada para iniciar ontem. Há municípios que já estavam vacinando (o que não era um problema).
Então pq agora o MS decide lançar, às 21h do dia 15, uma NI como esta?
+
Read 10 tweets
14 Sep
Com a retomada de serviços de forma generalizada, a pergunta "qual teste é recomendado" para diagnóstico ou para monitoramento e rastreio em caso de COVID-19 voltou à tona
Mesmo após 18 meses, esta dúvida é recorrente e hoje falamos sobre isso!
blogs.unicamp.br/covid-19/teste…

+ Uma mulher e um homem, com ...
Falamos sobre os principais testes: PCR, Sorológico, teste rápido de anticorpo e teste rápido de antígeno.
O teste ouro para diagnóstico segue o PCR (RT-qPCR), desde o início da pandemia.
Inclusive, há um texto antigo explicando com detalhes:

blogs.unicamp.br/covid-19/diagn…
O teste sorológico foi muito utilizado ao longo do ano passado e não é o mais indicado para diagnóstico *no momento em que estamos com sintomas*.
Mas são outros dois "testes" que vem aparecendo bastante nas perguntas do dia a dia!
O teste rápido de anticorpo e de antígeno
+
Read 11 tweets
12 Sep
Hoje o @leonardomed pediu exemplos de vacinômetros aos seguidores, para que elaboremos um material juntos.
Recebemos + de 90 cidades. Cada uma estruturada de um jeito diferente do outro, a maioria com informações importantes faltando para se entender como está a cidade.
+
Eu estou tentando organizar algo para mostrar a partir da ideia de "cobertura vacinal", tomando-a como "% da população TOTAL com esquema completo" e como em alguns informes/boletins não há como saber isso.
Pode ser que não seja a ideia dos municípios também, claro.
+
Neste caso, não é um problema de comunicação 'dos municípios', mas de como pareceria interessante a informação chegar nas pessoas, na perspectiva de compreender se a população está ou não com uma boa cobertura vacinal - ou seja, é um ponto de vista que eu considero relevante.
+
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(