Vou dizer algo chocante num tema sobre o qual mudei de opinião recentemente e depois de falar com americanos, holandeses e alemães:
Pagamos poucos impostos em Portugal e pagamos nas coisas erradas.
Ao contrário do que se quer fazer crer temos uma carga fiscal bem abaixo da media da UE. 35.8% versus 41%.
Com um mínimo de profundidade na análise vemos que é comum pagar 30% ou 40% de imposto sucessório directo, versos 0% cá. Faz sentido taxar mais o trabalho e zero as heranças? Creio que não..
"Estate Tax": os holandeses além do IRS pagam uma percentagem maior ou mais baixa sobre a riquesa medida em dinheiro, acções, imóveis, etc e é frequente pagarem 10, 20, 30mil ano só porque as casas entretanto valem mais e sem que ganhem mais. Cá só pagamos adicional ao IMI..
Que no máximo é 0.7% do valor patrimonial que raramente é idêntico ao valor real dos imóveis. Falando de IMI os council taxes lá fora são centenas ou milhares. Por mês.. cá uma casa de 200k paga-se 600/ano. Nada comparado com lá fora.
Segurança Social: Na Alemanha pagam menos 30% mas têm direito a 48% do ultimo salário.. nós quase 100%. No reino unido pagam 14.5% e têm direito à state pension de.. 500£..
Em Portugal ao contrario dos países liberais os pobres pagam zero ou quase zero de IRS e onde pagam imposto é no combustivel e no IVA. Quando se reformam tem reforma completa e lá.. só se tiverem feito ppr. (Inglaterra por exemplo) muitos imigrantes estao a por 0 para a reforma.
Por fim, sugiro algo simples que nos aproxime dos países avançados: inflação anual dos escalões em 3%, taxar heranças em 10% e abater isso isso no IRS de todos e taxar fortunas (+de 1 milhão) em 1% ao ano.
Por fim 2: Outro motivo para a nossa carga fiscal ser como é termos uma SS cara (34.75%) que nos dá 89% do salário liquido no final de carreira vs 62% na OCDE, 48% na Alemanha e apenas 137£/semana no RU onde o pension scheme é a parte e as empresas pagam apenas uma miséria: 1-3%.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh