Dizer que o 8 de Janeiro não integrava uma tentativa de golpe de Estado é apostar na nossa burrice ou falta de memória. Ambas existem, não tenho dúvidas. Mas eu tenho alguns links salvos.
Mourão já havia explicitado o plano em 2017. Mas, em 2018, durante a campanha presidencial, em sabatina na GloboNews, foi ainda mais explícito. g1.globo.com/politica/eleic…
Para se proteger, claro, ele chama tudo de 'hipóteses'. Mas expõe as condições que entendem ele e as Forças Armadas serem necessárias para engatilhar o que, admite ele, poderia ser chamado de 'autogolpe'.
"Já decidimos que além do protagonismo econômico que temos, porque representamos 70% da economia brasileira, nós queremos – que é o que nunca tivemos – protagonismo político."
"Outras regiões do Brasil, com Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos."
Desde que Júlio Ettore fez uma série de vídeos no YouTube sobre como “A Tempestade ou Livro do Dias” é um álbum em que Renato Russo basicamente publica cartas de despedidas a familiares, amigos e paixões, eu botei em minha cabeça que “João Roberto” é o próprio Renato.
Não seria a primeira vez em que ele falaria de si próprio por um personagem que inventou. É curiosa, por exemplo, a história de que João de Santo Cristo seria o próprio Renato num triângulo amoroso com uma paixão da adolescência e um desafeto.
O álbum tem dois títulos porque Renato escolheu um, e os outros integrantes escolheram o outro. O escolhido por Renato parece fazer referência ao momento obscuro que vivia: A Tempestade.
Dez conselhos que costumo dar aos amigos na mesa do bar após a quinta dose…
É humanamente impossível lutar todas as batalhas que a vida te apresenta. É preciso perder por WO a maioria, e buscar a vitória apenas nas que farão mais diferença para você.
É preciso aprender a distância certa de cada pessoa. Com algumas, é possível até mesmo dividir uma vida. Com outras, falar só o indispensável.