#CPIdaCovid Começa a sessão final da comissão, que vota o relatório que investiga os crimes cometidos na condução do enfrentamento à pandemia de covid-19 no país. O texto indica o indiciamento do presidente Bolsonaro por 9 crimes. Acompanhe por aqui 🧶⤵️
“A Presidência não é um cargo de boteco, onde você fala o que quer, tomando cerveja e comendo churrasquinho. Um presidente que fala uma coisa dessas quando a gente está implorando para a população se vacinar?”, disse Omar Aziz sobre fake news de Bolsonaro, ligando vacina a aids.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) retirou a solicitação do seu voto em separado, uma vez que o relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) absorveu as mudanças elencadas pelo parlamentar em um relatório extra. Eduardo Braga (MDB-AM) fez o mesmo.
Fabiano Contarato (Rede-ES) defendeu a plausibilidade de indiciar Bolsonaro pelo crime de genocídio e que o governo de Bolsonaro conduz uma política anti-indigenista que piorou na pandemia. Para ele, caberia ao MP avaliar se o crime contra a humanidade absorve o de genocídio.
Fabiano Contarato (Rede-ES) defendeu a plausibilidade de indiciar Bolsonaro pelo crime de genocídio e que o governo de Bolsonaro conduz uma política anti-indigenista. Para ele, caberia ao MP avaliar se o crime contra a humanidade absorve o de genocídio contra povos indígenas.
Eduardo Girão (Podemos-CE), da tropa de choque de Bolsonaro, chamou a CPI de "politiqueira", "parcial" e "omissa" e que, ao dedicar-se a temas "menos nobres", estaria tentando antecipar as eleições de 2022.
Girão também disse que conservadores sofrem "ataque à liberdade de expressão" e criticou a "agressividade" das inquirições nos depoimentos e segue insistindo no argumento negacionista de "autonomia médica" para uso do kit-covid.
Girão admite que Bolsonaro poderia ser sido “mais sensível às perdas doloridas do povo brasileiro” e que “faltou compaixão”. “Poderia também dar o exemplo a usar máscara, além de evitar aglomerações e afirmações infelizes sobre a vacina.”
Girão pede a rejeição do voto de Renan Calheiros e a aprovação integral do seu parecer, “visto que não foram cometidos crimes pelo governo federal”. O senador também pediu o indiciamento do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.
Para Girão, Gabas devia ser indiciado por organização criminosa, improbidade administrativa, fraude em licitação e corrupção passiva. Também pediu o aprofundamento das investigações por organização criminosa da Precisa Medicamentos e da Davati Medical Supply.
Além de Girão, votam em separado Marcos Rogério (DEM-RO) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), ambos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Marcos Rogério busca minimizar o papel de Bolsonaro na condução da pandemia, dizendo que o sistema de saúde no Brasil é descentralizado e que a CPI tenta "confirmar uma narrativa política, buscando atribuir ao presidente da República a responsabilidade integral da pandemia”.
Marcos Rogério destaca valores de recursos destinados a estados e municípios e menciona decisão do STF que impediram que o governo federal centralizasse decisões. A responsabilidade, então, seria dos estados e municípios, e não seria possível apontar omissão da Presidência.
Vale lembrar que, além de Bolsonaro fazer declarações anticientíficas, ao longo da pandemia o governo tentou impedir que estados e municípios estabelecessem suas próprias medidas para impedir a disseminação do vírus, especialmente a implementação de lockdown.
No momento, os senadores levantam questão de ordem sobre inscrição para leitura de voto, voto em separado e debate do conteúdo do relatório.
O voto de Marcos Rogério, portanto, vai contra o relatório de Renan Calheiros.

Em seu voto em separado, Luis Carlos Heinze (PP-RS) começa propagando uma notícia falsa. Ele afirmou que a origem do novo coronavírus é dúvida, podendo estar relacionada ao bioterrorismo.
Heinze também faz a defesa ampla de medicamentos contra a covid-19 que são comprovadamente ineficazes pela ciência. Atacando a imprensa, o senador afirmou que a CPI foi armada para falsificar fatos e que jornalistas atuam para favorecê-la.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu o indiciamento do senador Luis Carlos Heinze pela repetição reiterada de notícias falsas e pela defesa do tratamento precoce. O relator Renan Calheiros (MDB-AL) confirmou que Heinze será um dos indiciados apontados pelo relatório.
O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), solicitou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que a ordem do dia só tenha início após a votação do relatório.
Neste momento, Renan Calheiros, relator da #CPIdaCovid, lê a lista de indiciados e os crimes que estão sendo imputados a eles. Confira a lista completa: bdf.sh/t/t5aar
🔴AO VIVO | CPI da Covid vota o relatório final.

#Acompanhe: Image
"A indignação é pouco para o tamanho da dor que o povo brasileiro viveu durante a pandemia", afirmou o senador Eduardo Braga, ao salientar que a CPI escancarou o horror, em especial para o povo amazonense, com falta de oxigênio, filas de carros funerários.
Braga: "Vivemos em um país enlutado, com brasileiros sequelados e com perdas irreparáveis. E se podemos destacar o empenho desta CPI, se nada ela tivesse alcançado, a garantia da compra da vacina é em si o maior legado para o povo brasileiro".
#CPIdaCovid | "Não há dúvidas de que o senador Renan Calheiros construiu um excepcional relatório que lista, com riqueza de detalhes, tudo foi apurado por esta Comissão, sem falar na flagrante postura negacionista do governo federal", afirmou a senadora Eliziane Gama.
Ao citar @delucca, a senadora @elizianegama ressalta a importância dos internautas que enriqueceram a CPI com informações cruciais: "Parabenizo todos que contribuíram para esta Comissão".
#CPIdaCovid | "Enquanto o país sofria com milhares de mortes, o governo federal negava a vacina. Uma monstruosidade!", lamentou o senador Tasso Jereissati.
Ao destacar a contribuição da CPI no enfrentamento da crise sanitária, Tasso afirmou: "O grande resultado desta CPI foi barrar a marcha criminosa do governo".

Assista aqui:
Jorginho Mello (PL-SC), membro da tropa de choque do governo Bolsonaro, usa seu tempo na CPI para reconhecer o valor do SUS e dizer que o governo federal foi acusado injustamente por membros da Comissão.
Pausa na sessão da Comissão da Pandemia.
Vamos aproveitar a pausa da #CPIdaCovid para relembrar os melhores (piores) momentos da investigação no Senado? #SegueoFio ⤵️🧶

brasildefato.com.br/2021/10/26/a-c…
+ Funk do Renan | Quando a CPI começou, as expectativas em cima do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que faz oposição ao governo, foram grandes. Teve até funk. ⤵️🧶
#CPIdaCovid | Retomada a sessão com fala do senador Rogério Carvalho (PT-SE) parabeniza presidência, vice-presidência, relatoria, assessoria de todos os gabinetes do Senado e a parceria dos internautas para o desenrolar dos trabalhos.
"Ao mesmo tempo em que essa CPI foi capaz de denunciar esquemas de corrupção o negacionismo do governo, ela também foi capaz de acelerar o processo de vacinação", afirmou o senador Rogério Carvalho.
#CPIdaCovid | "Graças ao trabalho de todos e todas e também da imprensa conseguimos construir a verdadeira história dos mais de 605 mil que perderam suas vidas para um vírus e para o desgoverno", afirma o senador sergipano @SenadorRogerio.
"Uma grande fake news processual", classificou o senador Marcos Rogério (DEM-RO) - membro da tropa de choque do governo Bolsonaro - ao iniciar sua fala na Comissão.
"O presidente da República se esforçou diuturnamente pela propagação do vírus", afirmou o senador @Sen_Alessandro durante a sessão da CPI da Pandemia.
#CPIdaCovid | Durante sua fala na Comissão, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente da República, afirma que se existe vacina no Brasil é graças ao governo federal.

Será? Veja o link! ⤵️
brasildefato.com.br/2021/06/07/bol…
#CPIdaCovid | Acompanhe as últimas falas da CPI da Pandemia no Brasil de Fato ->
Com vídeo de declarações negacionistas de Jair Bolsonaro, senador e vice-presidente da CPI da Covid @randolfeap rebate discurso da tropa de choque do presidente: “o que motivou essa CPI não foi narrativas ou politicagem, como muito disseram aqui, foram essas declarações”. ⤵️
"A CPI conseguiu mostrar ao Brasil que é possível as minorias se tornar a maioria. Nossa obrigação aqui era salvar vidas e vencer o vírus. E esta CPI cumpriu seu papel contra o negacionismo", destaca @OmarAzizSenador em sua fala final na CPI.
"O que esse governo fazia diante da crise? Motociata e disseminação de fake news", disparou o presidente da CPI da Covid ao lembrar do comportamento do presidente Jair Bolsonaro.
#Agora | Relatório da CPI da Covid é aprovado com 7 votos a favor e 4 contra!

Veja quais senadores votaram contra:

Luis Carlos Heinze (PP/RS)
Eduardo Girão (Podemos/CE)
Marcos Rogério (DEM/RO)
Jorginho Mello (PL/SC)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Brasil de Fato

Brasil de Fato Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @brasildefato

28 Oct
28 de outubro é o Dia do Servidor Público no país - uma data para reconhecer e celebrar a importância desses trabalhadores fundamentais para a população e para o funcionamento da sociedade.
Segue aqui pra ver cinco motivos para valorizar o funcionalismo público ⤵️ Image
Você certamente já usou algum serviço público! Eles garantem o acesso à educação, saúde e segurança. ⤵️ Image
A obrigação de realizar concursos públicos para ingresso na carreira impede que políticos possam indicar quem vai trabalhar nas instituições públicas, evitando favorecimento e clientelismo. ⤵️ Image
Read 6 tweets
27 Oct
Para celebrar o Dia Nacional de Luta pela Tarifa Zero, o Movimento Passe Livre fizeram circular em São Paulo dois ônibus sem cobrança de tarifa, sem catraca e sem lotação - mas com máscaras, álcool e água disponíveis.
Confira: bdf.sh/t/l67jv
Segue 🧶⤵️ Image
"Queremos mostrar que a tarifa zero é possível", afirmou uma ativista do MPL-SP. Ela elencou municípios onde isso já é uma realidade, como Maricá (RJ) e Formosa (GO) no Brasil, Dunquerque, na França, e Hasselt, na Bélgica. 🧶⤵️
O trajeto foi do centro da capital paulista até a Cidade Tiradentes, como no projeto piloto que implementou uma linha gratuita circular entre 1990 e 1992, durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura da cidade. 🧶⤵️
Read 4 tweets
27 Oct
#CPIdaCovid | Saiba quem foi salvo e ficou de fora do relatório da CPI da Covid! #SigaoFio ⤵️🧶

Confira a reportagem completa no link 📲 bdf.sh/f/odk79 Image
+ Relatório de Renan Calheiros (MDB-AL) deixou de incluir o ministro da Economia e marqueteiros de general. Confira a lista ⤵️🧶 Image
+ A blindagem a Guedes quase foi rompida pouco antes do recesso parlamentar, em julho, após a revelação de novos casos que apontam um suposto papel do Ministério da Economia no atraso na compra de vacinas e no incentivo à imunidade de rebanho.
⤵️🧶 Image
Read 6 tweets
26 Oct
DEFESA DA CIÊNCIA em Minas Gerais!

No Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência, estudantes mineiros fazem ato, em frente à ALMG, para denunciar os cortes na educação e nas bolsas da CAPES. #capespagueasbolsaspibidrp #SOSciencia
Tem ato no Rio de Janeiro para marcar o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Ciência.

Professores e estudantes protestam na Fiocruz. Image
Em defesa da Ciência e pelo pagamentos das bolsas PIBID e RP!

Agora! Estudantes, pesquisadores e professores se juntam na frente do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovações para cobrar mais investimentos para Educação.

Fotos: @iMatheusAlves / @levantedajuventude ImageImageImageImage
Read 4 tweets
26 Oct
O TSE julga, na noite desta terça-feira (26), dois processos que tratam da cassação da chapa Bolsonaro-Mourão por disseminação massiva de fake news nas redes sociais durante o processo eleitoral de 2018. Segue o fio para entender essa história 🧶 Image
Especialistas que entendem que a disseminação de fake news é prejudicial à democracia, pois as mentiras criam uma situação de concorrência desleal. ImageImage
O pedido foi feito pela coligação “O povo feliz de novo”, que reúne as siglas PT, PCdoB e Pros. Os partidos alegam abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação:
Read 8 tweets
25 Oct
Levantamento inédito realizado por @opaulomm, do Brasil de Fato, mostra que cartões corporativos do Exército foram usados para pagar contas polpudas em churrascarias. Só no dia do impeachment de Dilma Rousseff, uma churrascaria recebeu R$ 19 mil. Segue ⤵️
@opaulomm Três militares portadores de cartões corporativos usaram verbas públicas para dividir a conta de R$ 18.644 na Churrascaria Caminho do Sul, em Itapecerica da Serra (SP), em 31 de agosto de 2016. Um deles, o então sargento Valdecir Meurer Júnior, arcou com mais de R$ 15 mil. ⤵️
@opaulomm A conta de quase R$ 19 mil paga pelos militares no impeachment de Dilma é a de maior valor entre outros 1.954 pagamentos para churrascarias com cartão corporativo a partir de 2015, conforme identificado pela reportagem de @opaulomm.
Leia: bdf.sh/t/iq7ga ⤵️
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(