Copa Além da Copa Profile picture
Oct 13, 2021 13 tweets 5 min read Read on X
A seleção do Iraque ontem se envolveu numa briga com os próprios torcedores, após empatar em 2 a 2 com os Emirados Árabes Unidos, pelas Eliminatórias da Copa 2022.

Para entender as razões da briga, precisamos mergulhar no futebol iraquiano. Vamos de fio.
O resultado de ontem não foi 100% terrível pro Iraque, que segue vivo na briga por uma vaga ao menos pra repescagem asiática. Os 2 primeiros do grupo se classificam direto pra Copa, e o 3º vai a uma disputa com o 3º do outro grupo. Quem ganhar, vai pra repescagem intercontinental Tabela mostra o Grupo A das Eliminatórias Asiáticas, que t
Porém, os torcedores estão muito insatisfeitos com o futebol apresentado. O Iraque ontem perdia o jogo até os 30 do 2º tempo e virou aos 44’.

Mas não conseguiu segurar a vantagem e tomou um gol de empate dos EAU aos 48’.

A performance ruim está ligada à xenofobia. Shahin Abdulrahman, dos Emirados Árabes Unidos, vestido com
Há anos, jogadores da diáspora iraquiana, ou seja, que atuam fora do país, são discriminados por outros atletas da seleção e até por dirigentes.

Enquanto seleções do mundo todo se fortalecem com jogadores imigrantes que possam atuar pelos seus países, o Iraque vai na contramão. Jogadores da seleção iraquiana posam para foto com os dois
Um exemplo disso é Amir Al-Ammari, meia que nasceu e joga na Suécia, mas é filho de pais iraquianos.

Com apenas 18 minutos em campo ontem contra os Emirados Árabes, mudou a partida e permitiu a virada do Iraque.

Mas costuma ter poucas chances porque não é “iraquiano de verdade” Amir Al-Ammari, nascido na Suécia e descendente de iraquian
Esse problema existe há pelo menos uma década, quando Nadhim Shaker, ex-craque iraniano, treinou a seleção principal do país e a seleção sub-23. À época, ele afirmou que os “mughtarabeen”, os expatriados iraquianos, não eram tão bons quanto os Ibn Al-Malha, os “filhos da pátria”. Nadhim Shaker, um senhor gordinho e com um bigode preto gros
Claro que, do ponto de vista esportivo, isso não faz sentido. A liga iraquiana infelizmente não tem como competir em formação de talentos com ligas da Europa, mesmo as mais periféricas, como a sueca.

Mas essa mentalidade se instalou na federação do Iraque desde então. Jogadores da seleção do Iraque se abraçam após marcarem
Os iraquianos que vêm de fora são vistos como mais “mimados”, portanto, jogadores inferiores aos que vivem no país, que sofreram na pele as consequências das guerras, das sanções internacionais e dos bombardeios que marcaram a vida do Iraque nas últimas décadas. Soldado americano é fotografado ao lado de uma estátua de
Então, dos 11 que entraram em campo contra os Emirados Árabes Unidos como titulares, apenas 2 jogadores não atuam no Iraque. É uma das seleções mais “caseiras” da Ásia nesse sentido. Mesmo no banco, só havia 3 expatriados. E não é como se faltasse material humano fora do Iraque. Imagem oficial da confederação asiática mostra Ammir Al-A
O curioso é que, no maior título da história do país, a Copa da Ásia de 2007, o Iraque era celebrado como “o time da união”, já que era uma seleção que contava com jogadores xiitas, sunitas e curdos trabalhando juntos, justamente num momento em que o país estava tão dividido. Em imagem após a final da Copa da Ásia de 2007, a seleçã
O jogo de ontem foi em Dubai. Estima-se que há cerca de 150 mil iraquianos vivendo nos Emirados Árabes, e os xingamentos da torcida após a partida foram o gatilho pra briga com os jogadores. Muitos acusam os Ibn Al-Malha de não tocarem a bola pros mughtarabeen quando jogam juntos Imagem do ônibus da seleção do Iraque parado na saída do
Por isso, Hassanin Mubarak, jornalista esportivo especializado em futebol iraquiano, já disse que até Messi teria dificuldades de jogar na seleção do Iraque.

Segundo ele, “Messi é abençoado por ser argentino”, onde não fazem distinção entre "expatriados" e "filhos da pátria". Lionel Messi com a tradicional camisa listrada em azul e bra
O Copa Além da Copa fala de esporte, política, história, cultura e sociedade.

Não é fácil encontrar material sobre a seleção iraquiana de futebol em português, certo? Então, caso tenha gostado, considere se tornar assinante e nos ajude a produzir mais em apoia.se/copaalemdacopa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

Jun 13
Em 2006, quando a Alemanha sediou a Copa do Mundo, muito se falou sobre como os alemães deixaram de lado a vergonha pelo nacionalismo e abraçaram a seleção.

Em 2024, porém, o clima é bem diferente pra receber a Euro. Por quê?

O resultado das eleições europeias ajuda a entender. Torcedores alemães durante a Copa de 2006, com bandeiras nas mãos e pintadas no rosto e no peito
Aquele 2006 ganhou o apelido de "Sommermärchen", um "conto de fadas de verão". Esse, aliás, foi o nome de um documentário muito popular sobre a campanha da seleção na Copa em casa.

Os alemães não foram campeões, mas foi um momento em que puderam exaltar o próprio país, um tabu. Capa do DVD do filme "Deustchland - ein Sommermärchen", sobre a campanha da seleção na Copa de 2006. O atacante Lukas Podolski está em destaque na capa
Era outro momento, antes da explosão das redes sociais e da crise de 2008, dois fatores que trouxeram a extrema-direita de volta ao cenário político em muitos países - inclusive na Alemanha, apesar do passado.

Em 2014, a Alemanha foi campeã mundial pela 1ª vez como um só país. Jogadores alemães são recebidos com festa após a conquista da Copa de 2014. Todos eles estão envoltos em bandeiras alemãs diante da multidão e posam com a taça
Read 11 tweets
Jun 10
O sábado foi histórico para a seleção das Ilhas Cayman, que conquistou sua primeira vitória na história das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Mas a alegria pode durar pouco: na próxima rodada, a equipe deve perder por WO para Cuba, onde muitos de seus atletas não podem pisar. Imagem mostra quatro jogadores das Ilhas Cayman, de vermelho, se abraçando com um homem da comissão técnica, de azul.
Território ultramarino britânico, as Ilhas Cayman são conhecidos como um grande paraíso fiscal e pelas paisagens paradisíacas.

Devido à proximidade, muitos jovens vão estudar nos EUA e acabam praticando esportes nas universidades estadunidenses. Entre eles, o futebol. Imagem mostra a localização das Ilhas Cayman no mapa, entre Cuba e a América Central continental.
A seleção das Ilhas Cayman é bastante jovem e composta principalmente por estudantes.

O gol do grande triunfo de sábado, 1 a 0 sobre Antígua e Barbuda, foi marcado aos 45 do segundo tempo por Joshwa Campbell, um calouro da Universidade de Alabama em Birmingham (UAB).
Read 9 tweets
Jun 8
O Reino dos Países Baixos joga hoje contra o Reino dos Países Baixos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Confuso? Explicamos: Aruba e Curaçau, países constituíntes do Reino dos Países Baixos, se enfrentam logo mais.

E há um grande abismo futebolístico entre eles. Imagem mostra dois jogadores de linha, de azul, e um goleiro, de lilás, andando em campo com camisas de Curaçau.
Ao falamos em Países Baixos, logo pensamos no país europeu, também chamado de Holanda (nome que, na verdade, se refere a parte do território continental neerlandês).

Porém, ele é só um dos quatro constituíntes do Reino dos Países Baixos, junto com Aruba, Curaçau e São Martinho. Imagem é um diagrama explicando com bandeiras a composição do Reino dos Países Baixos.
A FIFA aceita que todos os países constituíntes do Reino dos Países Baixos sejam filiados porque eles têm autonomia na maioria dos assuntos.

Só São Martinho não é filiado à FIFA, apesar de ser à CONCACAF: inclusive, disputa competições como a Liga das Nações. Imagem mostra dois jogadores de São Martinho, de vermelho, em campo.
Read 11 tweets
Jun 4
Belarus e Lituânia fariam hoje uma importante partida pelas Eliminatórias para a Eurocopa Feminina de 2025.

Mas não haverá jogo: devido à participação bielorrussa na Guerra da Ucrânia e às crescentes tensões na fronteira entre os países, a Lituânia se recusou a entrar em campo. Imagem mostra as jogadoras da seleção da Lituânia de camisa amarela e calção verde em foto posada.
Desde a dissolução da União Soviética, os vizinhos Lituânia e Belarus seguiram caminhos distintos.

Primeira ex-república soviética a declarar sua independência, ainda em 1990, a Lituânia foi aceita pela OTAN em 2004 e fez uma rápida integração com o Ocidente. Imagem mostra uma multidão com cartazes em protesto pela independência da Lituânia em 1990.
Belarus é governado por Alexander Lukashenko desde 1994 e é a ex-república soviética mais próxima à Rússia.

Apesar dos caminhos distintos, os países, que compartilham 680 km de fronteira, se relacionavam de maneira cordial. Imagem mostra Lituânia e Belarus no mapa, com a fronteira compartilhada.
Read 11 tweets
Jun 1
Acostumado a trabalhar com estrelas, Carlo Ancelotti é o técnico com mais troféus de Champions League.

Antes de sequer sonhar com essa carreira, ele fez parte da reconciliação de outras estrelas, dois grandes cineastas italianos:

Pier Paolo Pasolini e Bernardo Bertolucci. O treinador Carlo Ancelotti olhando para algo fora do quadro no banco de reservas de uma partida
Pasolini estreou na cadeira de diretor em 1961, com o filme "Accattone - Desajuste Social", que tinha Bertolucci como assistente de direção.

Ele adotou-o como pupilo e ajudou Bertolucci a lançar, com apenas 21 anos, seu 1º longa-metragem: "A Morte", de 1962.

A amizade cresceu. Bernardo Bertolucci e Pier Paolo Pasolini lado a lado em imagem em preto e branco, tirada no Congresso do Partido Comunista Italiano de Bolonha, em 1969
Mas quando Bertolucci lançou o controverso "Último Tango em Paris", 10 anos depois, Pasolini detestou o filme e falou mal abertamente da obra na imprensa.

O pupilo levou pro pessoal e os dois pararam de se falar.

Em 1975, surgiu uma chance pra reconciliação pelo futebol. Marlon Brando e Maria Schneider em cena de "Último Tango em Paris", lançado em 1972 por Bernardo Bertolucci
Read 11 tweets
May 29
Já imaginou a glória de conquistar o título mais importante do futebol de clubes de seu país no estádio de um grande rival?

Não à toa, Atenas está completamente parada hoje: há um forte esquema de segurança para a final da Conference League, entre Olympiacos e Fiorentina. Imagem mostra os jogadores do Olympiacos lado a lado, a maioria com o uniforme vermelho e branco do clube, comemorando com o público a classificação para a final da Conference League.
Não só pela partida ter o clube mais popular da Grécia no estádio de um rival, como pelo contexto que envolve o futebol do país.

Entre dezembro e fevereiro, o público foi banido dos jogos do Campeonato Grego devido ao que foi chamado de "onda incontrolável de violência". Imagem mostra policiais em campo prendendo torcedores em partida do Campeonato Grego.
O futebol grego sempre foi muito politizado, com grupos de ultras não escondendo seus posicionamentos nas arquibancadas.

É prato cheio para isso um país que viveu ditaduras militares, golpes de estado, crises econômicas e governos de variados espectros políticos em um século. Imagem mostra três militares trajados, parte da Junta Militar que comandou ditadura militar na Grécia.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(