Copa Além da Copa Profile picture
Oct 13, 2021 13 tweets 5 min read Read on X
A seleção do Iraque ontem se envolveu numa briga com os próprios torcedores, após empatar em 2 a 2 com os Emirados Árabes Unidos, pelas Eliminatórias da Copa 2022.

Para entender as razões da briga, precisamos mergulhar no futebol iraquiano. Vamos de fio.
O resultado de ontem não foi 100% terrível pro Iraque, que segue vivo na briga por uma vaga ao menos pra repescagem asiática. Os 2 primeiros do grupo se classificam direto pra Copa, e o 3º vai a uma disputa com o 3º do outro grupo. Quem ganhar, vai pra repescagem intercontinental Tabela mostra o Grupo A das Eliminatórias Asiáticas, que t
Porém, os torcedores estão muito insatisfeitos com o futebol apresentado. O Iraque ontem perdia o jogo até os 30 do 2º tempo e virou aos 44’.

Mas não conseguiu segurar a vantagem e tomou um gol de empate dos EAU aos 48’.

A performance ruim está ligada à xenofobia. Shahin Abdulrahman, dos Emirados Árabes Unidos, vestido com
Há anos, jogadores da diáspora iraquiana, ou seja, que atuam fora do país, são discriminados por outros atletas da seleção e até por dirigentes.

Enquanto seleções do mundo todo se fortalecem com jogadores imigrantes que possam atuar pelos seus países, o Iraque vai na contramão. Jogadores da seleção iraquiana posam para foto com os dois
Um exemplo disso é Amir Al-Ammari, meia que nasceu e joga na Suécia, mas é filho de pais iraquianos.

Com apenas 18 minutos em campo ontem contra os Emirados Árabes, mudou a partida e permitiu a virada do Iraque.

Mas costuma ter poucas chances porque não é “iraquiano de verdade” Amir Al-Ammari, nascido na Suécia e descendente de iraquian
Esse problema existe há pelo menos uma década, quando Nadhim Shaker, ex-craque iraniano, treinou a seleção principal do país e a seleção sub-23. À época, ele afirmou que os “mughtarabeen”, os expatriados iraquianos, não eram tão bons quanto os Ibn Al-Malha, os “filhos da pátria”. Nadhim Shaker, um senhor gordinho e com um bigode preto gros
Claro que, do ponto de vista esportivo, isso não faz sentido. A liga iraquiana infelizmente não tem como competir em formação de talentos com ligas da Europa, mesmo as mais periféricas, como a sueca.

Mas essa mentalidade se instalou na federação do Iraque desde então. Jogadores da seleção do Iraque se abraçam após marcarem
Os iraquianos que vêm de fora são vistos como mais “mimados”, portanto, jogadores inferiores aos que vivem no país, que sofreram na pele as consequências das guerras, das sanções internacionais e dos bombardeios que marcaram a vida do Iraque nas últimas décadas. Soldado americano é fotografado ao lado de uma estátua de
Então, dos 11 que entraram em campo contra os Emirados Árabes Unidos como titulares, apenas 2 jogadores não atuam no Iraque. É uma das seleções mais “caseiras” da Ásia nesse sentido. Mesmo no banco, só havia 3 expatriados. E não é como se faltasse material humano fora do Iraque. Imagem oficial da confederação asiática mostra Ammir Al-A
O curioso é que, no maior título da história do país, a Copa da Ásia de 2007, o Iraque era celebrado como “o time da união”, já que era uma seleção que contava com jogadores xiitas, sunitas e curdos trabalhando juntos, justamente num momento em que o país estava tão dividido. Em imagem após a final da Copa da Ásia de 2007, a seleçã
O jogo de ontem foi em Dubai. Estima-se que há cerca de 150 mil iraquianos vivendo nos Emirados Árabes, e os xingamentos da torcida após a partida foram o gatilho pra briga com os jogadores. Muitos acusam os Ibn Al-Malha de não tocarem a bola pros mughtarabeen quando jogam juntos Imagem do ônibus da seleção do Iraque parado na saída do
Por isso, Hassanin Mubarak, jornalista esportivo especializado em futebol iraquiano, já disse que até Messi teria dificuldades de jogar na seleção do Iraque.

Segundo ele, “Messi é abençoado por ser argentino”, onde não fazem distinção entre "expatriados" e "filhos da pátria". Lionel Messi com a tradicional camisa listrada em azul e bra
O Copa Além da Copa fala de esporte, política, história, cultura e sociedade.

Não é fácil encontrar material sobre a seleção iraquiana de futebol em português, certo? Então, caso tenha gostado, considere se tornar assinante e nos ajude a produzir mais em apoia.se/copaalemdacopa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

Jun 20
Você consegue imaginar que um dia o sentimento nos Balcãs foi de união?

Foi na década de 1830 que surgiu o iugoslavismo, a noção de que os povos eslavos do sul deveriam ter uma única e independente nação.

Sérvia e Eslovênia não se enfrentariam hoje se ele não tivesse ruído. Imagem em preto-e-branco mostra a seleção da Iugoslávia dos Jogos Olímpicos de 1924.
Na época, os povos eslavos do sul tinham seus territórios divididos entre o Império Austríaco e o Império Otomano. Temiam processos de germanificação e de turquificação que aos poucos ocorriam.

O nacionalismo étnico dos eslavos do sul surgiu em resposta a esse temor. Imagem é um mapa da Europa, norte da África e Oriente próximo na década de 1830.
A literatura e a arte floresceram, houve o trabalho de criar o servo-croata, um idioma comum a todos.

Com a queda dos grandes impérios na Primeira Guerra Mundial, o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos foi proclamado em 1918. Imagem mostra uma multidão em uma rua na proclamação do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, em 1918.
Read 8 tweets
Jun 19
A UEFA abriu uma investigação contra torcedores albaneses pela exibição de "mensagens provocativas" na derrota para a Itália.

Mas a situação parece divertida para os policiais alemães: alguns foram filmados dançando com os albaneses e fazendo o sinal da águia de duas cabeças.
Não houve definição pela UEFA de quais foram as "mensagens provocativas" usadas. Também houve denúncias por arremessar objetos no campo e uso de pirotecnia.

O melhor palpite é que o cartaz com o mapa da Grande Albânia seja o causador da denúncia. Imagem mostra um cartaz pendurado em estádio na Alemanha com o mapa da Grande Albânia, à frente de vários torcedores de vermelho.
O conceito irredentista da Grande Albânia é a referência ao território que os albaneses vêem como seu.

Com maioria de muçulmanos mas sem fronteiras com o que restava do Império Otomano, os albaneses declararam sua independência em 1912. Estavam cercados por nações eslavas. Imagem mostra um monumento com um homem em um cavalo à frente de uma bandeira da Albânia e uma igreja.
Read 9 tweets
Jun 19
O provérbio "o inimigo do meu inimigo é meu amigo" nem sempre é verdadeiro, ainda mais quando o assunto é geopolítica.

Croácia e Albânia, que se enfrentam hoje pela Eurocopa, compartilham um imenso ódio à Sérvia. Mas como é a relação entre as duas nações? Imagem mostra um grupo de pessoas em uma rua segurando bandeiras da Grande Albânia e da Croácia lado a lado.
Não há fronteira compartilhada entre os Estados modernos de Croácia e Albânia: os países estão separados por Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Montenegro.

A maior parte dos croatas é católica, enquanto a maioria dos albaneses é muçulmana. Imagem é um mapa dos Balcãs mostrando as localizações de Croácia e Albânia.
Os albaneses foram convertidos ao islã sobretudo nos séculos XV e XVI, após a conquista de seu território pelo Império Otomano, quando havia impostos mais pesados para cristãos.

Muitos albaneses que recusaram a conversão fugiram para territórios próximos, como o croata. Imagem é uma representação da conquista albanesa pelo Império Otomano.
Read 10 tweets
Jun 18
Portugal e Tchéquia estreiam hoje a única sede da Eurocopa no território da antiga Alemanha Oriental: Leipzig.

O estádio local foi construído pra Copa do Mundo de 2006, quando essa também foi a única cidade da ex-nação a receber jogos.

A separação do leste tem consequências. Vista aérea da Red Bull Arena, ou Estádio de Leipzig, única sede da antiga Alemanha Oriental na Euro 2024
A reunificação da Alemanha, iniciada com a queda do Muro de Berlim em 1989 e concluída em 1991, foi liderada pelo chanceler Helmut Kohl, que prometia tornar os antigos Estados da Alemanha Oriental "paisagens floridas em que vale a pena viver e trabalhar".

Não foi o que ocorreu. Helmut Kohl, chanceler que liderou a reunificação da Alemanha, discursa diante de microfones e de bandeiras alemãs
Antigas empresas orientais foram fechadas e milhões perderam seus empregos. Em vez de "paisagens floridas", o que se viu foram "beleuchtete Wiesen", ou prados iluminados: algumas áreas comerciais criadas pra que investidores ocidentais as comprassem, mas que não foram pra frente. Ruínas industriais da antiga Alemanha Oriental: uma parede com uma porta e equipamentos velhos abandonados
Read 13 tweets
Jun 17
A 1ª grande briga de torcidas na Euro 2024 ocorreu entre ingleses e sérvios antes do jogo de domingo. Ela não incluiu albaneses, segundo a polícia local.

Mas há relatos de que os ingleses provocaram cantando "Kosovo" e até o filho do presidente da Sérvia estava na confusão. Sérvios seguram mesas e cadeiras se defendendo do ataque dos ingleses em Gelsenkirchen
A Inglaterra venceu a Sérvia por 1 a 0 em Gelsenkirchen, mas o jogo morno foi menos comentado nas redes sociais do que a pancadaria entre alguns torcedores: mesas e garrafas foram atiradas de ambos os lados.

A polícia alemã diz ter detido 7 sérvios como consequência da briga. Policial alemão sozinho em meio a torcedores se batendo. Ao fundo, uma bandeira da Sérvia pendurada
Viralizou nas redes sociais a presença, entre os torcedores, de Danilo Vučić, filho do presidente sérvio Aleksandar Vučić.

Ligado aos ultras, ele foi filmado sendo segurado pelos próprios guarda-costas, que o impediram de participar diretamente da briga.

Read 12 tweets
Jun 17
A Eurocopa traz constantes lembranças das disputas territoriais pela Europa e do quão volátil é o mapa do continente.

Em 1922, a seleção romena jogou pela primeira vez em casa. O estádio que sediou essa partida atualmente está localizado na Ucrânia, hoje rival dentro de campo. Imagem é um mapa mostrando Romênia e Ucrânia, com destaque para a região da Bucovina em laranja.
O estado moderno da Romênia surgiu em 1862, quando dois principados com maioria de romenos étnicos, a Valáquia e a Moldávia, se uniram.

Outra parte fundamental do que hoje é a Romênia, a Transilvânia, só se integraria em 1920, com a dissolução do Império Áustro-Húngaro. Imagem mostra a composição dos estados romenos em 1930.
Com 58% de romenos étnicos e cerca de 30% de ucranianos, a Bucovina, vizinha da Transilvânia, também estava sob controle do Império Áustro-Húngaro.

Sua população votou pela unificação com a Romênia ao fim da Primeira Guerra Mundial. Imagem mostra a localização da Bucovina no mapa ao final da Primeira Guerra Mundial, entre a Romênia e partes do Império Áustro-Húngaro que se desintegrava.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(