🧶 Como descrever imagens para pessoas com deficiência visual 🧶
Hoje em dia todas as maiores redes sociais têm recursos que permitem que você descreva as imagens que posta.
Com essa descrição, seu conteúdo fica acessível para todos os muitos usuários com deficiência visual dessas redes. Mas o que muita gente pergunta é: Como eu faço essa descrição?
Uma audiodescrição profissional requer, naturalmente, profissionais, e um bom curso de audiodescrição toma no mínimo trinta horas-aula. Mas as descrições que você faz para seus posts pessoais podem ser feitas de maneira mais informal - mas não aleatória!
Abaixo, listamos três passos para criar uma descrição simples, concisa e acessível para suas imagens, então agora não tem mais desculpa!
1- Tipo de Imagem
É uma fotografia? Uma ilustração? Comece falando do que a imagem contém, da forma mais genérica possível. "Fotografia", "ilustração", "gráfico de linhas", "infográfico" são exemplos simples e que já começam a situar o conteúdo.
Dica: Lembre-se de informar se a imagem está em cores ou em preto-e-branco!
2- Descrição Ampla
Em uma frase só, o que tem na imagem? Não se atente ainda aos detalhes, apenas tente sintetizar, em uma frase, o que há de mais importante.
"Pôr-do-Sol na praia", "avenida cheia de pessoas", "jogadores de futebol em um campo", "selfie minha com meus irmãos" são exemplos de descrições curtas daquilo que é o mais importante em uma imagem.
Dica: Lembre de começar dizendo se a imagem é em ambiente interno ou externo e, se for externo, se está de dia ou de noite!
3- Detalhes Relevantes
Descrever todos os mínimos detalhes de uma imagem pode demorar muito e gerar uma descrição cansativa. Descreva apenas os detalhes que parecerem mais importantes, como as cores do pôr-do-Sol, o lance de futebol da foto +
as placas que as pessoas na avenida seguram ou as feições dos rostos na selfie.
Dica: A cor da pele é um fator muito importante para a representatividade de muitos grupos, então quando descrever pessoas nunca se esqueça de mencionar isso logo no começo!
Quer exemplos de descrições informais? Seguem abaixo 😎
Descrição: Fotografia colorida em ambiente interno. Um gato cinza, peludo, de olhos laranjas, deitado em um sofá.
Descrição: Fotografia colorida em ambiente interno. Eu, sentado no chão ao lado da minha cachorra. Tenho pele bege clara, cabelos castanhos e longos, barba e óculos escuros. Ela é bem grande, e tem pelos brancos, curtos, com manchas pretas.
Fotografia colorida. Meme com foto de Gretchen em cama de hospital, tirada de uma página de revista. Sobre um retângulo vermelho, a frase montada: "Fofoca contada pela metade quase mata fofoqueira".
Agora, se você quer aprender como fazer descrições profissionais não apenas de imagens estáticas, mas também de vídeos, quadrinhos, peças teatrais e outras mídias, aí o que você precisa é do nosso curso de formação de audiodescritores: imagemacessivel.com.br/curso-de-audio…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh