✨Divulgação Científica (DC) e Ensino de Ciências (EC) são a mesma coisa?✨
Apesar da resposta parecer simples, existem vários pequenos detalhes (e outros nem tão pequenos assim) que aproximam e afastam estas duas áreas!
Se esse assunto te interessa, segue o fio!
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Já de saída é importante situar que não! Não se trata da mesma coisa.
Divulgação científica é do campo da COMUNICAÇÃO
Ensino de ciências (ou educação em ciências) é do campo da EDUCAÇÃO.
E há profissionais e formações distintas para cada um deles! De modo geral, temos que:
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Claro que "pessoas não acadêmicas", no caso da DC, pode querer dizer "pessoas fora da nossa área".
Quer dizer: se eu, por exemplo, estiver lendo materiais de engenharia, física, letras pode ser DC para mim! Enquanto para estes profissionais, ler biologia pode ser DC também!
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Mas o que é, afinal Divulgação Científica?
Não existe só um conceito e existem diferentes modos de pensar a própria DC e como se faz divulgação. Então eu trouxe um pouco de como tenho pensado e debatido a DC no meu cotidiano!
E Ensino em Ciências?
Tomando como ação escolarizada, trata-se de uma atividade institucional, realizada a partir de estratégias didáticas para um público específico, ao longo de um tempo determinado.
Profissão com formação em licenciaturas de ciências (inclui bio/quim/fis)
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Em resumo, há algumas diferenças sim entre as duas áreas!
Mesmo que tenhamos como objetivo que 'pessoas sem formação acadêmica' ou 'pessoas fora da minha área' compreendam o que é e como se faz ciência, isso se dá com estratégias e objetivos diferentes!
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✨Mas será que tem como trabalhar estas áreas conjuntamente?✨
🗣️Claro que sim, né! hehehe
Abaixo tem algumas sugestões com pesquisas que apontam possibilidades (os links estarão ao final)
Claro que são apenas 4 exemplos e nem tem como dar conta disso em um tweet né gentes...
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E aqui, antes de mandar os links dos estudos, um jabazinho:
gostou? Compartilha, salva, espalha por aí :-p
Este material foi baseado no livro
Bessa, E, Franca, C e Arnt, A. (2015) Divulgação científica e redação para professores. Editora Ideias. cutt.ly/DCeredacao
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Estudos citados:
Coutinho-Silva, R, et al. Interação museu de ciências-universidade: contribuições para o ensino não-formal de ciências. cutt.ly/AEQm6ol
Lima, GS e Giordan, M (2017) Propósitos da Divulgação Científica no planejamento de ensino. cutt.ly/XEQQyrR
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Santos, PRC et al (2021) Coleção Didática Zoológica: DC e auxílio para o ensino e aprendizagem de ciências. cutt.ly/NEQQuRv
Carvalho, FB (2020) A Divulgação Científica a partir de HQ para o ensino de ciências no 6º ano. cutt.ly/rEQQpm2
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✨Quais máscaras são as mais adequadas para o dia a dia?✨
Tem se falado muito sobre máscaras e transmissão, ainda nos dias de hoje. E ainda chega MUITA pergunta para nós, especialmente para quem está retomando atividades profissionais em espaços FECHADOS.
Então segue o fio!
Primeiro é bom lembrar que a análise de qual máscara usar também se relaciona à compreensão de como se transmite a COVID-19!
Como o @ea_sato é maravilhoso na nossa vida, escreveu este texto explicando a diferença entre Fomites, Gotículas e Aerossóis
+ blogs.unicamp.br/covid-19/trans…
Neste texto, há também a relação entre estas partículas e a permanência (e interação) delas no AR. E isto é importante para entendermos sobre a relação de estarmos em um ambiente fechado com ou sem VENTILAÇÃO - algo que temos batido bastante na tecla nos últimos meses!
Ontem teve o #VacinaNoGrau campanha para a vacinação para adolescentes.
1h depois de iniciada a campanha do @tdspelasvacinas o MS lança a braba dizendo "não vacinem".
Não por nossa campanha (kkk) mas pq era a data de início do cronograma de vacinação de adolescentes do PNI
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Será que foi tudo precipitado e ONTEM o Queiroga se deu conta e publicou a nota?
Pois bem, a @mellziland publicou o anúncio do estudo da Pfizer em março:
Fio fundamental, leiam...
O que está acontecendo hoje me parece o caso em que nosso mandatário do executivo falou "olha a matéria para os jornais amanhã" e liberou o país de usar máscara.
Baseado em quê? Ideias da cabeça.
Quais ideias?
Fica aí o questionamento
O que isso tem a ver com a NI de ontem?
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Tem a ver por ser ontem a data que o cronograma oficial da vacinação de jovens teria início.
Ao lançar uma nota com "equívoco de interpretação", o faz sem diálogo com outras instâncias responsáveis pela questão das vacinas: Anvisa, CONASS, por exemplo.
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A lei para incluir adolescentes na vacinação de covid é de julho de 2021, já com ordem de prioridade. Estava programada para iniciar ontem. Há municípios que já estavam vacinando (o que não era um problema).
Então pq agora o MS decide lançar, às 21h do dia 15, uma NI como esta?
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Com a retomada de serviços de forma generalizada, a pergunta "qual teste é recomendado" para diagnóstico ou para monitoramento e rastreio em caso de COVID-19 voltou à tona
Mesmo após 18 meses, esta dúvida é recorrente e hoje falamos sobre isso! blogs.unicamp.br/covid-19/teste…
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Falamos sobre os principais testes: PCR, Sorológico, teste rápido de anticorpo e teste rápido de antígeno.
O teste ouro para diagnóstico segue o PCR (RT-qPCR), desde o início da pandemia.
Inclusive, há um texto antigo explicando com detalhes:
O teste sorológico foi muito utilizado ao longo do ano passado e não é o mais indicado para diagnóstico *no momento em que estamos com sintomas*.
Mas são outros dois "testes" que vem aparecendo bastante nas perguntas do dia a dia!
O teste rápido de anticorpo e de antígeno
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Hoje o @leonardomed pediu exemplos de vacinômetros aos seguidores, para que elaboremos um material juntos.
Recebemos + de 90 cidades. Cada uma estruturada de um jeito diferente do outro, a maioria com informações importantes faltando para se entender como está a cidade.
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Eu estou tentando organizar algo para mostrar a partir da ideia de "cobertura vacinal", tomando-a como "% da população TOTAL com esquema completo" e como em alguns informes/boletins não há como saber isso.
Pode ser que não seja a ideia dos municípios também, claro.
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Neste caso, não é um problema de comunicação 'dos municípios', mas de como pareceria interessante a informação chegar nas pessoas, na perspectiva de compreender se a população está ou não com uma boa cobertura vacinal - ou seja, é um ponto de vista que eu considero relevante.
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